Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9845
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Pires, Mirian do Nascimento Batista | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8747314432494987 | por |
dc.contributor.advisor1 | Guilherme, Alexandre Anselmo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0273416390435225 | por |
dc.date.accessioned | 2021-09-14T17:10:01Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-29 | - |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9845 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação teve por objetivo analisar as perspectivas dos professores que trabalham em contextos de diversidade etnocultural (decorrente de movimentos de imigração recente), de modo a identificar se seus discursos revelam uma postura assimilacionista ou de inclusão em relação a seus alunos imigrantes. Este trabalho se amparou no conceito de natalidade, de Arendt (2016), para discutir sobre o papel da educação na sociedade, e na interpretação deste conceito aplicado ao sujeito em situação de deslocamento, de Veck (2020). Além disso, esta pesquisa explorou os princípios da Pedagogia Culturalmente Responsiva, de Gay (2018), como uma abordagem inclusiva de ensino para alunos etnicamente diversos. Através de uma abordagem qualitativa, e utilizando a entrevista semi-estruturada como técnica de coleta, analisaram-se 11 transcrições de professores das redes municipal e estadual do Rio Grande do Sul (RS), Brasil. Adotou-se como metodologia a codificação e categorização em Primeiro e Segundo ciclos, conforme Saldaña (2013). Os resultados da análise revelaram que a perspectiva predominante entre os participantes da amostra é inclusiva, manifestando-se através das ações pedagógicas em função da presença de alunos imigrantes em sala de aula. | por |
dc.description.abstract | This Master’s thesis aimed at analyzing the perspectives of teachers who work in ethnical diversity contexts, in order to identify whether their speech reveal an assimilationist approach or an inclusive one towards their immigrant students. This study draws on the concept of natality, by Arendt (2016), to discuss the role of education in society, and it is also inspired by the interpretation of natality’s concept applied to the displaced person, by Veck (2018; 2019; 2020). Besides, this study explores the principles of Culturally Responsive Teaching, by Gay (2018), as an inclusive approach to teaching ethnically diverse students. Through qualitative research, using the semi structured interview as data collection technique, 11 interview transcripts of teachers from public schools in Rio Grande do Sul (RS, Brazil) were analysed. Coding and categorization in First and Second cycles based on Saldaña (2013) were used as methodology. The results show that the perspective amongst the sample’s participants is predominantly inclusive, and it is mostly expressed in the pedagogical practices due to the present of immigrant students in their classrooms. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by PPG Educação ([email protected]) on 2021-09-13T14:06:15Z No. of bitstreams: 1 Nova_versão_biblioteca_dissertação_Mirian.pdf: 1788182 bytes, checksum: 579ce863cb5a5d52b535d093a2cbccc8 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2021-09-14T17:03:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Nova_versão_biblioteca_dissertação_Mirian.pdf: 1788182 bytes, checksum: 579ce863cb5a5d52b535d093a2cbccc8 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-09-14T17:10:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nova_versão_biblioteca_dissertação_Mirian.pdf: 1788182 bytes, checksum: 579ce863cb5a5d52b535d093a2cbccc8 (MD5) Previous issue date: 2021-06-29 | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/181977/Nova_vers%c3%a3o_biblioteca_disserta%c3%a7%c3%a3o_Mirian.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Escola de Humanidades | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Perspectivas | por |
dc.subject | Alunos Imigrantes | por |
dc.subject | Ações Pedagógicas | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Teachers | eng |
dc.subject | Perspectives | eng |
dc.subject | Imigrant Students | eng |
dc.subject | Teaching Practices | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Perspectivas de professores em contextos de diversidade etnocultural : um olhar para o imigrante | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.restricao.situacao | Trabalho não apresenta restrição para publicação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Nova_versão_biblioteca_dissertação_Mirian.pdf | MIRIAN_DO_NASCIMENTO_BATISTA_PIRES_DIS | 1.75 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.