Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9195
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRigoni, Priscila-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3051920047557303por
dc.contributor.advisor1Silva, João Guilherme Barone Reis e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3694548102247717por
dc.date.accessioned2020-07-30T19:07:26Z-
dc.date.issued2020-03-26-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9195-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo mapear as mulheres que atuaram nos processos criativos de produção do cinema do Rio Grande do Sul, entre 1996 e 2017, em filmes que foram lançados comercialmente em salas de exibição. O interesse desta pesquisa é identificar quantas e quem são estas mulheres, verificar em quais funções (direção, direção de produção roteiro, direção de fotografia, direção de arte e montagem) há maior incidência da presença delas, verificar em que períodos e em quais gêneros fílmicos possuem maior participação de mulheres, assim como apontar em quais títulos o núcleo criativo é formado em sua maioria por mulheres. Para tanto, foram coletados dados acerca dos filmes e dos sujeitos da pesquisa, desta maneira, estes dados entram em diálogo principalmente com conceitos como cinema de mulheres, feminismos, análise de contexto, processos de produção e invisibilidade e silêncios, de autores como Annette Kuhn (1991), João Guilherme Barone (2009), Michelle Perrot (2007) e Marcela Lagarde y de los Ríos (2012). Os resultados gerais apontam para uma maior presença de mulheres na função de direção de produção, em filmes de ficção, que foram lançados especialmente no ano de 2017.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to map women who worked in the creative processes of cinema production in Rio Grande do Sul, between 1996 and 2017, in films that were released commercially in movie theaters. The interest of this research is to identify how many and who these women are, to verify in which functions (direction, production direction, script, photography direction, art direction and editing) there is a greater incidence of their presence, to verify in which periods and in which genders movies there are greater participation of women, as well as pointing out in which titles the creative nucleus is formed mostly by women. For that, data were collected about the films and the research subjects, in this way, these data enter into dialogue mainly with concepts such as women's cinema, feminisms, context analysis, production process, invisibility and silences, by authors such as Annette Kuhn (1991), João Guilherme Barone (2009), Michelle Perrot (2007) e Marcela Lagarde y de los Ríos (2012). The general results point to a greater presence of women in the function of producers, in fiction films, which were released especially in 2017.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2020-05-18T21:03:55Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_Priscila Rigoni.pdf: 2823800 bytes, checksum: 3208362bd917a84ac89193c43bba0235 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Lucas Martins Kern ([email protected]) on 2020-07-30T19:01:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_Priscila Rigoni.pdf: 2823800 bytes, checksum: 3208362bd917a84ac89193c43bba0235 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-30T19:07:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_Priscila Rigoni.pdf: 2823800 bytes, checksum: 3208362bd917a84ac89193c43bba0235 (MD5) Previous issue date: 2020-03-26eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/178483/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Priscila%20Rigoni.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação, Arte e Designpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCinema de mulherespor
dc.subjectFeminismospor
dc.subjectProcessos criativos de produçãopor
dc.subjectCinema brasileiropor
dc.subjectCinema do Rio Grande do Sulpor
dc.subjectWomen’s cinemaeng
dc.subjectFeminismseng
dc.subjectCreative Production Processeseng
dc.subjectBrazilian cinemaeng
dc.subjectCinema in Rio Grande do Sulpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleSobre as (in)visibilidades e os silêncios : as mulheres nos processos criativos de produção cinematográfica no Rio Grande do Sulpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Priscila Rigoni.pdfPRISCILA_RIGONI_DIS2.76 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.