Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9760
Tipo do documento: Dissertação
Título: Funções executivas, inteligência e funcionalidade em crianças e adolescentes com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
Autor: Rodrigues, Ana Carolina Rost de Borba Galimberti 
Primeiro orientador: Fonseca, Rochele Paz
Resumo: A avaliação de Funções Executivas (FE) e inteligência corresponde a uma grande área dentro da avaliação neuropsicológica atual, principalmente no que diz respeito à infância e adolescência. O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é o transtorno do neurodesenvolvimento mais prevalente, estimado em 3,4% de crianças e adolescentes. Cada vez mais os estudos vêm demonstrando como as FE estão impactadas em crianças com o diagnóstico de TDAH. Ainda que exista uma propensão a se estudar FE no TDAH, no que diz respeito à inteligência, pouco se sabe. Isto ocorre, pois a inteligência costuma ser considerada como variável de controle para os estudos. Para além da inteligência, é imprescindível que os profissionais responsáveis se atentem à autonomia, independência e funcionalidade dos sujeitos em seus diferentes contextos. Olhar com cautela para esta variável é um aspecto fundamental para reduzir falsos positivos dentre os possíveis diagnósticos. Desta forma, a presente dissertação optou por desenvolver dois estudos. O primeiro estudo corresponde à comparação do desempenho de FE e desempenho escolar em crianças e adolescentes com e sem diagnóstico de TDAH e com diferentes níveis de inteligência. A amostra foi composta por 114 participantes, com idade entre 6 e 14 anos e 11 meses, e foi dividida em dois grupos. Os grupos foram divididos por diagnóstico clínico (ter TDAH ou não), e por nível de inteligência (inteligência limítrofe, médio inferior e médio). Então, realizou-se uma análise de comparação de grupos (Two-Way Anova). Os resultados demonstraram que o grupo clínico apresentou pior desempenho em tarefas de controle inibitório, memória de trabalho para textos, flexibilidade cognitiva, fluências e desempenho escolar. Já no grupo por nível de inteligência, a amostra com inteligência limítrofe apresentou piores resultados em tarefas de memória de trabalho, fluências e desempenho escolar, independentemente de ter TDAH ou não. Os achados confirmam sobre a necessidade de se considerar a inteligência em transtornos do neurodesenvolvimento para além de uma variável a ser controlada, pois observa-se que ter o diagnóstico de TDAH ou ter diferentes níveis de inteligência impactam de forma independente da cognição do paciente. Então, a partir do cuidado que se deve ter ao avaliar inteligência, em paralelo, destaca-se a necessidade da avaliação de funcionalidade. Portanto, o estudo dois corresponde ao desenvolvimento de um Guia para Entrevista de Funcionalidade na Infância e Adolescência (GEFA), bem como apresentar sua validade de conteúdo. O GEFA foi desenvolvido em três etapas: desenvolvimento teórico e prático, aplicação do protocolo em uma amostra piloto e análise de juízes. Para validade de conteúdo, foi utilizado o índice de concordância de Kappa de Cohen (k) para o construto funcionalidade como um tudo, e para analisar as validades dos itens e exemplos do GEFA, utilizou-se o índice de validade de conteúdo (IVC). Os resultados confirmam que o GEFA apresenta boa validade de conteúdo, tanto para o construto geral, como para itens e exemplos. Sendo assim, o GEFA é considerado uma entrevista semiestruturada que disponibiliza o olhar clínico acurado de funcionalidade para diferentes transtornos do neurodesenvolvimento. Compreender sobre FE, inteligência e funcionalidade é um caminho para uma avaliação neuropsicológica mais completa e prática, no qual proporciona espaço para redução de possíveis diagnósticos falsos positivos, além de possibilitar o desenvolvimento de diferentes estratégias de intervenção.
Abstract: The evaluation of Executive Functions (EF) and intelligence corresponds to a large area within the current neuropsychological evaluation, especially with regard to childhood and adolescence. Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is the most prevalent neurodevelopmental disorder, estimated in 3.4% of children and adolescents. More and more studies have demonstrated how EF are impacted in children diagnosed with ADHD. Although there is a propensity to study EF in ADHD, with regard to intelligence, little is known. This occurs because intelligence is usually considered as a control variable for studies. In addition to intelligence, it is essential that responsible professionals be attentive to the autonomy, independence and adaptive behavior of the subjects in their different contexts. Looking carefully at this variable is a fundamental aspect to reduce false positives among possible diagnoses. Thus, this dissertation chose to develop two studies. The first study corresponds to the comparison of EF performance and school performance in children and adolescents with and without diagnosis of ADHD and with different levels of intelligence. The sample consisted of 114 participants, aged between 6 and 14 years and 11 months, and was divided into two groups. The groups were divided by clinical diagnosis (having ADHD or not), and by intelligence level (borderline intelligence, lower and middle mean). Then, a group comparison analysis (Two-Way Anova) was performed. The results showed that the clinical group presented worse performance in tasks of inhibition control, working memory for texts, cognitive flexibility, fluency and school performance. In the group by intelligence level, the sample with borderline intelligence presented worse results in work memory tasks, fluency and school performance, regardless of whether they had ADHD or not. The findings confirm the need to consider intelligence in neurodevelopmental disorders beyond a variable to be controlled, because it is observed that having the diagnosis of ADHD or having different levels of intelligence impactindependently of the patient's cognition. So, from the care one should take when evaluating intelligence, in parallel, the need for the evaluation of adaptive behavior is highlighted. Therefore, study two corresponds to the development of a Guide to Adaptive behavior Interview in Childhood and Adolescence (GEFA), as well as to present its content validity. The GEFA was developed in three stages: theoretical and practical development, application of the protocol in a pilot sample and analysis of judges. For content validity, cohen's Kappa agreement index (k) was used for the adaptive behavior construct as an all, and to analyze the validity of the items and examples of the GEFA, the content validity index (CVI) was used. The results confirm that the GEFA presents good content validity, both for the general construct, as for items and examples. Thus, the GEFA is considered a semistructured interview that provides the accurate clinical view of adaptive behavior for different neurodevelopmental disorders. Understanding about EF, intelligence and adaptive behavior is a way to a more complete and practical neuropsychological evaluation, in which it provides space to reduce possible false positive diagnoses, besides enabling the development of different intervention strategies.
Palavras-chave: Funções Executivas
Inteligência
Funcionalidade
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Executive Functions
Intelligence
Adaptive Behavior
ADHD
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Ciências da Saúde e da Vida
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 60 meses
Data para liberar texto completo: 25/06/2026
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9760
Data de defesa: 19-Mar-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_ANA_CAROLINA_ROST_DE_BORBA_GALIMBERTI_RODRIGUES_CONFIDENCIAL.pdfANA_CAROLINA_ROST_DE_BORBA_GALIMBERTI_RODRIGUES_DIS294,09 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.