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dc.creatorGrendene, Mário Vinícius Canfild-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4162311H5por
dc.contributor.advisor1Jou, Graciela Inchausti de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796960Y7por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:22:34Z-
dc.date.available2007-05-21-
dc.date.issued2007-03-26-
dc.identifier.citationGRENDENE, Mário Vinícius Canfild. Metacognição : uma teoria em busca de validação. 2007. 54 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/926-
dc.description.resumoA metacognição é um conceito teórico amplamente utilizado nas áreas de psicologia e educação, predominantemente. No entanto, apesar do uso extensivo, não se verifica atualmente um consenso sobre sua formulação teórica, resultando assim em dificuldades na análise dos processos e etapas de desenvolvimento metacognitivo. Desenvolvido por John Flavell, ao final da década de 1970, com uma definição operacional precisa, este conceito passa a ser empregado de forma bastante diversificada e inespecífica. Assim, os dois problemas fundamentais que motivaram este estudo são: a inexistência de uma conceituação unificada e o reduzido investimento em instrumentos psicométricos que mensurem, realmente, a metacognição. Com base nisso, esta dissertação é desenvolvida na forma de dois artigos. No primeiro artigo, de natureza teórica, apresenta-se uma revisão conceitual da metacognição gerando a proposição de um modelo teórico baseado no trabalho de Flavell. O segundo artigo, a partir da revisão conceitual anterior, examina criticamente os procedimentos e instrumentos comumente empregados na avaliação da metacognição. Tomando como base o processo de adaptação à língua portuguesa do Questinário de Variáveis da Metacognição (Mayor, 1995), é proposto um instrumento novo, o Inventário de Atividade Metacognitiva (IAM), como uma tentativa de mensurar a atividade metacognitiva a partir da revisão do modelo teórico de Flavell. A conclusão que este trabalho pretende lançar reside na afirmação que: a metacognição é uma teoria em busca de validaçãopor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:22:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 390151.pdf: 259476 bytes, checksum: 74f8709b8a519516b9270c08ceea2b55 (MD5) Previous issue date: 2007-03-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7290/390151.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMETACOGNIÇÃOpor
dc.subjectPSICOMETRIA (PSICOLOGIA)por
dc.subjectCONCEITOS (PSICOLOGIA)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleMetacognição : uma teoria em busca de validaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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