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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/926
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Grendene, Mário Vinícius Canfild | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4162311H5 | por |
dc.contributor.advisor1 | Jou, Graciela Inchausti de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796960Y7 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:22:34Z | - |
dc.date.available | 2007-05-21 | - |
dc.date.issued | 2007-03-26 | - |
dc.identifier.citation | GRENDENE, Mário Vinícius Canfild. Metacognição : uma teoria em busca de validação. 2007. 54 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/926 | - |
dc.description.resumo | A metacognição é um conceito teórico amplamente utilizado nas áreas de psicologia e educação, predominantemente. No entanto, apesar do uso extensivo, não se verifica atualmente um consenso sobre sua formulação teórica, resultando assim em dificuldades na análise dos processos e etapas de desenvolvimento metacognitivo. Desenvolvido por John Flavell, ao final da década de 1970, com uma definição operacional precisa, este conceito passa a ser empregado de forma bastante diversificada e inespecífica. Assim, os dois problemas fundamentais que motivaram este estudo são: a inexistência de uma conceituação unificada e o reduzido investimento em instrumentos psicométricos que mensurem, realmente, a metacognição. Com base nisso, esta dissertação é desenvolvida na forma de dois artigos. No primeiro artigo, de natureza teórica, apresenta-se uma revisão conceitual da metacognição gerando a proposição de um modelo teórico baseado no trabalho de Flavell. O segundo artigo, a partir da revisão conceitual anterior, examina criticamente os procedimentos e instrumentos comumente empregados na avaliação da metacognição. Tomando como base o processo de adaptação à língua portuguesa do Questinário de Variáveis da Metacognição (Mayor, 1995), é proposto um instrumento novo, o Inventário de Atividade Metacognitiva (IAM), como uma tentativa de mensurar a atividade metacognitiva a partir da revisão do modelo teórico de Flavell. A conclusão que este trabalho pretende lançar reside na afirmação que: a metacognição é uma teoria em busca de validação | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:22:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 390151.pdf: 259476 bytes, checksum: 74f8709b8a519516b9270c08ceea2b55 (MD5) Previous issue date: 2007-03-26 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7290/390151.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Psicologia | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | METACOGNIÇÃO | por |
dc.subject | PSICOMETRIA (PSICOLOGIA) | por |
dc.subject | CONCEITOS (PSICOLOGIA) | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.title | Metacognição : uma teoria em busca de validação | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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390151.pdf | Texto Completo | 253,39 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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