Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9688
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGonçalves, Angela-
dc.contributor.advisor1Pich, Roberto Hofmeister-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1645884955155770por
dc.date.accessioned2021-06-10T13:39:13Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9688-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é mostrar a crítica de Thomas Reid à teoria das ideias, em especial, a teoria das ideias em René Descartes; analisá-la, defender que a teoria das ideias não incorre em ceticismo e mostrar que Reid não compreendeu a epistemologia de Descartes. Portanto, o problema a ser investigado é se realmente a teoria das ideias incorre em ceticismo, se Reid compreendeu Descartes e fazer a defesa da teoria das ideias de Descartes. Para tal, aponta como Reid apresenta Descartes no seu livro intitulado Investigação sobre a Mente Humana segundo os Princípios do Senso Comum e na sua obra Ensaio sobre os Poderes Intelectuais dos Homens. Primeiramente, assinala, na primeira obra supracitada, os aspectos levantados por Reid quanto à descrença por parte de Descartes do mundo material, a crítica de Reid às ideias dos sentidos, também a crítica do autor às imagens e impressões na mente que Descartes defende, e, por último, apresenta a defesa que Reid faz sobre analogias e conjecturas que induzem à teoria das ideias ao erro. Nos Ensaios sobre os Poderes Intelectuais dos Homens, Reid apresenta, de uma forma mais aprofundada, as operações mentais e continua fazendo críticas à falácia dos sentidos, à teoria da percepção em Descartes e apresenta as teses que vão de encontro à teoria das ideias e quais são as causas para que essa teoria incorra em ceticismo. Posteriormente, apresenta a epistemologia de Thomas Reid e a sua “filosofia do senso comum” como uma alternativa ao ceticismo cartesiano. Reid é considerado um filósofo realista, pois defende uma forma de realismo direto para o conhecimento sensível através da concepçãopercepção como forma de conhecimento. Explana a teoria da evidência reidiana, explicando-se os atos mentais como concepção, percepção, sentidos, crença, memória. Ademais, apresenta o método de Reid, “a indução”, o que é e como funciona fundamentado nas Regulae Philosophandi que, para o autor, são as máximas do senso comum, pois são usadas no dia a dia das pessoas. Ainda, explica o que é a teoria geral do senso comum. Num outro momento, apresenta o método cartesiano e o que são as ideias para Descartes, pois é o cerne de seu representacionismo. Faz uma explanação da teoria da evidência cartesiana, explicando-se memória, percepção, imaginação, concepção e os sentidos. Explica o que é a teoria das ideias também e como se dá o acesso entre mente e mundo material. Por fim, defende que a teoria das ideias não incorre em ceticismo, apresenta argumentos e teses para essa sustentação; a teoria do senso comum seria um primeiro grau de conhecimento, enquanto a teoria das ideias um grau superior por defender ideias, representação.por
dc.description.abstractThe objective of this work is to show Thomas Reid's criticism of the theory of ideas, in particular, the theory of ideas in René Descartes, to analyze the two theories and to defend that the theory of ideas does not incur skepticism, and furthermore, to show that Reid does not understood Descartes' epistemology. So, the problem to be investigated is whether the theory of ideas really incurs skepticism, whether Reid understood Descartes and making the case for Descartes' theory of ideas. To this end, it shows how Reid presents Descartes in his book entitled “Investigation of the Human Mind according to the Principles of Common Sense” and in his work “Essay on the Intellectual Powers of Men”. Firstly, the aspects mentioned by Reid about Descartes' disbelief in the material world, Reid's critique of the ideas of the senses, the author's criticism of images and impressions in the mind that Descartes defends are shown in the first work mentioned above, and finally, Reid's defense of analogies and conjectures that lead the theory of ideas to error is presented. In the Essays on the Intellectual Powers of Men, Reid presents mental operations in more depth and continues to criticize the fallacy of the senses, the theory of perception in Descartes and presents Reid's theses against the theory of ideas and what they are. the causes for this theory to fall into skepticism. Subsequently, Thomas Reid's epistemology and his “philosophy of common sense” are presented as an alternative to Cartesian skepticism. Reid is considered a realistic philosopher, because he advocates a form of direct realism for sensitive knowledge through conception-perception as a form of knowledge. The theory of reidian evidence is explained, explaining mental acts such as conception, perception, senses, belief, memory. In addition, Reid's method, "induction", is presented, what it is and how it works based on the Regulae Philosophandi which, for the author, are the maxims of common sense, as they are used in people's daily lives. Still, it explains what the general theory of common sense is. In another moment, the Cartesian method is presented and what are the ideas for Descartes, because it is the core of his representationism. An explanation of the theory of Cartesian evidence is made explaining memory, perception, imagination, conception and the senses. It explains what the theory of ideas is also and how the access between mind and material world occurs. Finally, it is argued that the theory of ideas does not incur skepticism, arguments and theses are presented for this support; the theory of common sense would be a first degree of knowledge, the theory of ideas a higher degree for defending ideas, representation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Filosofia ([email protected]) on 2021-05-31T19:34:18Z No. of bitstreams: 1 ANGELA_GONÇALVES_Tes.pdf: 1379965 bytes, checksum: 1041bb91ec22f14d96b448c0e27cadc7 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2021-06-10T13:34:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANGELA_GONÇALVES_Tes.pdf: 1379965 bytes, checksum: 1041bb91ec22f14d96b448c0e27cadc7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-10T13:39:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANGELA_GONÇALVES_Tes.pdf: 1379965 bytes, checksum: 1041bb91ec22f14d96b448c0e27cadc7 (MD5) Previous issue date: 2021-03-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/181206/ANGELA_GON%c3%87ALVES_Tes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEpistemologiapor
dc.subjectTeoria das Ideiaspor
dc.subjectCeticismopor
dc.subjectTeoria do Senso Comumpor
dc.subjectConcepçãopor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectGraupor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleA crítica de Thomas Reid à teoria das ideias em René Descartespor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANGELA_GONÇALVES_Tes.pdfANGELA_GONÇALVES_TES1.35 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.