Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/947
Document type: | Dissertação |
Title: | A prática da adoção e a produção dos modos de ser adotante e adotado |
Author: | Strenzel, Janaina Claudia ![]() |
Advisor: | Guareschi, Neuza Maria de Fátima |
Abstract (native): | Esta dissertação trata da prática da adoção objetivando evidenciar algumas das configurações que foram se construindo em diversos momentos da sociedade e a conformação desta na contemporaneidade. Para isso, na primeira parte deste trabalho produzimos algumas reflexões sobre as práticas de adoção e as aproximações destas com o cuidado e atenção a crianças e jovens abandonados, visibilizando modos de governo em relação a esta população. Na segunda parte deste estudo trabalhamos com o a produção de sentidos no discurso da mídia, buscando regularidades deste discurso, na articulação com diferentes campos de saber e poder na construção dos modos de ser adotante e adotado na sociedade contemporânea. |
Keywords: | ADOÇÃO ADOÇÃO - ASPECTOS PSICOLÓGICOS CRIANÇAS ABANDONADAS CRIANÇAS - DIREITOS MÍDIA GOVERNO |
CNPQ Knowledge Areas: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Language: | por |
Country: | BR |
Publisher: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Institution Acronym: | PUCRS |
Department: | Faculdade de Psicologia |
Program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citation: | STRENZEL, Janaina Claudia. A prática da adoção e a produção dos modos de ser adotante e adotado. 2007. 71 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
Access type: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/947 |
Issue Date: | 27-Mar-2007 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
393196.pdf | Texto Completo | 523.56 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.