Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9486
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCadó, Nathalia Maynart-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2797561184464192por
dc.contributor.advisor1Kohlrausch, Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3060504052514599por
dc.date.accessioned2021-02-10T19:42:58Z-
dc.date.issued2021-01-07-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9486-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo central analisar a dramaturgia feminina argentina do século XX em duas etapas distintas: a primeira, de Alfonsina Storni e sua peça Polixena y la Cocinerita; seguidamente, com Beatriz Guido na obra Soledad y el Incendiario a qual, embora seja classificada como fotonovela, deu-se um olhar a ela como um texto teatral, ao observar que contém muitas características em comum com o drama e também com a afirmação de Emil Staiger (1975) ao dizer que todo texto pode ser adaptado aos palcos, desde que o autor tenha ciência e conhecimento do âmbito teatral. A principal questão que a pesquisa quis responder foi: considerando o forte impulso modernizante do século XX em Buenos Aires e todas as mudanças causadas no meio cultural, quais elementos históricos oriundos deste período de urbanização e modernidade podem ser encontrados e analisados nas peças teatrais já mencionadas, de Alfonsina Storni e Beatriz Guido? Diante disso, a discussão do trabalho teve como foco a busca de marcas da história no período em que essas escritoras viveram, contextualizadas em um processo de modernização argentina, sobretudo em sua capital Buenos Aires. O delineamento desta dissertação tem como base os conceitos de representatividade, de Angel Rama, modernidade tardia, de Ana Pizarro, que evidenciaram a modernidade na América Latina no século XX como um todo e respeitando o desenvolvimento próprio de cada região, e cultura de mescla, de Beatriz Sarlo, que definiu o momento de Buenos Aires principalmente entre os anos 1920 a 1930. As três noções valorizam a perspectiva histórica do continente, o que é fundamental para discutir tais situações passadas no texto literário. Examinando as obras de Storni e Guido, presencia-se que ambas colocaram em cena mulheres que retratam a sociedade na época, colidindo com períodos históricos que a visibilidade feminina foi questionada. Dessa forma, a investigação considera a representação da mulher como uma referência do espaço urbano argentino e também da modernidade latino-americana, que é o que está indicado nas peças. O estudo também contempla um panorama do teatro argentino nas fases mais importantes do século XX e há como principal orientação teórica autores que abordam o teatro em sua relação histórica, articulando tópicos com as peças de Storni e Guido.por
dc.description.abstractThe main objective of this work is to understand the Argentine female dramaturgy of the 20th century in two distinct stages. First, by Alfonsina Storni and her play Polixena y la Cocinerita; then, with Beatriz Guido in the work Soledad y el Incendiario which, although it is classified as a photonovel, was considered as a theatrical text, observing that it contains many characteristics in common with the drama and also with the statement of Emil Staiger (1975). According to him, any text can be adapted to the stage, as long as the author has the science and knowledge of the theatrical scope. The main question this research wanted to answer was: considering the strong modernizing impulse of the 20th century in Buenos Aires and all the changes caused in the cultural environment, which historical elements from this period of urbanization and modernity can be found and analyzed in the plays already mentioned, by Alfonsina Storni and Beatriz Guido? Therefore, the discussion of the work focused on the search for historical marks in the period in which these writers lived, contextualized in a process of Argentine modernization, especially in their capital, Buenos Aires. The outline of this dissertation is based on the concepts of representatividade, by Angel Rama; modernidade tardia, by Ana Pizarro, which showed modernity in Latin America in the 20th century as a whole and respecting the specific development of each region; and cultura de mescla, by Beatriz Sarlo, who defined the moment in Buenos Aires mainly between the 1920s and 1930s. The three notions prize the continent's historical perspective, which is key to discuss such past situations in the literary text. Examining the works of Storni and Guido, one can see that both put on the scene women who portray society at the time, clashing with historical periods in which female visibility was questioned. Thus, the investigation considers the representation of women as a reference in the Argentine urban space and also in Latin American modernity, which is what is indicated in the plays. The study also contemplates an overview of Argentine theater in the most important phases of the 20th century. Also, as the main theoretical orientation, there are authors who approach theater in its historical relationship, articulating topics with the plays by Storni and Guido.eng
