Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9667
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCastro, Thomas Selau de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4016709156072334por
dc.contributor.advisor1Kampff, Adriana Justin Cerveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3653442573499053por
dc.date.accessioned2021-05-27T17:55:03Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9667-
dc.description.resumoIntrodução: A Educação do século XXI trouxe aos docentes de História um conjunto de desafios que precisam ser superados. As tecnologias digitais, quando utilizadas enquanto recursos pedagógicos, podem colaborar nesta tarefa. A Realidade Aumentada, tecnologia digital que possibilita projeção de objetos digitais em ambientes reais, apresenta-se como potencial recurso pedagógico a partir da integração de elementos lúdicos, interativos e tecnológicos às práticas de ensino de História. Objetivo: Identificar as potencialidades, os desafios e as limitações da utilização de Realidade Aumentada enquanto recurso pedagógico, a partir das perspectivas e das experiências de graduandos e graduados em História. Metodologia: Pesquisa Participante, qualitativa, integrada ao grupo de metodologias de pesquisa ativas. Orientada pela relação entre concepções teóricas já estabelecidas e perspectivas e relatos de experiências dos concluintes do curso de extensão comunitária denominado “Ensino de História: Realidade Aumentada enquanto recurso pedagógico”, o qual se constitui como ambiente para coleta de dados a partir de questionários aplicados enquanto atividades avaliativas do próprio curso. Resultados: Os participantes apresentaram posicionamento positivo para com o uso de Realidade Aumentada em suas práticas pedagógicas, demonstrando diferentes possibilidade de uso dessa tecnologia digital no ensino de História. Conclusões: A Realidade Aumentada se constitui como tecnologia digital que potencializa o ensino de História, ainda que existam limitações técnicas e pedagógicas a serem enfrentadas pelos docentes e pelos demais usuários. Orienta-se a continuidade das investigações acerca das potencialidades desta tecnologia enquanto recurso pedagógico para ensino de História e dos impactos e dos resultados de aprendizagem obtidos pelos estudantes.por
dc.description.abstractIntroduction: Education in the 21st century has brought challenges to History teachers that need to be overcome. Digital technologies, when used as pedagogical resources, can collaborate in this task. Augmented Reality (AR) is a digital technology that projects digital objects in real environments. AR may be considered a potential pedagogical resource that integrates playful, interactive, and technological elements in History teaching. Objective: We aim to identify potentialities, challenges, and limitations of using Augmented Reality as a pedagogical resource, based on perspectives and experiences of graduate students and professionals in History teaching. Methodology: We use Participatory Qualitative Research along with Action Research methods to analyze data collected from experience reports written for the extension course entitled “History Teaching: Augmented Reality as pedagogical resource”, relating them to the theoretical conceptions established. Data were collected from questionnaires applied to the participants as the course’s evaluative activities. Results: The participants demonstrated a positive attitude towards the use of Augmented Reality in their pedagogical practices, presenting different possibilities of use of this digital technology in History teaching. Conclusions: Augmented Reality is a digital technology that enhances History teaching, even though there are technical and pedagogical limitations to be faced by teachers and other users. It is pertinent to continue investigating AR’s potential as a pedagogical resource for History teaching, its impacts and students learning outcomes.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2021-05-21T13:57:47Z No. of bitstreams: 1 Ensino de História - Realidade Aumentada enquanto recurso pedagógico (THOMAS CASTRO - 2021).pdf: 24873290 bytes, checksum: f7715cabf968664116479667afd076f6 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2021-05-27T17:46:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Ensino de História - Realidade Aumentada enquanto recurso pedagógico (THOMAS CASTRO - 2021).pdf: 24873290 bytes, checksum: f7715cabf968664116479667afd076f6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-27T17:55:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ensino de História - Realidade Aumentada enquanto recurso pedagógico (THOMAS CASTRO - 2021).pdf: 24873290 bytes, checksum: f7715cabf968664116479667afd076f6 (MD5) Previous issue date: 2021-03-31eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/180961/DIS_THOMAS_SELAU_DE_CASTRO_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/184311/DIS_THOMAS_SELAU_DE_CASTRO_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectRealidade Aumentadapor
dc.subjectTecnologias Educacionaispor
dc.subjectTecnologias Digitaispor
dc.subjectPráticas Pedagógicaspor
dc.subjectHistory Teachingeng
dc.subjectAugmented Realityeng
dc.subjectEducational Technologieseng
dc.subjectDigital Technologieseng
dc.subjectPedagogical Practiceseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEnsino de história : realidade aumentada enquanto recurso pedagógicopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo12 mesespor
dc.restricao.dataliberacao27/05/2022por
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIS_THOMAS_SELAU_DE_CASTRO_COMPLETO.pdfTHOMAS_SELAU_DE_CASTRO_DIS24.29 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.