Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9521
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWiebusch, Andressa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7775729173383975por
dc.contributor.advisor1Lima, Valderez Marina do Rosário-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4171062268615605por
dc.date.accessioned2021-03-26T18:11:22Z-
dc.date.issued2020-12-15-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9521-
dc.description.resumoEste estudo buscou compreender como são constituídas as estratégias pedagógicas, que orientam as metodologias ativas no Ensino Superior. O referencial teórico tem como principais autores Bacich; Tanzi Neto e Trevisani (2015), Berbel (2011), Freire (1975, 1980, 1982, 1983, 1996, 1998, 2001), Horn e Staker (2015), Moran (2015, 2018, 2019), Zabalza (2003, 2004, 2008, 2009, 2010, 2015) e entre outros. A pesquisa teve a abordagem qualitativa e desenvolvida, por meio de um estudo de caso na sala de aula de duas professoras e os respectivos estudantes das turmas, de dois cursos de graduação/bacharelado da área da computação, de uma universidade privada, localizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Para a coleta de dados, realizamos: observações e registros em diários de aula, questionários e entrevistas. No processo de análise, com base na Análise Textual Discursiva (ATD), emergiram três categorias, ensino dialógico: a perspectiva do professor; aprendizagem dialógica: a perspectiva do estudante e universidade dialógica: articulações entre a formação docente e o desenvolvimento acadêmico, que foram constituídas por subcategorias. Como principais resultados, evidenciamos que as professoras ao utilizarem as metodologias ativas, atuam com um vetor epistemológico marcado pela intencionalidade, empatia e as relações interpessoais, desenvolvendo estratégias didático-pedagógicas e também pelo papel de mediador dos processos que envolvem o ensinar e o aprender, com foco na problematização, na aprendizagem autônoma e no protagonismo do estudante. Nesta perspectiva, a inserção de problemas reais no ensino universitário e a subsequente busca de soluções, por meio do trabalho em grupo, permite que os acadêmicos possam aprender e compartilhar os saberes com os pares. Também evidenciamos a necessidade da universidade constituir-se dialógica nos processos de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, entendemos que o diálogo precisa estar presente em todos os tempos e espaços, no currículo e nas disciplinas, envolvendo a transdisciplinaridade entre as diferentes áreas do conhecimento, considerando o lócus de formação e a transformação permanente, tanto para o professor, quanto para o estudante e a universidade. Palavras-Chave: Metodologias Ativas. Ensino Superior. Docência Universitária. Estratégias Pedagógicas. Processos de Ensino e de Aprendizagem.por
dc.description.abstractThis study sought to understand how pedagogical strategies are constituted, which guide the methodologies active in Higher Education. The main theoretical framework has Bacich; Tanzi Neto and Trevisani (2015), Berbel (2011), Freire (1975, 1980, 1982, 1983, 1996, 1998, 2001), Horn and Staker (2015), Moran (2000, 2015, 2018, 2019), Zabalza (2003, 2004, 2008, 2009, 2010, 2015) and among others. The research had a qualitative approach, and developed, through a case study in the classroom of two teachers and the respective students of the classes, of two Undergraduate/Bachelor's Courses in the area of computing, of a Private University, located in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. For data collection, we performed: observations and records in class diaries, questionnaires and interviews. In the analysis process, based on Discursive Textual Analysis (ATD), three categories emerged, dialogical teaching: the perspective of the teacher; dialogical learning: the perspective of the student and dialogical university: articulations between teacher education and academic development, which were constituted by subcategories. As main results, we show that teachers, when using active methodologies, act with an epistemological vector marked by intentionality, empathy and interpersonal relationships, developing didactic-pedagogical strategies and also by the role of mediator of the processes that involve teaching and learning, focusing on problematization, autonomous learning and student protagonism. In this perspective, the insertion of real problems in university education and the subsequent search for solutions, through group work, allows students to learn and share knowledge with peers. We also highlighted the need for the university to be dialogical in the teaching and learning processes. In this sense, we understand that dialogue needs to be present in all times and spaces, in the curriculum and in the disciplines, involving the transdisciplinarity between the different areas of knowledge, considering the locus of formation and the permanent transformation, both for the teacher, as for the student and the university. Keywords: Active Methodologies. Higher Education. University Teaching. Pedagogical Strategies. Teaching and Learning Processes.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2021-02-11T14:16:44Z No. of bitstreams: 1 Tese Andressa Wiebusch-versão final.pdf: 4161186 bytes, checksum: 14a43601450684da051a8f0b1b2aec35 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Anamaria Ferreira ([email protected]) on 2021-03-26T17:57:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Andressa Wiebusch-versão final.pdf: 4161186 bytes, checksum: 14a43601450684da051a8f0b1b2aec35 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-26T18:11:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese Andressa Wiebusch-versão final.pdf: 4161186 bytes, checksum: 14a43601450684da051a8f0b1b2aec35 (MD5) Previous issue date: 2020-12-15eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/180145/Tese%20Andressa%20Wiebusch-vers%c3%a3o%20final.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMetodologias ativaspor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectDocência universitáriapor
dc.subjectEstratégias pedagógicaspor
dc.subjectProcessos de ensino e de aprendizagempor
dc.subjectActive methodologieseng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectUniversity teachingeng
dc.subjectPedagogical Strategieseng
dc.subjectTeaching and learning processeseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleMetodologias ativas : reflexões e caminhos possíveis entre concepções e estratégias pedagógicas no ensino superiorpor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Andressa Wiebusch-versão final.pdfANDRESSA_WIEBUSCH_TES.pdf4,06 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.