Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9443
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Jotz, Matheus Bello | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9435860596678374 | por |
dc.contributor.advisor1 | Mattos, Ely José de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6800082663528927 | por |
dc.date.accessioned | 2020-11-30T12:07:28Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-31 | - |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9443 | - |
dc.description.resumo | A demanda do transporte coletivo por ônibus no Brasil está em queda nos últimos anos. Diversos são os motivos deste acontecimento, sendo mais recentemente citada a entrada dos aplicativos de viagem sob demanda - a exemplo do Uber – como uma das principais causas. Utilizando dados em painel com efeitos fixos para quatro cidades brasileiras (Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre e Salvador) entre os anos de 2010 e 2018, este artigo busca verificar possíveis fatores da diminuição dos passageiros pagantes no transporte coletivo por ônibus. Destaca-se a relação da variável dependente com a quantidade de passageiros com gratuidade, e o nível de emprego na economia em geral. A análise indica que a entrada dos aplicativos de viagem sob demanda auxilia na queda de passageiros pagantes dos sistemas de ônibus. | por |
dc.description.abstract | Public transport bus ridership in Brazilian cities has been declining in recent years. There are several reasons for this event, with the entrance of ride-hailing services in the market - such as Uber - most recently being cited as one of the main causes. Using a panel data model with fixed effects for four Brazilian cities (Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre e Salvador), this paper seeks to verify the relation of several factors with the decrease of urban buses fare-paying passengers. Among these factors, we highlight the effects of gratuities and the level of employment of the economy. In our model, the entrance of ride-hailing services in the market seems to collaborate with the decrease of fare-paying passengers. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by PPG Economia do desenvolvimento ([email protected]) on 2020-10-21T21:18:41Z No. of bitstreams: 1 MATHEUS_BELLO_JOTZ_DIS.pdf: 748508 bytes, checksum: 58ae7b2c1db0fce1a7633e32acf1559f (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Sarajane Pan ([email protected]), reason: Devolvido devido ao título da publicação e folha da banca do arquivo PDF estar diferente, também pela falta da folha de rosto (página com as principais informações) e sumário. on 2020-11-17T17:56:59Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by PPG Economia do desenvolvimento ([email protected]) on 2020-11-24T21:06:17Z No. of bitstreams: 1 MATHEUS_BELLO_JOTZ_DIS.pdf: 783289 bytes, checksum: e64b7956b9328d6373e797cc513e5963 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2020-11-30T11:58:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MATHEUS_BELLO_JOTZ_DIS.pdf: 783289 bytes, checksum: e64b7956b9328d6373e797cc513e5963 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2020-11-30T12:07:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MATHEUS_BELLO_JOTZ_DIS.pdf: 783289 bytes, checksum: e64b7956b9328d6373e797cc513e5963 (MD5) Previous issue date: 2020-03-31 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/179673/MATHEUS_BELLO_JOTZ_DIS.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Escola de Negócios | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Transporte Coletivo | por |
dc.subject | Ônibus | por |
dc.subject | Passageiros | por |
dc.subject | Viagem sob Demanda | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | por |
dc.title | Análise da variação de demanda pagante no transporte coletivo por ônibus em grandes cidades brasileiras | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.restricao.situacao | Trabalho não apresenta restrição para publicação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MATHEUS_BELLO_JOTZ_DIS.pdf | MATHEUS_BELLO_JOTZ_DIS | 764,93 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.