Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9504
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilveira, Maristela Schleicher-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7696383813993272por
dc.contributor.advisor1Delanoy, Cláudio Primo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0339415537777452por
dc.date.accessioned2021-03-16T14:34:44Z-
dc.date.issued2021-01-07-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9504-
dc.description.resumoO ensino de leitura é um dos grandes desafios dos professores da Educação Básica e do Ensino Superior. Ao perceber que os estudantes do SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial têm dificuldades de compreensão por meio da leitura, consideramos relevante desenvolver tarefas de leitura de um gênero discursivo relacionado às necessidades desses estudantes. As tarefas foram desenvolvidas à luz da teoria do Círculo de Bakhtin, visto que o dialogismo é o princípio constitutivo do enunciado e, desse modo, o sentido é construído por meio da interação discursiva. Os objetivos deste estudo envolveram uma reflexão sobre leitura a partir do Círculo e o desenvolvimento de tarefas de leitura a partir de um artigo científico. As questões que nortearam o desenvolvimento da pesquisa foram: (1) Como os conceitos das reflexões do Círculo de Bakhtin podem contribuir para o ensino de leitura? (2) Que tarefas de leitura podem ser propostas para que os acadêmicos de cursos superiores de tecnologia do SENAI compreendam textos de estilo neutro-objetivo? Escolhemos como base para o desenvolvimento das questões o artigo intitulado Integração da IOT e Arduino para avaliação da qualidade do leite: uma revisão sistemática. Foram elaboradas 22 questões que exploram a leitura do artigo científico de modo linear com foco na função, na construção composicional e no sentido. Neste estudo, além das questões, dos comentários e respostas esperadas, apresentamos uma sugestão de aplicação do roteiro elaborado.por
dc.description.abstractThe teaching of reading is one of the great challenges of teachers and professors on Basic and Higher education. Realizing that students from SENAI College (Brazilian National Service for Industrial Training) have difficulties understanding through reading, we consider important to develop reading tasks of a discursive genre related to the needs of these undergraduates. The tasks were developed according to Bakhtin Circle theory, since dialogism is the constitutive principle of the statement and, therefore, the meaning is constructed through discursive interaction. The objectives of this study involved a reflection on reading from the Bakhtin Circle and the development of reading exercises from a scientific article. The questions that guided the development of the research were: (1) How the concepts of the reflections of the Bakhtin Circle contribute to the teaching of reading? (2) What reading tasks can be proposed so that academics from higher education courses of technology at SENAI understand objective-neutral texts? We chose as the basis for the development of the questions the article entitled “Integration of IOT and Arduino to assess milk quality: a systematic review.”. Thus, twenty-two questions were elaborated, exploring the scientific reading in a linear manner with a focus on function, construction compositional, and in the sense. In this study, in addition to the questions, comments and expected answers, we present a suggested application of the elaborated script.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Letras ([email protected]) on 2021-02-23T18:38:24Z No. of bitstreams: 1 Tese - Maristela Schleicher Silveira.pdf: 1654070 bytes, checksum: 280f8f82d622cadd080890ff27a7d266 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Anamaria Ferreira ([email protected]) on 2021-03-16T14:06:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese - Maristela Schleicher Silveira.pdf: 1654070 bytes, checksum: 280f8f82d622cadd080890ff27a7d266 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-16T14:34:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese - Maristela Schleicher Silveira.pdf: 1654070 bytes, checksum: 280f8f82d622cadd080890ff27a7d266 (MD5) Previous issue date: 2021-01-07eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/180077/Tese%20-%20Maristela%20Schleicher%20Silveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArtigo científicopor
dc.subjectEstilo neutro-objetivopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectCírculo de Bakhtinpor
dc.subjectScientific articleeng
dc.subjectNeutral-objective styleeng
dc.subjectBakhtin circleeng
dc.subjectReadingeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleLeitura de textos de estilo neutro-objetivo: uma proposta pela perspectiva do Círculo de Bakhtinpor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese - Maristela Schleicher Silveira.pdfMARISTELA_SCHLEICHER_SILVEIRA_TES.pdf1.62 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.