Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9697
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSena, Felipe Saraiva Moreira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6079110315921135por
dc.contributor.advisor1França, Marco Túlio Aniceto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2933541593062202por
dc.date.accessioned2021-06-11T19:12:17Z-
dc.date.issued2021-03-29-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9697-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta dois ensaios que tratam de temas importantes e atuais relacionados a economia da educação. O primeiro ensaio investigou se cursos de educação financeira (dentro escola e fora de escola) são capazes de aumentar proficiência financeira de estudantes de 15 anos que realizaram o teste padronizado do PISA 2015. A metodologia empregada foi a de Propensity Score Matching (PSM), controlando as características observáveis ao nível dos alunos, da família e da escola. Os resultados apontam que apenas o tratamento “fazer curso fora da escola” tem efeito em relação ao grupo de comparação. Já o segundo ensaio, investigou os determinantes das aspirações educacionais em jovens latino-americanos de 15 anos que participaram da avaliação do PISA 2018. A partir de um modelo logístico, os resultados revelam que as características individuais e familiares são mais influentes do que características da escola. Por fim, mostram que as influências das covariadas analisadas estão associadas em diferentes graus a depender do nível educacional aspirado naquele momento pelo jovem.por
dc.description.abstractThis work presents two essays that deal with important and current themes related to the economics of education. The first trial investigated whether financial education courses (both in and out of school) can increase financial proficiency for 15-year-old students who took the standardized PISA 2015 test. The methodology used was that of Propensity Score Matching (PSM), controlling the characteristics observable at the level of students, family, and school. The results show that only the treatment “taking a course outside school” has an effect in relation to the comparison group. Although the results point to positive effects, more studies are needed to evaluate the efficiency of this type of intervention, being a point of concern for public policies in education. The second essay, on the other hand, investigated the determinants of educational aspirations in 15-year-old Latin American youth who participated in the PISA 2018 assessment. Based on a logistical model, the results reveal that individual and family characteristics are more influential than characteristics of school. Finally, they show that the influences of the analyzed covariates are associated to different degrees depending on the educational level aspired at that time by the young.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Economia do desenvolvimento ([email protected]) on 2021-05-25T20:26:40Z No. of bitstreams: 1 FELIPE_SARAIVA_MOREIRA_DE_SENA_DIS.pdf: 1191302 bytes, checksum: f27db610514c61d975eb7776ee09be20 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Sarajane Pan ([email protected]), reason: Devolvido devido à folha de rosto (página com as principais informações) no arquivo PDF, estar depois dos agradecimentos, esta deve vir após a capa. on 2021-05-28T18:28:23Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Economia do desenvolvimento ([email protected]) on 2021-06-02T11:48:31Z No. of bitstreams: 1 FELIPE_SARAIVA_MOREIRA_DE_SENA_DIS.pdf: 1191406 bytes, checksum: 15ae5a21d86a79a6ea5da8c5b252fcac (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2021-06-11T19:06:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FELIPE_SARAIVA_MOREIRA_DE_SENA_DIS.pdf: 1191406 bytes, checksum: 15ae5a21d86a79a6ea5da8c5b252fcac (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-11T19:12:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FELIPE_SARAIVA_MOREIRA_DE_SENA_DIS.pdf: 1191406 bytes, checksum: 15ae5a21d86a79a6ea5da8c5b252fcac (MD5) Previous issue date: 2021-03-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/181223/DIS_FELIPE_SARAIVA_MOREIRA_DE_SENA_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Negóciospor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimentopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Financeirapor
dc.subjectAspirações Educacionaispor
dc.subjectPISApor
dc.subjectPropensity Score Matchingpor
dc.subjectLogit Ordenado Generalizadopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.titleConhecimento financeiro e aspirações educacionais na juventude: uma análise microeconométrica com base no PISA 2015 e 2018por
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_FELIPE_SARAIVA_MOREIRA_DE_SENA_COMPLETO.pdfFELIPE_SARAIVA_MOREIRA_DE_SENA_DIS1,36 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.