Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9555
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbizan, Silvio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4766848339205379por
dc.contributor.advisor1Costa, Cristiane Finger-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8316079079085656por
dc.date.accessioned2021-04-22T18:27:06Z-
dc.date.issued2021-03-16-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9555-
dc.description.resumoEste trabalho trata de notícias em vídeo geradas por sistema de Inteligência Artificial. O uso de programas de automação nas redações é crescente e faz chegar ao público um volume cada vez maior dessas produções. A adoção desses sistemas acarreta mudanças nas práticas tradicionais de confecção de notícias, já que os algoritmos substituem o homem na captação, na organização e na distribuição das informações. Há reflexos também no formato das notícias. Com os objetivos de identificar características próprias desses vídeos e descobrir quais são as estratégias de credibilidade e qual o papel do jornalista nessas construções, foi feita uma análise sobre as narrativas dessas produções. Os referenciais teóricos para isso são, entre outros, Sodré (1977, 2009a, 2009b), Motta (1999, 2008, 2013), Cannito (2010), Mota (2001), Becker (2018), Vizeu (2002) e Mourão (2001), que tratam de narrativa, narrativa audiovisual e edição. Quanto à automação jornalística, os conceitos centrais são de Diakopoulos (2018, 2019, 2020), Dörr (2016) e Latar (2018), e entre os brasileiros têm-se Squirra e Carreira (2018). Tendo como metodologia a Análise de Conteúdo, foi, inicialmente, proposta uma classificação das narrativas jornalísticas audiovisuais geradas automaticamente em três tipos: básica, diversificada e mimética. Em seguida, cada um dos tipos foi analisado em detalhes sob a perspectiva das imagens, dos sons e dos textos. O estudo revelou a ausência de jornalistas nas narrativas e a consequente reestruturação da relação de credibilidade, tendo como um novo agente a própria tecnologia. Foi constatada, também, a adoção da objetividade e do distanciamento como estratégias de atratividade e de credibilidade.por
dc.description.abstractThis work deals with video news generated by the Artificial Intelligence system. The use of automation programs in newsrooms is growing and brings to the public an increasing volume of these productions. The adoption of these systems leads to changes in the traditional news-making practices since the algorithms replace man in capturing, organizing, and distributing information. There are also reflections on the format of the news. With the objective of identifying the characteristics of these videos and discovering the credibility strategies and the role of the journalist in these constructions, an analysis was made about the narratives of these productions. The theoretical references for this are, among others, Sodré (1977, 2009a, 2009b), Motta (1999, 2008, 2013), Cannito (2010), Mota (2001), Becker (2018), Vizeu (2002), and Mourão (2001) that deal with narrative, audiovisual narrative, and editing. As for journalistic automation, the central concepts are of Diakopoulos (2018, 2019, 2020), Dörr (2016), and Latar (2018), and among Brazilians there are Squirra and Carreira (2018). Using Content Analysis as a methodology, it was initially proposed a classification of the automatically generated audiovisual journalistic narratives into three types: basic, diversified, and mimetic. Then, each type was analyzed in detail from the perspective of images, sounds and texts. The study revealed the absence of journalists in the narratives and the consequent restructuring of the credibility relationship with the technology itself as a new agent. The adoption of objectivity and distancing as strategies of attractiveness and credibility was also observed.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2021-04-07T20:23:31Z No. of bitstreams: 1 Silvio_Nestor_Barbizan_TES.pdf: 2298329 bytes, checksum: 308d32e8087ac2928f4b7ce4e4f82a51 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2021-04-22T18:14:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Silvio_Nestor_Barbizan_TES.pdf: 2298329 bytes, checksum: 308d32e8087ac2928f4b7ce4e4f82a51 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-22T18:27:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silvio_Nestor_Barbizan_TES.pdf: 2298329 bytes, checksum: 308d32e8087ac2928f4b7ce4e4f82a51 (MD5) Previous issue date: 2021-03-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/180412/Silvio_Nestor_Barbizan_TES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação, Arte e Designpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectInteligência Artificialpor
dc.subjectJornalismo Automatizadopor
dc.subjectJornalismo em Vídeopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleJornalismo em vídeo gerado por inteligência artificial : narrativas e credibilidadepor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silvio_Nestor_Barbizan_TES.pdfSILVIO_BARBIZAN_TES2,24 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.