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dc.creatorFávero, Daniela Nicoletti-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0751937145125275por
dc.contributor.advisor1Amodeo, Maria Tereza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6513322259055497por
dc.date.accessioned2020-12-21T09:42:17Z-
dc.date.issued2020-11-18-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9454-
dc.description.resumoThroughout its history, Ireland has used literature to narrate its people and its land. From the earliest days, with oral narratives, to modernity, with the subversion of norms by names that entered the world canon, Irish literary production has been responsible for registering its types, challenges and achievements and, through fictional productions, reflecting the ideal of a nation. The Irish short story, highlighted in the country's literary production, has been privileged for better reflecting all the social upheavals of an Ireland marked by intense transformations and, in contemporary times, once more it is configured as an ideal genre to echo an environment that is found again in metamorphosis. The research carried out for this doctoral thesis highlights the relationship between the short story and the representation of the identities involved in situations of vulnerability such as homelessness, drug consumption and trafficking, and immigration. It is proposed that these types were, in some way, relegated to the margins and suffered the consequences of a social inequality even more accentuated by the Celtic Tiger period, in which Irish identity was especially associated with success and wealth. From the historical review of the Irish short story and the focus on contemporary socio-political criticisms of names like Fintan O'Toole, Brendan Bartley and Rob Kitchin, fifteen short stories are analyzed to portray the multiple traits that contribute to the composition of Irish identity, which it is neither fixed nor uniform, but a living reflection of a country and its people, largely impacted by political and social changes.por
dc.description.abstractDurante sua história, a Irlanda tem recorrido à literatura para narrar seu povo e sua terra. Desde os primórdios, com as narrativas orais, até a modernidade, com a subversão das normas por nomes que se inscreveram no cânone mundial, a produção literária irlandesa tem sido responsável por registrar seus tipos, desafios e conquistas e, através de produções ficcionais, refletir o ideal de uma nação. O conto irlandês, destaque na produção literária do país, tem sido privilegiado por melhor refletir toda a agitação social de uma Irlanda marcada por intensas transformações e, na contemporaneidade, configura-se como forma ideal para ecoar um ambiente que se encontra novamente em metamorfose. A pesquisa realizada para esta tese de doutorado evidencia a relação entre o conto e a representação das identidades envolvidas em situações de vulnerabilidade, como falta de moradia, consumo e tráfico de drogas e imigração. Propõe-se que esses tipos foram, de alguma forma, relegados à margem e sofreram as consequências de uma desigualdade social ainda mais acentuada pelo período do Tigre Celta, no qual a identidade irlandesa ficou especialmente associada a sucesso e riqueza. A partir da revisão histórica do conto irlandês e do enfoque em críticas sociopolíticas contemporâneas de nomes como Fintan O’Toole, Brendan Bartley e Rob Kitchin, quinze contos são analisados para retratar os múltiplos traços que contribuem para a composição da identidade irlandesa, que não é fixa nem uniforme, mas um reflexo vivo de um país e de um povo, amplamente impactados por transformações político-sociais.por
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Letras ([email protected]) on 2020-12-10T17:51:09Z No. of bitstreams: 1 Tese - Daniela Nicoletti Fávero.pdf: 1211005 bytes, checksum: 0ba3cb30dbeb233418f51dcbc1ada024 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Clarissa Selbach ([email protected]) on 2020-12-21T09:36:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese - Daniela Nicoletti Fávero.pdf: 1211005 bytes, checksum: 0ba3cb30dbeb233418f51dcbc1ada024 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-12-21T09:42:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese - Daniela Nicoletti Fávero.pdf: 1211005 bytes, checksum: 0ba3cb30dbeb233418f51dcbc1ada024 (MD5) Previous issue date: 2020-11-18eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/179772/TES_DANIELA_NICOLETTI_FAVERO_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
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dc.languageengeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMarginal identitieseng
dc.subjectIrish literatureeng
dc.subjectContemporary short storyeng
dc.subjectCeltic Tigereng
dc.subjectIdentidades marginaispor
dc.subjectLiteratura irlandesapor
dc.subjectConto contemporâneopor
dc.subjectTigre Celtapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.title"We had dreams and songs to sing": a portrait of the outcasted from the Celtic Tiger riches in the Irish short storypor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo36 mesespor
dc.restricao.dataliberacao21/12/2023por
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