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dc.creatorAndrade, Larissa Liss Cardoso de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4691610402516357por
dc.contributor.advisor1Santos, Bettina Steren dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3740903204981170por
dc.date.accessioned2021-06-18T18:26:58Z-
dc.date.issued2021-03-30-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9734-
dc.description.resumoEm uma sociedade conectada e inundada de informação, faz-se necessário pensar o desenvolvimento da autonomia em seus aspectos moral e intelectual. Portanto, ofertar acesso às tecnologias digitais não é o suficiente, é preciso indagar de que forma esse acesso pode proporcionar o desenvolvimento da autonomia. Esta pesquisa tem por objetivo geral estabelecer relação entre um projeto educativo inovador mediado por tecnologias digitais e o desenvolvimento da autonomia dos estudantes de uma escola municipal de Viamão (RS), especialmente a autonomia intelectual e a autonomia moral. A fundamentação teórica está baseada no desenvolvimento moral de Piaget (1994) e no estudo do uso de tecnologias digitais na educação escolar, destacando-se Papert (1985, 1994). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso (YIN, 1994). Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas (FLICK, 2013) com 6 sujeitos, sendo cinco membros da equipe escolar e um ex-funcionário da empresa parceiraexecutora do projeto inovador na escola. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011). Como resultados, foram identificadas duas categorias de análise a priori, ―Projeto VI A‖ e ― esenvolvimento d Autonomi ‖. A primeira categoria descreve o funcionamento do projeto, enquanto a segunda aborda as potencialidades e lacunas do projeto quanto ao desenvolvimento da autonomia moral e intelectual dos estudantes. Palavras-chave: Autonomia moral. Autonomia intelectual. Educação básica. Tecnologias digitais. Análise Textual Discursiva.por
dc.description.abstractIn a society that is connected and flooded with information, it is necessary to think about moral and intellectual autonomy development. Hence, offering access to digital technologies is not enough. One must ask in what ways this access can forster the development of autonomy. The objective of this research is to investigate the relationship between an innovative educational project mediated by digital technologies and the development of students' autonomy in a municipal school in Viamão (RS), particularly with regard to intellectual and moral autonomy. At this study's theoretical foundations lie Piaget's moral development (1984) and the study of uses of digital technologies in school education, notably Papert (1985, 1994). This is a qualitative piece of research based on case studies (YIN, 1994). The data were collected through semistructured interviews (FLICK, 2013) with 6 subjects -- 5 members of the school team and one former staffer of the company responsible for implementing the innovative project at the school. The data were analyzed through textual discourse analysis (MORAES; GALIAZZI, 2011). Two a priori categories of analysis were identified, "Project VIDA" and "Development of autonomy". The first category describes how the project worked, while the second discusses the project's potential and gaps with respect to the development of student's moral and intellectual autonomy. Key-words: Moral autonomy. Intelectual autonomy. Basic education. Digital technologies. Discursive textual analysis.eng
dc.description.abstractEn una sociedad conectada y repleta de información, se hace necesario pensar el desarrollo de la autonomía en sus aspectos moral e intelectual. Por lo tanto, apenas ofrecer acceso a las tecnologías digitales no es suficiente: es necesario preguntarse de que manera ese acceso puede facilitar el desarrollo de la autonomía. Esta pesquisa tiene como objetivo general investigar las relaciones entre un proyecto educativo transformador mediado por tecnologías digitales y el desarrollo de autonomía en estudiantes de una escuela municipal de Viamão (Rio Grande del Sur, Brasil), específicamente la autonomía intelectual y la autonomía moral. La fundamentación teórica esta basada en el desarrollo moral de Piaget (1994) y en el estudio del uso de tecnologías digitales en la enseñanza escolar, destacándose Papert (1985, 1994). Tratase de un estudio cualitativo de tipo estudio de caso (YIN, 1994). Los datos fueran colectados por medio de entrevistas semiestructuradas (FLICK, 2013) con 6 sujetos, 5 de ellos miembros del equipo de la escuela y un ex empleado de la empresa socia ejecutora del proyecto innovador en la escuela. El análisis de los datos está realizado por medio de Análisis Textual Discursivo (MORAES; GALIAZZI, 2011). Como resultados, identificamos dos categorías de análisis a priori, ―Proyecto VI A‖ y ― es rrollo de l Autonomí ‖ L primer c tegorí describe el funcionamiento del proyecto, mientras la segunda aborda las potencialidades y brechas del proyecto con relación al desarrollo de la autonomía moral e intelectual de los estudiantes.spa
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2021-06-07T14:47:41Z No. of bitstreams: 1 O desenvolvimento da autonomia dos estudantes no contexto de um projeto inovador mediado por tecnologias digitais. Versao publicacao.pdf: 2097730 bytes, checksum: cea9a09bf83543585180825b85db2c24 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2021-06-18T18:18:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 O desenvolvimento da autonomia dos estudantes no contexto de um projeto inovador mediado por tecnologias digitais. Versao publicacao.pdf: 2097730 bytes, checksum: cea9a09bf83543585180825b85db2c24 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-18T18:26:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O desenvolvimento da autonomia dos estudantes no contexto de um projeto inovador mediado por tecnologias digitais. Versao publicacao.pdf: 2097730 bytes, checksum: cea9a09bf83543585180825b85db2c24 (MD5) Previous issue date: 2021-03-30eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/181340/O%20desenvolvimento%20da%20autonomia%20dos%20estudantes%20no%20contexto%20de%20um%20projeto%20inovador%20mediado%20por%20tecnologias%20digitais.%20Versao%20publicacao.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAutonomia Moralpor
dc.subjectAutonomia Intelectualpor
dc.subjectEducação Básicapor
dc.subjectTecnologias Digitaispor
dc.subjectAnálise Textual Discursivapor
dc.subjectMoral Autonomyeng
dc.subjectIntelectual Autonomyeng
dc.subjectBasic Educationeng
dc.subjectDigital Technologieseng
dc.subjectDiscursive Textual Analysiseng
dc.subjectAutonomía Moralspa
dc.subjectAutonomía Intelectualspa
dc.subjectEnseñanza Básicaspa
dc.subjectTecnologías Digitalesspa
dc.subjectAnálisis Textual Discursivospa
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO desenvolvimento da autonomia dos estudantes no contexto de um projeto inovador mediado por tecnologia digital na escolapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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