Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9779
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSchneider, Carolina Chagas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2828627798737431por
dc.contributor.advisor1Santos, Andréia Mendes dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9544763044134842por
dc.date.accessioned2021-07-08T14:50:43Z-
dc.date.issued2021-04-30-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9779-
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou compreender quais implicações para a educação das relações étnico-raciais podem ser observadas a partir da inserção de professores e professoras negros e negras cotistas na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. Para tanto, o objetivo do estudo foi investigar a percepção desses professores e dessas professoras quanto as suas práticas pedagógicas, práticas essas relacionadas à educação das relações étnico-raciais e sua correlação a partir do ingresso por cotas raciais no magistério público municipal de Porto Alegre. Tratase de um estudo qualitativo no formato de uma pesquisa participante, de acordo com Brandão, tendo como base os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa com o cotidiano proposta por Alves e Garcia, buscando em Bardin a referência para a análise dos dados obtidos. A pesquisa foi realizada com um professor e três professoras do magistério municipal de Porto Alegre, tanto ingressantes pela reserva de vagas para afro-brasileiros quanto pelo ingresso universal. Os resultados permitem defender a tese de que “a presença de professoras negras e professores negros cotistas na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre modifica o cotidiano escolar concretizando um projeto pedagógico que visa a efetivação da Lei nº10.639/03”. As principais referências teóricas que sustentam o argumento da Tese são Carneiro, Munanga, Silva, Santos, Pereira, Fernandes e Gomes. Como principais resultados da pesquisa foram elaboradas indicações para a construção de um plano municipal de implementação das diretrizes curriculares nacionais para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana de Porto Alegre. Elencamos as principais temáticas desenvolvidas em ERER, na RME/POA, além de confirmarmos nossa tese.por
dc.description.abstractThis research aimed to understand which implications to the education on ethnic-racial relationships can be observed when African-Brazilian teachers are inserted in the Porto Alegre/RS’s City Educational System through racial quotas. With this objective, the study investigated these teachers’ perceptions regarding their pedagogical practices. Practices which are related to the education of ethnic-racial socialization and its correlation with the admission of teachers through racial quota in the City Educational System of Porto Alegre/ RS. It is a qualitative study in the format of a participant research, according to Brandão, having as base the theoricalmethodological concepts of research with everyday life proposed by Alves and Garcia, and Bardin as a reference for the result analysis .The research was performed with 1 male and 2 female teachers who work for Porto Alegre’s City Educational System, hired via admission exams with and without the racial quota criteria. The results allow us to defend the thesis that “The presence of African-Brazilian quota teachers in the City Educational System changes the school life and concretize a pedagogical project that aims to make the Law 10.639/03 actually effective”. The main theorical references that sustain the argument of the thesis are Carneiro, Munanga, Silva, Santos, Pereira, Fernandes, and Gomes. The main results of the research, besides the confirmation of our thesis, are the elaboration of suggestions to build a city plan in order to implement the national curriculum guidelines for the education on ethnic-racial socialization, and for the African-Brazilian and African history and Culture of Porto Alegre; and the creation of a list of the main topics developed in Education on ethnic-racial socialization (ERER) in the City Educational System of Porto Alegre/RS (RME/ POA).eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2021-07-07T19:50:06Z No. of bitstreams: 1 tese COTAS RACIAIS NO COTIDIANO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE.pdf: 4404418 bytes, checksum: 784950de5ca925556be53f4f1e411bd4 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2021-07-08T14:40:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tese COTAS RACIAIS NO COTIDIANO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE.pdf: 4404418 bytes, checksum: 784950de5ca925556be53f4f1e411bd4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-08T14:50:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese COTAS RACIAIS NO COTIDIANO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE.pdf: 4404418 bytes, checksum: 784950de5ca925556be53f4f1e411bd4 (MD5) Previous issue date: 2021-04-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/181587/tese%20COTAS%20RACIAIS%20NO%20COTIDIANO%20DA%20REDE%20MUNICIPAL%20DE%20ENSINO%20DE%20PORTO%20ALEGRE.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação das Relações Étnico-Raciaispor
dc.subjectEducação Antirracistapor
dc.subjectPesquisa Com o Cotidianopor
dc.subjectCotas Raciaispor
dc.subjectServiço Públicopor
dc.subjectEducation on Ethnic-Racial Socializationeng
dc.subjectAntiracist Educationeng
dc.subjectResearch With Everyday Lifeeng
dc.subjectRacial Quotaseng
dc.subjectPublic Serviceeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCotas raciais no cotidiano da rede municipal de ensino de Porto Alegre : implicações para a educação das relações étnico-raciaispor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese COTAS RACIAIS NO COTIDIANO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE.pdfCAROLINA_CHAGAS_SCHNEIDER_TES4.3 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.