Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9197
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorElmi, Alexandre Claser-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5748019118295961por
dc.contributor.advisor1Hohlfeldt, Antônio Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3101630544687086por
dc.date.accessioned2020-07-31T03:34:02Z-
dc.date.issued2020-03-27-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9197-
dc.description.resumoA partir de uma abordagem da Psicolinguística, esta tese propõe um modelo de análise interdisciplinar para a leitura jornalística, recorrendo a conceitos das variáveis intervenientes da leitura, como pensadas por Kenneth Goodman (1990). O objetivo é desenvolver um modelo que leve em consideração as noções de objetivos de leitura, conhecimento prévio, tipo de texto e estilo cognitivo do leitor. A construção pode representar um aporte teórico e metodológico alternativo para compreender o processamento de leitura de textos jornalísticos, capaz de colaborar para a entendimento de determinados fenômenos ligados à relação contemporânea entre o leitor jornalístico e o texto jornalístico em plataformas digitais. Ancorado sobretudo no pensamento de Roger Chartier (1999, 2002 e 2011) a respeito da evolução da leitura, admite-se que a leitura contemporânea administra o impacto do suporte digital. A aplicação do modelo será testada em uma breve análise sobre dois produtos jornalísticos publicados na revista mensal piauí e no projeto de jornalismo digital UOL TAB, representantes do longform journalism no Brasilpor
dc.description.abstractFrom a Psycholinguistics approach, this thesis proposes an interdisciplinary analysis model for journalistic reading, using concepts from the intervening variables of reading, as thought by Kenneth Goodman (1990). The goal is to develop a model that takes into account the notions of reading objectives, prior knowledge, type of text and reader's cognitive style. The construction may represent an alternative theoretical and methodological approach to understand the reading processing of journalistic texts, capable of collaborating to understand certain phenomena linked to the contemporary relationship between the journalistic reader and the journalistic text on digital platforms. Anchored mainly in the thinking of Roger Chartier (1999, 2002 and 2011) regarding the evolution of reading, it is admitted that contemporary reading manages the impact of digital support. The application of the model will be tested in a brief analysis of two journalistic products published in the monthly magazine piauí and in the digital journalism project UOL TAB, representatives of longform journalism in Brazil.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2020-05-19T14:23:25Z No. of bitstreams: 1 Tese Completa.pdf: 4644835 bytes, checksum: 01af7ef1275fc16e3633c94ba54486ba (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Lucas Martins Kern ([email protected]) on 2020-07-31T03:27:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Completa.pdf: 4644835 bytes, checksum: 01af7ef1275fc16e3633c94ba54486ba (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-31T03:34:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese Completa.pdf: 4644835 bytes, checksum: 01af7ef1275fc16e3633c94ba54486ba (MD5) Previous issue date: 2020-03-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/178498/Tese%20Completa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação, Arte e Designpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectPsicolinguísticapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLeitura em Telaspor
dc.subjectLongform journalismpor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectJournalismeng
dc.subjectPsycholinguisticseng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectScreen readingeng
dc.subjectLongform journalismeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleA leitura jornalística na transição do papel para a tela : um modelo de análise psicolinguísticapor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Completa.pdfALEXANDRE_CLASER_ELMI_TES4.54 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.