dc.description.abstractEl trabajo tiene como su objetivo central comprender la dramaturgia femenina argentina en el siglo XX en dos etapas distintas: la primera, de Alfonsina Storni y su pieza Polixena y la Cocinerita, seguido de Beatriz Guido en la obra Soledad y el Incendiario, la cual aunque sea clasificada como fotonovela, se la miró como un texto de teatro, al observar que hay muchas características en común con el drama y también con la afirmación de Emil Staiger, que dijo que todo texto puede adaptarse a los escenarios, desde que el autor esté ciente y tenga conocimiento acerca del ámbito teatral. La principal cuestión que la investigación quiso contestar fue: considerando el fuerte impulso de modernización en el siglo XX en Buenos Aires y todos los cambios que se produjeron en el medio cultural, ¿cuáles son los elementos historicos de este periodo de urbanización y modernidad que pueden encontrarse y analizarlos en las piezas teatrales ya citadas, de Alfonsina Storni y Beatriz Guido? Frente a eso, la discusión del trabajo tuvo como enfoque la búsqueda de identificaciones históricas en el periodo que estas escritoras vivieron, contextualizadas en un proceso de modernización argentina, sobretodo en su capital Buenos Aires. La delineación de esta tesis hay como base los conceptos de representatividad, de Angel Rama, modernidad tardía, de Ana Pizarro, que demostraron la modernidad en América Latina en el siglo XX como un todo y respectando el desarrollo propio de cada región, y cultura de mezcla, de Beatriz Sarlo, que definió el momento de Buenos Aires principalmente entre los años 1920 a 1930. Las tres nociones valoran la perspectiva historica del continente, lo que es fundamental para la discutirla a través del texto literario. Examinando las obras de Storni y Guido, se presencia que ellas pusieron en escena mujeres que retratan a la sociedad en la época, relacionándolas con los periodos historicos que la visibilidad femenina ha sido cuestionada. Así pues, la investigación considera la representación de la mujer como un referencial del espacio urbano argentino y también de la modernidad latinoamericana, lo que se indica a lo largo de las piezas. En el estudio también hay un panorama del teatro argentino en las fases más importantes del siglo XX, y tiene como principal orientación teórica autores que comprenden el teatro en su relación historica, relacionándola a algunos tópicos con las piezas de Storni y Guido.spa
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Letras ([email protected]) on 2021-02-05T18:07:28Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Nathalia Maynart Cadó.pdf: 1068458 bytes, checksum: 77070075f7d7ef2d8a82a20fae998d52 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2021-02-10T19:34:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - Nathalia Maynart Cadó.pdf: 1068458 bytes, checksum: 77070075f7d7ef2d8a82a20fae998d52 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-10T19:42:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Nathalia Maynart Cadó.pdf: 1068458 bytes, checksum: 77070075f7d7ef2d8a82a20fae998d52 (MD5) Previous issue date: 2021-01-07eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/179957/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Nathalia%20Maynart%20Cad%c3%b3.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectHistóriaeng
dc.subjectArgentinaspa
dc.subjectTeatropor
dc.subjectModernidadepor
dc.subjectVisibilidade femininapor
dc.subjectLiteraturepor
dc.subjectHistorypor
dc.subjectArgentinapor
dc.subjectTheaterpor
dc.subjectModernitypor
dc.subjectWomen’s visibilitypor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectHistoriapor
dc.subjectArgentinapor
dc.subjectModernidadpor
dc.subjectVisibilidad femeninapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleAs mulheres em cena : estudo do teatro de Alfonsina Storni e Beatriz Guido em relação à modernidade Argentinapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Nathalia Maynart Cadó.pdfNATHALIA_MAYNART_CADO_DIS1,04 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.