Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9845
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPires, Mirian do Nascimento Batista-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8747314432494987por
dc.contributor.advisor1Guilherme, Alexandre Anselmo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0273416390435225por
dc.date.accessioned2021-09-14T17:10:01Z-
dc.date.issued2021-06-29-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9845-
dc.description.resumoEsta dissertação teve por objetivo analisar as perspectivas dos professores que trabalham em contextos de diversidade etnocultural (decorrente de movimentos de imigração recente), de modo a identificar se seus discursos revelam uma postura assimilacionista ou de inclusão em relação a seus alunos imigrantes. Este trabalho se amparou no conceito de natalidade, de Arendt (2016), para discutir sobre o papel da educação na sociedade, e na interpretação deste conceito aplicado ao sujeito em situação de deslocamento, de Veck (2020). Além disso, esta pesquisa explorou os princípios da Pedagogia Culturalmente Responsiva, de Gay (2018), como uma abordagem inclusiva de ensino para alunos etnicamente diversos. Através de uma abordagem qualitativa, e utilizando a entrevista semi-estruturada como técnica de coleta, analisaram-se 11 transcrições de professores das redes municipal e estadual do Rio Grande do Sul (RS), Brasil. Adotou-se como metodologia a codificação e categorização em Primeiro e Segundo ciclos, conforme Saldaña (2013). Os resultados da análise revelaram que a perspectiva predominante entre os participantes da amostra é inclusiva, manifestando-se através das ações pedagógicas em função da presença de alunos imigrantes em sala de aula.por
dc.description.abstractThis Master’s thesis aimed at analyzing the perspectives of teachers who work in ethnical diversity contexts, in order to identify whether their speech reveal an assimilationist approach or an inclusive one towards their immigrant students. This study draws on the concept of natality, by Arendt (2016), to discuss the role of education in society, and it is also inspired by the interpretation of natality’s concept applied to the displaced person, by Veck (2018; 2019; 2020). Besides, this study explores the principles of Culturally Responsive Teaching, by Gay (2018), as an inclusive approach to teaching ethnically diverse students. Through qualitative research, using the semi structured interview as data collection technique, 11 interview transcripts of teachers from public schools in Rio Grande do Sul (RS, Brazil) were analysed. Coding and categorization in First and Second cycles based on Saldaña (2013) were used as methodology. The results show that the perspective amongst the sample’s participants is predominantly inclusive, and it is mostly expressed in the pedagogical practices due to the present of immigrant students in their classrooms.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2021-09-13T14:06:15Z No. of bitstreams: 1 Nova_versão_biblioteca_dissertação_Mirian.pdf: 1788182 bytes, checksum: 579ce863cb5a5d52b535d093a2cbccc8 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2021-09-14T17:03:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Nova_versão_biblioteca_dissertação_Mirian.pdf: 1788182 bytes, checksum: 579ce863cb5a5d52b535d093a2cbccc8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-14T17:10:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nova_versão_biblioteca_dissertação_Mirian.pdf: 1788182 bytes, checksum: 579ce863cb5a5d52b535d093a2cbccc8 (MD5) Previous issue date: 2021-06-29eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/181977/Nova_vers%c3%a3o_biblioteca_disserta%c3%a7%c3%a3o_Mirian.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectPerspectivaspor
dc.subjectAlunos Imigrantespor
dc.subjectAções Pedagógicaspor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectPerspectiveseng
dc.subjectImigrant Studentseng
dc.subjectTeaching Practiceseng
dc.subjectInclusioneng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePerspectivas de professores em contextos de diversidade etnocultural : um olhar para o imigrantepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nova_versão_biblioteca_dissertação_Mirian.pdfMIRIAN_DO_NASCIMENTO_BATISTA_PIRES_DIS1.75 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.