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dc.creatorBonato, Taís Nicoletti-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700963T0por
dc.contributor.advisor1Wagner, Adriana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783365E6por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:22:38Z-
dc.date.available2006-10-26-
dc.date.issued2006-06-23-
dc.identifier.citationBONATO, Taís Nicoletti. Hábitos de lazer e autoconceito em adolescentes. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/950-
dc.description.resumoO contexto do lazer tem sido entendido atualmente como facilitador das tarefas desenvolvimentais que caracterizam a adolescência, em parte pela associação com o autoconceito. Partindo desta premissa, esta dissertação objetivou pesquisar o lazer juvenil. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura, que descreve, desde uma perspectiva histórica, concepções teóricas acerca do lazer, ócio e tempo livre. Além disso, discute-se a importância do lazer no desenvolvimento adolescente, considerando elementos conceituais e incluindo uma análise das recentes investigações empíricas nacionais e internacionais. A fim de investigar as correlações existentes entre os hábitos de lazer e o autoconceito em adolescentes, realizou-se uma pesquisa empírica com a participação de 506 adolescentes adolescentes do ensino médio de 10 escolas da rede pública e privada de Porto Alegre/RS (Brasil). Para avaliar as variáveis do estudo, utilizou-se um questionário de dados sócio-demográficos e duas escalas, a Escala de Hábitos de Lazer e o Self Perception Profile for Adolescents. Os instrumentos foram aplicados em salas de aula mediante a autorização do termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram realizadas análises descritivas, inferenciais e correlacionais. Dentre os resultados, destaca-se a preponderância dos hábitos hedonistas e o equilíbrio entre as dimensões do autoconceito dos jovens. Identificou-se que os hábitos instrutivos correspondem a melhores níveis de autoconceito, seguido dos hedonistas. Conclui-se que as relações existentes entre os hábitos de lazer e o autoconceito indicam que as práticas de lazer qualificam o autoconceito dos adolescentes e este, por sua vez, atua na eleição, no grau de envolvimento e na manutenção dos hábitos de lazer.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:22:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 380715.pdf: 925011 bytes, checksum: aa6b95771833aa39a286fb90efc60a39 (MD5) Previous issue date: 2006-06-23eng
dc.description.sponsorshipSem agência de fomento-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7627/380715.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIA DO ADOLESCENTEpor
dc.subjectCOMPORTAMENTO (PSICOLOGIA)por
dc.subjectLAZER - ASPECTOS PSICOLÓGICOSpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleHábitos de lazer e autoconceito em adolescentespor
dc.typeDissertaçãopor
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