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dc.creatorChanin, Rafael Matone-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4487931429117020por
dc.contributor.advisor1Prikladnicki, Rafael-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2007065934836962por
dc.contributor.advisor-co1Sales, Afonso Henrique Correa de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4329466230451089por
dc.date.accessioned2021-04-08T19:14:57Z-
dc.date.issued2020-12-16-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9531-
dc.description.resumoThe advances in technology have enabled people to develop services and products that can reach millions of people around the world. These endeavours, that are developed under high uncertainty, are called startups. Facebook and Google are examples of successful companies that once were startups. However, most startups fail in their first years of life. From an education standpoint, even though universities are adapting their curricula in order to embrace startup education content, the challenge still remains: how can we provide real world experiences for software engineering students to develop relevant software startups? In order to fill this gap, the goal of this research is to propose a framework that can serve as guidance to faculty to better deliver software startup content to software engineering students. The work was divided into three research phases: exploratory, initial proposal, and evaluation and evolution. In the exploratory phase we deepen our understanding on software startup, as well as on how these concepts are taught to students. This was pursued through empirical studies, such as systematic mapping review, surveys, and case studies. From these results, an initial proposal of the framework was developed - the Challenge Based Startup Learning. Finally, in the evaluation and evolution phase, we conducted an expert panel in order to gather feedback from specialists, so we could improve the framework. Therefore, this research aims at contributing to the educational community when it comes to teaching software startups in the context of undergraduate software engineering curriculum.por
dc.description.abstractOs avanços tecnológicos possibilitaram que pessoas desenvolvessem produtos e serviços que podem alcançar milhões de pessoas ao redor do mundo. Estas iniciativas, que são criadas em um cenário de extrema incerteza, são chamadas de startups. Facebook e Google são exemplos de empresas de sucesso que um dia foram startups. No entanto, a maioria das startups quebra nos seus primeiros anos de vida. No contexto educacional, apesar das universidades estarem adaptando seus currículos para inserir conceitos relativos a startups, o desafio é: como prover uma experiência real para que alunos de engenharia de software desenvolvam software startups? Para buscar resolver este problema, o objetivo desta pesquisa é propor um framework que pode servir de guia para professores entregarem conteúdos referentes a software startups. Este trabalho foi dividido em três fases: exploratória, proposta inicial, e avaliação e evolução. Na fase exploratória, serão aprofundados os conhecimentos em startups de software e na forma como esse conteúdo é ensinado para os estudantes. Isso foi feito através de estudos empíricos, como um mapeamento sistemático da literatura, surveys, e estudos de casos. A partir destes estudos foi proposto um framework inicial, que foi chamado de Challenge Based Startup Learning. Finalmente, na fase de avaliação e evolução será conduzido um painel com especialistas com o intuito de obter feedback para poder melhorar e evoluir o framework. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo contribuir nas formas e técnicas de se ensinar software startups no contexto dos currículos de graduação de engenharia de software.por
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Ciência da Computação ([email protected]) on 2021-03-05T16:43:41Z No. of bitstreams: 1 RAFAEL MATONE CHANIN_TES.pdf: 3857517 bytes, checksum: 1280aa6fc087c4b52328c5273155bb84 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2021-04-08T19:10:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RAFAEL MATONE CHANIN_TES.pdf: 3857517 bytes, checksum: 1280aa6fc087c4b52328c5273155bb84 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-08T19:14:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAFAEL MATONE CHANIN_TES.pdf: 3857517 bytes, checksum: 1280aa6fc087c4b52328c5273155bb84 (MD5) Previous issue date: 2020-12-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/180250/RAFAEL%20MATONE%20CHANIN_TES.pdf.jpg*
dc.languageengpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectStartupseng
dc.subjectSoftware Engineering Educationeng
dc.subjectStartup Educationeng
dc.subjectEntrepreneurship Educationeng
dc.subjectActive Learning Methodologyeng
dc.subjectSoftware Startupseng
dc.subjectEnsino em Engenharia de Softwarepor
dc.subjectEnsino em Startuppor
dc.subjectEnsino em Empreendedorismopor
dc.subjectMetodologias Ativaspor
dc.subjectStartups de Softwarepor
dc.subject.cnpqCIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleA framework to design software startups courses in software engineering undergraduate curriculumpor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

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