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dc.creatorEw, Raquel de Andrade Souza-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799298Y8por
dc.contributor.advisor1Rocha, Kátia Bones-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777490E0por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:22:32Z-
dc.date.available2015-04-10-
dc.date.issued2015-01-14-
dc.identifier.citationEW, Raquel de Andrade Souza. O adolescente pelo adolescente : a dialogicidade das narrativas de si articuladas à lógica de consumo e às mídias sociais. 2015. 18 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/916-
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado tem por tema a investigação da construção das narrativas de si em adolescentes. O objetivo é conhecer e analisar como os adolescentes constroem narrativas de si articuladas com práticas de consumo, a partir da análise das diferentes posições de eu e do uso de mídias sociais. Neste contexto nossa investigação recai na análise dos fatores que atravessam e passam a constituir-se como importantes operadores na configuração das narrativas de si em adolescentes. Tratamos então de três importantes articuladores de discursos sociais que favorecem a apropriação, relação e criação de narrativas de si, sendo eles: o consumo, a dialogicidade das narrativas e o acesso às mídias sociais. Para tanto a abordagem desta pesquisa se desdobrou em três estudos empíricos que constituem o corpo desta dissertação. O primeiro estudo aborda a construção das narrativas de si seguindo a lógica do consumo. Neste estudo há uma reflexão sobre a construção de narrativas de si a partir da composição e do acesso a elementos culturais valorizados como aspectos a serem desenvolvidos e adquiridos. O segundo estudo aborda como estas narrativas de si se constituem de forma dinâmica e dialógica ao criar diálogos entre Eu Outro, ganhando espaços de hierarquização e valores, a partir da contradição, do movimento e da contextualização. Por fim, no terceiro estudo vemos como os adolescentes utilizam as mídias sociais, através da ferramenta do facebook, no processo de construção de narrativas de si dentro do espaço virtual. A análise neste estudo parte de um recorte material ao acessar às narrativas de si no contexto virtual observando a dialogicidade e questões relativas ao tensionamento entre autor e audiência. Os estudos foram de cunho qualitativo cuja coleta de dados foi realizada através de entrevistas e também com uma perspectiva de aproximação, através da etnografia virtual, para o estudo sobre o facebook.por
dc.description.abstractThis study has as central theme the investigation on how self narratives are built among teenagers. The goal is to understand and to analyze how teens build narratives about themselves linked with consumption practices, by analyzing the different positions of the self, and the use of social media. In this context, this research analyzes the factors that traverse and which become important tools in configuring the self narratives in teenagers. We deal with three important social discourse articulators which favor the assumption, relationship, and creation of the self narratives, namely: consumption, narratives dialogicity, and social media access. Therefore, we divided this research into three empirical studies, which constitute the body of this paper. The first study focuses on the self narratives development following the logic of consumption. In this study, there is a reflection about the construction of the self narratives from the composition and access to cultural elements valued as aspects to be developed and acquired. The second study addresses how these self narratives constitute a dynamic and dialogical way to create dialogues between I Others, gaining hierarchy space and values, from contradiction, movement, and context. Finally, in the third study, we perceive how teenagers use social media, through Facebook, in the process of building of the self in virtual space. Analysis is based on a material extract, gathered by accessing the self narratives in virtual context, examining dialogicity and issues related to tension between author and audience. The studies have a qualitative nature, and their data collection was carried out using interviews with a perspective of approaching the teenagers, through virtual ethnography, for the study on Facebookeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:22:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 467238.pdf: 234532 bytes, checksum: 239390f173bea4356241c18baf779a20 (MD5) Previous issue date: 2015-01-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7222/467238.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIA DO ADOLESCENTEpor
dc.subjectDIALOGISMOpor
dc.subjectMÍDIA SOCIALpor
dc.subjectCONSUMOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleO adolescente pelo adolescente : a dialogicidade das narrativas de si articuladas à lógica de consumo e às mídias sociaispor
dc.typeDissertaçãopor
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