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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/946
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708757U9 | por |
dc.contributor.advisor1 | Wagner, Adriana | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783365E6 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:22:38Z | - |
dc.date.available | 2007-07-30 | - |
dc.date.issued | 2007-06-18 | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Luiza Maria de Oliveira Braga. A interação família-escola frente aos problemas de comportamento da criança : uma parceria possível?. 2007. 109 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/946 | - |
dc.description.resumo | A presente tese de Doutorado analisa as continuidades e descontinuidades da relação famíliaescola frente aos problemas de comportamento da criança, investigando as práticas educativas parentais e escolares e as explicações que as sustentam, bem como a existência de ações conjuntas frente ao problema. O trabalho é constituído por três artigos que se apóiam no referencial ecológico-sistêmico. O primeiro artigo apresenta uma discussão acerca da etiologia dos problemas de comportamento na infância sob três perspectivas teóricas distintas, ressaltando a importância de entendê-los face a complexidade dos contextos de socialização da criança, tais como a família e a escola. No segundo artigo realizou-se quatro estudos de caso, entrevistando pais e professores de crianças, em idade escolar, que apresentavam problemas de comportamento na escola. Nesses casos, verificou-se que a interação famíliaescola é permeada por três elementos (eixos): entendimento do problema de comportamento da criança, as práticas educativas utilizadas e as orientações e/ou dinâmica da escola. Observou-se que a ambivalência quanto ao entendimento do problema de comportamento da criança atravessa-se às práticas educativas utilizadas por pais e professores, assim como estas mostram-se descontínuas e pouco conhecidas, tanto pela família em relação à escola, como o contrário. Esses resultados apontaram também para uma delimitação rígida das fronteiras família-escola, que parece associar-se à dificuldades na comunicação entre os sistemas. A família mostrou-se submissa ao saber da escola, isentando-se de críticas e questionamentos acerca da função educativa e orientações da escola, especialmente na esfera familiar. Evidenciou-se também, que há uma carência de modelos integrativos família-escola. No segundo estudo, onde se comparou as práticas educativas de pais e professores em doze situações específicas, observou-se maior heterogeneidade das práticas na família do que na escola, onde estas se mostraram, predominantemente, de caráter indutivo. A diferença heterogeneidade X homogeneidade das práticas educativas no contexto familiar X escolar pode ser explicada pela distinta natureza da relação e da função educativa de pais e professores. O pouco conhecimento da família a respeito do contexto e das práticas educativas escolares sinaliza a delimitação rígida de fronteiras entre estes sistemas, o que reforça a submissão da família aos conhecimentos e orientações da escola. Evidenciou-se que as ações conjuntas apontadas pelos participantes reforçam o caráter orientador e curativo da escola perante a família. A família aparece guiada pela escola e assim, pouco se permite questionar a respeito dos conhecimentos que possui e da realidade escolar que é experienciada pelos filhos. A importância de uma interação família-escola que promova a integração dos contextos de socialização das crianças, assim como permita a definição de papéis e funções educativas de forma clara, mostrou-se urgente | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:22:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 392660.pdf: 576762 bytes, checksum: 75ebc803f903c35ac7dc2b9b8a6e8719 (MD5) Previous issue date: 2007-06-18 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7528/392660.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Psicologia | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PSICOLOGIA INFANTIL | por |
dc.subject | RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA | por |
dc.subject | CRIANÇAS - SOCIALIZAÇÃO | por |
dc.subject | COMPORTAMENTO (PSICOLOGIA)CRIANÇAS - EDUCAÇÃO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.title | A interação família-escola frente aos problemas de comportamento da criança : uma parceria possível? | por |
dc.type | Tese | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
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392660.pdf | Texto Completo | 563.24 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
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