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dc.creatorSantos, Tatiana Fruscalso dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8514234343091515por
dc.contributor.advisor1Giraffa, Lucia Maria Martins-
dc.contributor.advisor1Lattes8787637274769944por
dc.date.accessioned2021-01-08T16:50:13Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9474-
dc.description.resumoEsta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, inserida na linha de pesquisa Formação, Políticas e Práticas em Educação – FOPPE, investigou as ações relacionadas à formação dos docentes que atuam no ensino técnico, em tempos de estruturas e crenças líquidas. A investigação utilizou a abordagem de cunho qualitativo, apoiada num estudo de caso, em que se buscam dados relacionados à opinião de uma parte dos atores que atuam neste ecossistema escolar. Ao compor o referencial teórico, destacam-se como pontos importantes a trajetória do ensino técnico no contexto nacional atrelado às políticas públicas e às tecnologias digitais. A partir da revisão sistemática de literatura, foi possível compreender o cenário atual através das publicações percorridas durante o estudo, sendo que as mudanças ocorridas no mundo do trabalho afetam o conceito tradicional de ensino técnico. Os aportes teóricos ancoram-se, principalmente, em autores como Toffler (2012), Friedman (2014), Bauman (2001), Lévy (1994, 1999), Santos (2000, 2008), Saviani (2007), Weller (2011), Perrenoud, (2000), entre outros. Para a produção dos dados, utilizamos como instrumentos entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Como método de análise dos dados, é utilizada a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi. Concluímos, com este estudo, que, certamente, a formação dos professores para atuar no ensino técnico não se estingue nos cursos de licenciatura/bacharelado ou na formação pedagógica complementar. O entendimento de formação inicial, não como ideia de imperfeição, mas sim de continuidade, reflete a dinamicidade do mundo no qual estamos vivendo. Os professores do ensino técnico precisam ter, além da formação específica na área de atuação do curso, formação pedagógica que contemple aspectos relacionados à inovação/adequação das práticas pedagógicas e fluência tecnológica, a fim de preparar o futuro profissional para o fazer técnico e o conceito que defendemos. O que se concretizou através deste estudo é que ensino técnico caracteriza-se como o ensino visando ao fazer técnico. Contudo, não pode ser entendido como procedural, tecnicista e desprovido de reflexão, ao contrário disso, esse fazer caracteriza-se pela competência, criatividade e inovação, uma vez que deve/pode atender demandas de formação relacionadas ao momento em que a sociedade se encontra, em nível de necessidades prementes. Palavras-chave: Formação de Professores. Ensino Técnico. Tecnologias Digitais. Cibercultura. Mundo do Trabalho.por
dc.description.abstractThis research is linked to the Graduate Program of the Escola de Humanidades at the Catholic Pontifical University of Rio Grande do Sul (PUCRS) and it is part of the FOPPE research line (Education, Policies and Practices in Education). We investigated the actions related to the education for teachers who work in Vocational School in times of liquid structures and beliefs. For this investigation, we used a qualitative approach in a case study seeking data related to the opinion of the ones who are part of the school ecosystem. In the theoretical framework, there are some important issues such as the trajectory of Vocational Education in national context together with public policies and digital technologies. By means of a systemic review of the literature, it was possible to understand the current scenario through the publications covered in this study. We also observed that the changes in the world of work affect the traditional concept of vocational education. Our theoretical contributions are based in authors such as Toffler (2012), Friedman (2014), Bauman (2001), Lévy (1994, 1999), Santos (2000, 2008), Saviani (2007), Weller (2011), and Perrenoud (2000). For the data collection, we used semi-structured interviewed and the analysis of documents. The method of data analysis used was the Discursive textual analysis by Moraes and Galiazzi. This study might lead us to conclude that vocational education teachers’ training does not end in bachelor's degree or in additional pedagogical education. To understand initial education not as an idea of imperfection but as a continuity reflects on this dynamic world that we live. Besides the specific training regarding the field of the course, Vocational Education teachers should have a pedagogical education which encompasses some aspects related to the innovation and adequacy of pedagogical practices and technological fluency to enable future professionals to the technical making. Our study defends that vocational education aims at focusing on technical making. However, this cannot be understood as a procedural, technicist activity devoid of reflection. Instead, it is characterized by the competence, creativity and innovation, since it should/can meet all the quests related to the current moment of the society and its urgent needs. Keywords: Teacher Education. Vocational Education. Digital Technology. Cyberculture. World of work.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2021-01-08T13:06:52Z No. of bitstreams: 1 TESE - Tatiana Fruscalso dos Santos-FINAL.pdf: 1697828 bytes, checksum: 9168648ba271477a4829fa180f44f969 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Lucas Martins Kern ([email protected]) on 2021-01-08T16:44:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE - Tatiana Fruscalso dos Santos-FINAL.pdf: 1697828 bytes, checksum: 9168648ba271477a4829fa180f44f969 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-08T16:50:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE - Tatiana Fruscalso dos Santos-FINAL.pdf: 1697828 bytes, checksum: 9168648ba271477a4829fa180f44f969 (MD5) Previous issue date: 2020-11-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/179844/TESE%20-%20Tatiana%20Fruscalso%20dos%20Santos-FINAL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnsino técnicopor
dc.subjectTecnologias digitaispor
dc.subjectCiberculturapor
dc.subjectMundo do trabalhopor
dc.subjectTeacher Educationeng
dc.subjectVocational educationeng
dc.subjectDigital technologyeng
dc.subjectCybercultureeng
dc.subjectWorld of workeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEnsino técnico e formação docente : reflexões em tempos líquidos e ofertas abundantespor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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