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dc.creatorVieira, Gabrieli Lazzari-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2194972128100257por
dc.contributor.advisor1Andrade, Jairo José de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2835610496598824por
dc.date.accessioned2021-05-24T16:54:33Z-
dc.date.issued2020-03-26-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9657-
dc.description.resumoA indústria da construção é responsável por grandes volumes de extração de matéria prima para fabricação do cimento, e além disso descarta resíduos de construção e demolição em aterros sanitários. O concreto permeável é considerado uma alternativa sustentável de pavimento, visto que sua principal característica é permear a água, possibilitando a sua reutilização. Nesse sentido, para uma adequada utilização é necessária uma otimização de suas propriedades: (no seu dimensionamento e manutenção para evitar o entupimento de seus vazios). O propósito desta pesquisa foi analisar o emprego de agregados reciclados oriundos de resíduos de construção e demolição além de cinza volante em concretos permeáveis. Assim, foram investigados concretos permeáveis, um com uma relação a/c de 0,25, 0,30 e outro mantendo a relação a/c constante (0,30) e 10% de substituição de cimento por cinzas volantes, todos com substituição de agregado natural por agregado reciclado (25, 50, 75 e 100%). Foram realizados ensaios de entupimento, abrasão superficial, resistência à compressão e flexão, coeficiente de permeabilidade, taxa de infiltração, microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microtomografia de raios-X. Os resultados mostraram que a incorporação de 10% de cinza volante no concreto permeável com 75% de agregado reciclado mostrou um aumento de 6% na tendência ao entupimento em comparação com o concreto permeável de referência. Além disso, as amostras com maior teor de agregado reciclado foram mais propícias ao entupimento, onde a maior tendência foi encontrada no concreto com 50% de substituição, enquanto o concreto de referência foi 46% menos suscetível ao entupimento. Verificou-se que o aumento do agregado reciclado no concreto permeável gerou o aumento da abrasão superficial. A investigação microestrutural mostrou uma boa relação entre as propriedades macroestruturais e o índice de vazios em concretos permeáveis.por
dc.description.abstractThe construction industry is responsible for large volumes of raw material extraction for cement manufacturing, and also disposes of construction and demolition wastes (CDW) in landfills. The pervious concrete is considered a sustainable alternative for pavement, since its main characteristic is to permeate the water, allowing its reuse. In this sense, for an adequate use it is necessary to optimize its properties in its dimensioning and maintenance to avoid the clogging of its voids. In this way, the main purpose of this research was to analyze the use of recycled aggregates (RA) from construction and demolition waste and fly ash in pervious concrete. Thus, two series of pervious concretes, one with a w/b ratio of 0.25, 0.30, and other keeping w/b ratio constant (0.30) and 10% of cement replacement by fly ash were investigated, all with replacement of natural by recycled aggregate (25, 50, 75 and 100%). Clogging, surface abrasion test, compressive and flexural strength, permeability coefficient, infiltration rate, scanning electron microscopy (SEM) and x-ray microtomography were performed. The results showed that the incorporation of 10% fly ash in pervious concrete with 75% of recycled aggregate content showed an increase of 6% tendency to clogging compared to the reference pervious concrete. In addition, the higher levels of recycled aggregate showed a greater tendency to clogging in samples, where the highest tendency was found in the 50% replacement concrete, while the reference concrete was 46% less susceptible to clogging. It was verified that the increase of the recycled aggregate content in pervious concrete provided the increase of surface abrasion. The microstructural investigation showed a good relationship between the macrostructural properties and the void content in pervious concretes”.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Engenharia e Tecnologia de Materiais ([email protected]) on 2021-05-18T18:18:39Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Gabrieli Lazzari Vieira - correções banca.pdf: 4794658 bytes, checksum: a5ef379a1c1c78952dae40788503a460 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2021-05-24T16:50:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Gabrieli Lazzari Vieira - correções banca.pdf: 4794658 bytes, checksum: a5ef379a1c1c78952dae40788503a460 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-24T16:54:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Gabrieli Lazzari Vieira - correções banca.pdf: 4794658 bytes, checksum: a5ef379a1c1c78952dae40788503a460 (MD5) Previous issue date: 2020-03-26eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/180910/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Gabrieli%20Lazzari%20Vieira%20-%20corre%c3%a7%c3%b5es%20banca.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConcreto Permeávelpor
dc.subjectAgregado Recicladopor
dc.subjectCinza Volantepor
dc.subjectPropriedades Mecânicaspor
dc.subjectMicrotomografia de Raios-xpor
dc.subjectPervious Concreteeng
dc.subjectRecycled Aggregateseng
dc.subjectFly Asheng
dc.subjectMechanical Propertieseng
dc.subjectX-ray Microtomographyeng
dc.subject.cnpqENGENHARIASpor
dc.titleInfluência da substituição do agregado reciclado e cinzas volantes no desempenho do concreto permeávelpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais

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