Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9443
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJotz, Matheus Bello-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9435860596678374por
dc.contributor.advisor1Mattos, Ely José de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6800082663528927por
dc.date.accessioned2020-11-30T12:07:28Z-
dc.date.issued2020-03-31-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9443-
dc.description.resumoA demanda do transporte coletivo por ônibus no Brasil está em queda nos últimos anos. Diversos são os motivos deste acontecimento, sendo mais recentemente citada a entrada dos aplicativos de viagem sob demanda - a exemplo do Uber – como uma das principais causas. Utilizando dados em painel com efeitos fixos para quatro cidades brasileiras (Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre e Salvador) entre os anos de 2010 e 2018, este artigo busca verificar possíveis fatores da diminuição dos passageiros pagantes no transporte coletivo por ônibus. Destaca-se a relação da variável dependente com a quantidade de passageiros com gratuidade, e o nível de emprego na economia em geral. A análise indica que a entrada dos aplicativos de viagem sob demanda auxilia na queda de passageiros pagantes dos sistemas de ônibus.por
dc.description.abstractPublic transport bus ridership in Brazilian cities has been declining in recent years. There are several reasons for this event, with the entrance of ride-hailing services in the market - such as Uber - most recently being cited as one of the main causes. Using a panel data model with fixed effects for four Brazilian cities (Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre e Salvador), this paper seeks to verify the relation of several factors with the decrease of urban buses fare-paying passengers. Among these factors, we highlight the effects of gratuities and the level of employment of the economy. In our model, the entrance of ride-hailing services in the market seems to collaborate with the decrease of fare-paying passengers.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Economia do desenvolvimento ([email protected]) on 2020-10-21T21:18:41Z No. of bitstreams: 1 MATHEUS_BELLO_JOTZ_DIS.pdf: 748508 bytes, checksum: 58ae7b2c1db0fce1a7633e32acf1559f (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Sarajane Pan ([email protected]), reason: Devolvido devido ao título da publicação e folha da banca do arquivo PDF estar diferente, também pela falta da folha de rosto (página com as principais informações) e sumário. on 2020-11-17T17:56:59Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Economia do desenvolvimento ([email protected]) on 2020-11-24T21:06:17Z No. of bitstreams: 1 MATHEUS_BELLO_JOTZ_DIS.pdf: 783289 bytes, checksum: e64b7956b9328d6373e797cc513e5963 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2020-11-30T11:58:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MATHEUS_BELLO_JOTZ_DIS.pdf: 783289 bytes, checksum: e64b7956b9328d6373e797cc513e5963 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-30T12:07:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MATHEUS_BELLO_JOTZ_DIS.pdf: 783289 bytes, checksum: e64b7956b9328d6373e797cc513e5963 (MD5) Previous issue date: 2020-03-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/179673/MATHEUS_BELLO_JOTZ_DIS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Negóciospor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimentopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTransporte Coletivopor
dc.subjectÔnibuspor
dc.subjectPassageirospor
dc.subjectViagem sob Demandapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.titleAnálise da variação de demanda pagante no transporte coletivo por ônibus em grandes cidades brasileiraspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATHEUS_BELLO_JOTZ_DIS.pdfMATHEUS_BELLO_JOTZ_DIS764,93 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.