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dc.creatorSilveira, Luiza Maria de Oliveira Braga-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708757U9por
dc.contributor.advisor1Wagner, Adriana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783365E6por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:22:38Z-
dc.date.available2007-07-30-
dc.date.issued2007-06-18-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Luiza Maria de Oliveira Braga. A interação família-escola frente aos problemas de comportamento da criança : uma parceria possível?. 2007. 109 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/946-
dc.description.resumoA presente tese de Doutorado analisa as continuidades e descontinuidades da relação famíliaescola frente aos problemas de comportamento da criança, investigando as práticas educativas parentais e escolares e as explicações que as sustentam, bem como a existência de ações conjuntas frente ao problema. O trabalho é constituído por três artigos que se apóiam no referencial ecológico-sistêmico. O primeiro artigo apresenta uma discussão acerca da etiologia dos problemas de comportamento na infância sob três perspectivas teóricas distintas, ressaltando a importância de entendê-los face a complexidade dos contextos de socialização da criança, tais como a família e a escola. No segundo artigo realizou-se quatro estudos de caso, entrevistando pais e professores de crianças, em idade escolar, que apresentavam problemas de comportamento na escola. Nesses casos, verificou-se que a interação famíliaescola é permeada por três elementos (eixos): entendimento do problema de comportamento da criança, as práticas educativas utilizadas e as orientações e/ou dinâmica da escola. Observou-se que a ambivalência quanto ao entendimento do problema de comportamento da criança atravessa-se às práticas educativas utilizadas por pais e professores, assim como estas mostram-se descontínuas e pouco conhecidas, tanto pela família em relação à escola, como o contrário. Esses resultados apontaram também para uma delimitação rígida das fronteiras família-escola, que parece associar-se à dificuldades na comunicação entre os sistemas. A família mostrou-se submissa ao saber da escola, isentando-se de críticas e questionamentos acerca da função educativa e orientações da escola, especialmente na esfera familiar. Evidenciou-se também, que há uma carência de modelos integrativos família-escola. No segundo estudo, onde se comparou as práticas educativas de pais e professores em doze situações específicas, observou-se maior heterogeneidade das práticas na família do que na escola, onde estas se mostraram, predominantemente, de caráter indutivo. A diferença heterogeneidade X homogeneidade das práticas educativas no contexto familiar X escolar pode ser explicada pela distinta natureza da relação e da função educativa de pais e professores. O pouco conhecimento da família a respeito do contexto e das práticas educativas escolares sinaliza a delimitação rígida de fronteiras entre estes sistemas, o que reforça a submissão da família aos conhecimentos e orientações da escola. Evidenciou-se que as ações conjuntas apontadas pelos participantes reforçam o caráter orientador e curativo da escola perante a família. A família aparece guiada pela escola e assim, pouco se permite questionar a respeito dos conhecimentos que possui e da realidade escolar que é experienciada pelos filhos. A importância de uma interação família-escola que promova a integração dos contextos de socialização das crianças, assim como permita a definição de papéis e funções educativas de forma clara, mostrou-se urgentepor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:22:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 392660.pdf: 576762 bytes, checksum: 75ebc803f903c35ac7dc2b9b8a6e8719 (MD5) Previous issue date: 2007-06-18eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7528/392660.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIA INFANTILpor
dc.subjectRELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLApor
dc.subjectCRIANÇAS - SOCIALIZAÇÃOpor
dc.subjectCOMPORTAMENTO (PSICOLOGIA)CRIANÇAS - EDUCAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleA interação família-escola frente aos problemas de comportamento da criança : uma parceria possível?por
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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