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dc.creatorColling, Ana Paula Cervi-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0300563700285438por
dc.contributor.advisor1Fonseca, Rochele Paz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5918287268298812por
dc.contributor.advisor-co1Cardoso, Caroline de Oliveira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6514600499237798por
dc.date.accessioned2021-06-10T17:14:30Z-
dc.date.issued2021-03-29-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9692-
dc.description.resumoAs funções executivas (FE) e a regulação emocional (RE) podem atuar como preditoras de diferentes desfechos, como melhores índices de saúde física e mental, fatores emocionais, desempenho escolar, sucesso na vida, entre outros. Tais habilidades são consideradas essenciais para uma aprendizagem formal bem-sucedida desde a pré-escola até o ensino universitário. Diferentes estudos apontam que as FE e RE são habilidades que podem ser estimuladas e aprimoradas por meio de programas específicos, além das tradicionais técnicas remediativas, por estratégias precoce-preventivas ou preventivas, contudo, ainda existe uma escassez de estudos direcionados ao público escolar e universitário. Frente a este contexto, o estudo 1 investigou se existia diferença no desempenho executivo, emocional e escolar de alunos do Ensino Fundamental I que foram submetidos a programas de estimulação exclusivamente focados nas FE frias, versus alunos submetidos a programa misto combinado de FE e RE versus controles. Participaram 111 alunos de 3.º e 4.º ano de oito turmas do Ensino Fundamental I de escolas públicas, divididas em três grupos: um grupo que recebeu a intervenção mista de FE e RE (programas PENcE+REPENcE), um grupo que realizou a intervenção exclusiva de FE frias (programa PENcE) e um grupo controle passivo que deu continuidade às suas atividades escolares regulares. Os instrumentos foram administrados pré e pós intervenção e averiguaram o desempenho executivo, emocional e escolar dos alunos. O grupo submetido à intervenção mista apresentou desempenho superior ao grupo exclusivo em maior número de domínios, como, iniciação, velocidade de processamento, consciência corporal, e comunicação das emoções. Além disso, demonstrou-se melhor que o grupo controle quanto à flexibilidade cognitiva e controle inibitório. Deste modo, percebe-se que um programa focado em habilidades de RE pode potencializar/incrementar os desfechos de um programa de estimulação cognitiva exclusivamente de FE frias. O estudo 2 buscou desenvolver o quarto módulo de intervenção do “Programa de intervenção em FE com foco em universitários - πFex-Academics”. Como resultado, foi desenvolvido o “Módulo 4Produção Escrita: estimulando FE, planejamento/organização, automonitoramento e metacognição”, com 4 atividades. O módulo e as atividades apresentaram índices de validade de conteúdo adequados, com grandes níveis de concordância entre os juízes. As atividades estimulam o que pretendem, bem como a sequência e organização do módulo encontram-se adequadas. De modo geral, a presente dissertação pretendeu contribuir para o investimento em programas pró-aprendizagem escolar e acadêmica, no desenvolvimento, como também, em busca de evidências de efeito de programas. Com isso, os estudantes poderão desenvolver e/ ou melhorar suas FE, RE, e produção escrita como mediadoras ou cenário de base para uma aprendizagem mais otimizada e eficaz, além de duradoura, e as instituições educacionais poderão identificar dificuldades e implementar ações com a finalidade de redução do nível de impacto na aprendizagem, com a implementação de programas baseados em evidências que promovam o desenvolvimento e potencialização de tais habilidades.por
dc.description.abstractExecutive functions (EF) and emotional regulation (ER) can act as predictors of different outcomes, such as better levels of physical and mental health, emotional factors, school performance, success in life, among others. Such skills are considered essential for successful formal learning from preschool through college. Different studies indicate that EF and ER are skills that can be stimulated and improved through specific programs, in addition to traditional remedial techniques, by early preventive or preventive strategies, however, there is still a shortage of studies aimed at the school and university public. In this context, study 1 investigated whether there was a difference in the executive, emotional and school performance of elementary school students who underwent stimulation programs exclusively focused on cold EFs, versus students submitted to a combined mixed EF and ER program versus controls. 111 3rd and 4th year students from eight classes of elementary school in public schools participated, divided into three groups: a group that received the mixed intervention of EF and ER (PENcE + REPENcE programs), a group that carried out the exclusive intervention of cold FE (PENcE program) and a passive control group that continued their regular school activities. The instruments were administered before and after the intervention and ascertained the students' executive, emotional and school performance. The group submitted to the mixed intervention performed better than the exclusive group in a greater number of domains, such as initiation, processing speed, body awareness, and communication of emotions. In addition, it was shown to be better than the control group in terms of cognitive flexibility and inhibitory control. Thus, a program focused on ER skills can enhance / increase the outcomes of a cognitive stimulation program exclusively for cold EFs. Study 2 sought to develop the fourth intervention module of the “EF intervention program focusing on university students - πFex-Academics”. As a result, the “Module 4-Written Production: stimulating EF, planning / organization, self-monitoring and metacognition” was developed, with 4 activities. The module and the activities presented adequate content validity indexes, with high levels of agreement between the judges. The activities stimulate what they want, as well as the sequence and organization of the module are adequate. In general, this dissertation intended to contribute to the investment in pro-school and academic learning programs, in development, as well as in search of evidence of program effects. With this, students will be able to develop and / or improve their EF, ER, and written production as mediators or a base scenario for more optimized and effective learning, in addition to lasting, and educational institutions will be able to identify difficulties and implement actions with the purpose of reducing the level of impact on learning, with the implementation of evidencebased programs that promote the development and enhancement of such skills.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Psicologia ([email protected]) on 2021-05-31T19:59:01Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_ANA PAULA CERVI COLLING_final pos banca.pdf: 1463570 bytes, checksum: 1ee6049d3e9903cbc15126155bcd757c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2021-06-10T16:55:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_ANA PAULA CERVI COLLING_final pos banca.pdf: 1463570 bytes, checksum: 1ee6049d3e9903cbc15126155bcd757c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-10T17:14:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO_ANA PAULA CERVI COLLING_final pos banca.pdf: 1463570 bytes, checksum: 1ee6049d3e9903cbc15126155bcd757c (MD5) Previous issue date: 2021-03-29eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/181205/DIS_ANA_PAULA_CERVI_COLLING_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Ciências da Saúde e da Vidapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFunções Executivaspor
dc.subjectIntervençãopor
dc.subjectEstimulação Cognitivapor
dc.subjectAutorregulaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectExecutive Functionseng
dc.subjectInterventioneng
dc.subjectCognitive Stimulationeng
dc.subjectSelf-Regulationeng
dc.subjectLearningeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleEvidências de efeito de intervenções em funções executivas e regulação emocional para escolares e desenvolvimento de programa para universitáriospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo60 mesespor
dc.restricao.dataliberacao10/06/2026por
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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