Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/924
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A supervisão nas clínicas-escola do Rio Grande do Sul e nos centros de formação em psicoterapia psicanalítica de Porto Alegre |
Autor: | Saraiva, Lisiane Alvim |
Primeiro orientador: | Nunes, Maria Lúcia Tiellet |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado é composta por duas sessões. Na primeira foi realizada uma revisão da literatura brasileira sobre supervisão em Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica, em periódicos científicos publicados entre 2001-2006 nas bases de dados eletrônicas Lilacs, Scielo, Pepsic e Indexpsi, a partir do descritor supervisão psic$. Os 64 artigos originalmente encontrados foram reduzidos a 13, após criteriosa leitura e descarte daqueles que não abordavam diretamente o tema. Os 13 artigos que permaneceram foram lidos novamente e submetidos à análise de conteúdo. Essa resultou em 11 categorias de discussão. Concluiu-se que pesquisas empíricas não são o foco de estudos quando se trata da temática abordada, concentrando-se a literatura em aspectos teóricos relativos à supervisão, com ilustrações de vinhetas clínicas que se propõem a exemplificar a teoria. Também foi verificado que: os artigos não discutem os passos que supervisor e supervisionandos devem seguir para atingir os objetivos propostos; patologias na atualidade são discutidas nos textos, embora estes não tragam sugestões de mudanças na técnica e na estratégia da supervisão para dar conta destas novas configurações; poucos artigos abordam o aspecto controle da supervisão, focando mais o aspecto da aprendizagem; artigos que trazem exemplos de casos para ilustração de considerações teóricas não mencionam consentimento informado dos sujeitos envolvidos, o que é exigido por resoluções sobre pesquisa com seres humanos. A escassez de estudos empíricos foi, portanto, o ponto de partida para a elaboração da segunda sessão. Nesta, objetivou-se descrever a experiência de supervisão sob a ótica dos supervisionandos, a partir de uma amostra composta por 338 sujeitos: 204 estagiários de Psicologia Clínica, realizando Psicoterapia Psicanalítica, vinculados às Clínicas-escola dos cursos de Psicologia do Rio Grande do Sul; e 134 Psicólogos formados, realizando atendimento psicoterapêutico nos cursos de formação em psicoterapia Psicanalítica em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O instrumento utilizado foi uma escala tipo likert de cinco pontos, composta por 27 questões. A partir de análise realizada por estatística descritiva (abrangendo freqüências, médias e porcentagens) e inferencial (Teste de Mann Whitney), visou-se, respectivamente, caracterizar a amostra e comparar os resultados dos dois grupos: estagiários e profissionais. Os resultados demonstram que houve diferenças significativas entre o conjunto de respostas dos estagiários e psicólogos no que se refere a 18 questões do instrumento (p≤0,05). As diferenças foram discutidas conforme os três blocos propostos para a análise do instrumento. Resultados demonstram que as diferenças podem ser relacionadas aos momentos pelos quais ambos os grupos estão passando no que tange à sua formação: estagiários experienciando seu primeiro contato com atendimento psicoterapêutico e supervisão, e profissionais, já mais experientes, realizando supervisão no contexto de formação em psicoterapia. |
Palavras-chave: | PSICOLOGIA CLÍNICA PSICÓLOGOS - FORMAÇÃO PROFISSIONAL PSICOTERAPIA PSICANÁLISE SUPERVISÃO EM PSICOTERAPIA |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Psicologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citação: | SARAIVA, Lisiane Alvim. A supervisão nas clínicas-escola do Rio Grande do Sul e nos centros de formação em psicoterapia psicanalítica de Porto Alegre. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/924 |
Data de defesa: | 8-Mar-2007 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
389424.pdf | Texto Completo | 702,14 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.