Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/935
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Dian, Silvia Varela | - |
dc.contributor.advisor1 | Nunes, Maria Lúcia Tiellet | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787347U0 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:22:36Z | - |
dc.date.available | 2007-07-20 | - |
dc.date.issued | 2007-03-15 | - |
dc.identifier.citation | DIAN, Silvia Varela. Psicoterapia psicanalítica com crianças : avaliação e resultados. 2007. 92 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/935 | - |
dc.description.resumo | Foram elaboradas três sessões para a composição da dissertação de mestrado. Na primeira, foi realizada uma revisão conceitual sobre conflito, destacando as duas conflitivas fundamentais para a organização e o desenvolvimento do psiquismo infantil: separação-individuação e complexo de Édipo. Busca-se, dessa forma, articular autores psicanalíticos clássicos, que são importantes expoentes teóricos para compreensão do desenvolvimento infantil como Freud e Margareth Mahler, com autores contemporâneos e suas contribuições. Destaca-se a importância dos psicólogos clínicos conhecerem o desenvolvimento infantil para avaliar e tratar situações que perpassam as crises vitais, podendo assim agir de forma preventiva no tratamento dos sofrimentos psíquicos e proporcionar maior bem estar e saúde às crianças e aos seus familiares. Na segunda sessão, a proposta é categorizar um grupo clínico formado por 52 crianças que foram avaliadas por meio de testes psicológicos (Bender e WISC-III), da escala CBCL (preenchida pelos pais/responsáveis) e dos dados das fichas e prontuários dos pacientes. Isso com o objetivo de melhor compreender as dificuldades que mobilizaram seus familiares a procurar atendimento especializado. O trabalho visou identificar variáveis sócio-demográficas, clínicas e de resultado da avaliação psicológica; examinar a existência de relações entre: variáveis sócio-demográficas entre si, queixas e hipótese diagnóstica, hipótese diagnóstica e QI Total (WISC ), hipótese diagnóstica e resultados da avaliação com o teste Bender, hipótese diagnóstica e resultados do CBCL ( preenchido pelos pais em relação aos sintomas comportamentais). Por fim, através da avaliação, o estudo demonstra que as crianças estão sofrendo de intensa ansiedade que acarreta prejuízos em todos os aspectos de seu desenvolvimento. O estudo considera ainda, a relevância da avaliação e do tratamento psicológico na infância como prevenção de futuros padecimentos. A terceira sessão apresenta a viabilidade de estudar resultados da Psicoterapia Psicanalítica através de três estudos de casos, que foram avaliados antes de iniciar o tratamento e um ano após a Psicoterapia Psicanalítica, por meio de testes psicológicos (Bender, WISC-III, Teste das Fábulas e Rorschach), da escala CBCL e dos dados das fichas e dos prontuários dos pacientes. Os casos estudados apresentaram melhora na qualidade de suas relações afetivas e no controle de suas ansiedades. Foi possível observar que a Psicoterapia auxiliou na retomada do curso desenvolvimental normal e proporcionou às crianças maior estabilidade emocional. Os resultados obtidos pelos instrumentos de avaliação, possibilitaram a mensuração da evolução do atendimento, oferecendo aos psicólogos e aos familiares indicativos mais objetivos do desenvolvimento da criança | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:22:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 390043_novo.pdf: 423514 bytes, checksum: 2e6335ac7ab62212ff77522e5264f44d (MD5) Previous issue date: 2007-03-15 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7440/390043_novo.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Psicologia | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PSICOLOGIA INFANTIL | por |
dc.subject | PSICOTERAPIA INFANTIL | por |
dc.subject | PSICANÁLISE INFANTIL | por |
dc.subject | COMPLEXO DE ÉDIPO | por |
dc.subject | SEPARAÇÃO (PSICOLOGIA) | por |
dc.subject | INDIVIDUALISMO (PSICOLOGIA) | por |
dc.subject | DESENVOLVIMENTO INFANTIL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.title | Psicoterapia psicanalítica com crianças : avaliação e resultados | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
390043_novo.pdf | Texto Completo | 413,59 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.