Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/923
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlencar-Rodrigues, Roberta de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764063H1por
dc.contributor.advisor1Strey, Marlene Neves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788516Y7por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:22:34Z-
dc.date.available2007-05-16-
dc.date.issued2007-03-19-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/923-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta três artigos, todos abordando questões como as relações de gênero e o processo de aculturação. O primeiro artigo teórico faz uma reflexão acerca das relações de gênero no contexto das migrações internacionais, considerando que as questões de gênero são valores posto em cheque na situação de mudança para uma outra cultura. Nesse sentido, entende-se que a aculturação promove o questionamento das relações de gênero, provocando rupturas nas formas de ser homem e mulher construídas na sociedade de origem. O segundo artigo empírico buscou conhecer os fatores que facilitam e dificultam o processo de inserção de estudantes estrangeiros/as latino-americanos/as na cultura brasileira, mais especificamente no Estado do Rio Grande do Sul. Nesse estudo, também procurou-se identificar as estratégias utilizadas pelos/as participantes no processo de aculturação. Por fim, o terceiro artigo empírico investiga como os/as estudantes estrangeiros/as latino-americanos/as percebem as questões de gênero no seu país de origem e no Brasil, evidenciando o quanto o tema da sexualidade imprime marcas no discurso dos/as participantes da pesquisa no que se refere às relações de gênero no Brasil.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:22:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 390085.pdf: 693921 bytes, checksum: 749266a31d001067d9dd377695ed4361 (MD5) Previous issue date: 2007-03-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7270/390085.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIA SOCIALpor
dc.subjectRELAÇÕES DE GÊNEROpor
dc.subjectACULTURAÇÃOpor
dc.subjectESTUDANTES - ASPECTOS SOCIAISpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleAs relações de gênero e o processo de aculturação de estudantes estrangeiros/as latino-americanos/aspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
390085.pdfTexto Completo677,66 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.