Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9860
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTeixeira, Luana Correia de Melo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0705287556182420por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Luciano Denardin de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6602202569381703por
dc.date.accessioned2021-09-16T20:06:49Z-
dc.date.issued2021-06-29-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9860-
dc.description.resumoCOVID-19, uma nova doença que rapidamente se propagou pelo mundo e se transformou em uma pandemia que afetou a forma como se vive. Essa nova doença forçou a adoção do isolamento social como medida de contenção de sua propagação, levando ao fechamento de escolas e à adoção da modalidade de ensino remoto emergencial. Professores viram-se em uma nova modalidade de ensino completamente diferente do habitual e com muitos impasses, como: as desigualdades sociais, difícil acesso às tecnologias e à internet. Por este motivo esta pesquisa teve como objetivo compreender as percepções, sentimentos e implicações no fazer docente dos professores de ciências e matemática durante a pandemia de COVID-19. Esta pesquisa é qualitativa do tipo estudo de caso e teve como participantes de pesquisa professores de Ciências e Matemática da Educação Básica de todo Brasil. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados um questionário e entrevistas semiestruturadas, cujos resultados foram, posteriormente, analisados à luz do modelo teórico TPACK (Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo), pelo método da Análise Textual Discursiva. A partir da análise emergiram três categorias: (1) Percepções dos professores acerca da gestão escolar; (2) Percepções acerca do fazer docente e (3) Percepções em relação aos estudantes. Os resultados combinados dos questionários e das entrevistas evidenciam a disparidade da educação pública e da privada em questões como infraestrutura, apoio técnico ao professor, disponibilidade de capacitações e flexibilidade e agilidade na tomada de decisões. Além disso, a adoção da modalidade remota emergencial de ensino ressaltou as dificuldades de acesso e utilização das tecnologias digitais, bem como deflagrou situações danosas à saúde mental de estudantes e professores, tendo sido um importante tema de discussão ao longo da pandemia.por
dc.description.abstractCOVID-19, a disease that quickly spread worldwide, became a pandemic and deeply affected daily life. Due to the measures needed to control the virus dissemination, such as social isolation and lockdown, schools were closed and an emergency remote teaching model was adopted. Teachers faced a completely unfamiliar model with a plethora of challenges: social inequality, lack of access to technologies and inadequacy of internet connection. Therefore, this research aims to understand, through TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), science and mathematics teacher’s perceptions, feelings and adjustments on their teaching practice during the COVID-19 pandemic. The method chosen for this research was a qualitative case study with Brazilian basic education teachers of science and maths. Data was collected initially through a survey and later on semi structured interviews held with the teachers. Data investigation was performed through the lenses of TPACK applying Discursive Textual Analysis. Three main categories were formed by data analysis: (1) Teachers’ perceptions on school management, (2) Teachers’ perceptions on their teaching practice, and (3) Teachers’ perceptions on students. The result yielded by analysis of surveys and interviews demonstrate disparities between public and private education regarding infrastructure, technical support to teachers, qualification availability, and flexibility and agility on decision-making. Moreover, the adoption of remote teaching model highlighted the difficulty to access and use digital technologies, as well as a perceived effect on students and teachers’ mental health.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação em Ciências e Matemática ([email protected]) on 2021-09-15T17:01:50Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_LuanaCMTeixeira.pdf: 2557275 bytes, checksum: 0fb08de9457bc3f5f0f720e42661dac2 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2021-09-16T19:25:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_LuanaCMTeixeira.pdf: 2557275 bytes, checksum: 0fb08de9457bc3f5f0f720e42661dac2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-16T20:06:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_LuanaCMTeixeira.pdf: 2557275 bytes, checksum: 0fb08de9457bc3f5f0f720e42661dac2 (MD5) Previous issue date: 2021-06-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/182059/Disserta%c3%a7%c3%a3o_LuanaCMTeixeira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOVID-19por
dc.subjectEducação em Ciências e Matemáticapor
dc.subjectTPACKpor
dc.subjectConhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: ENSINOpor
dc.titlePercepções sobre a prática docente e sentimentos dos professores de ciências e matemática durante a pandemia : uma análise à luz do TPACKpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_LuanaCMTeixeira.pdfLUANA_CORREIA_DE_MELO_TEIXEIRA_DIS2.5 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.