Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9151
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Tatiana Brandão de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6730500502570125por
dc.contributor.advisor1Murari, Luciana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6730500502570125por
dc.date.accessioned2020-07-09T21:26:00Z-
dc.date.issued2020-03-20-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9151-
dc.description.resumoEsta tese tem como objeto o cinema noir estadunidense e discussões sobre masculinidades. Esse movimento marcou as décadas de 1940 e 1950, no entanto, o foco principal da pesquisa consiste nos anos posteriores ao término da Segundo Guerra Mundial, e em como os discursos sobre o retorno dos veteranos e seu reajuste à vida civil foram apresentados de variadas maneiras nesses filmes. Sua questão norteadora se refere à busca de um melhor entendimento sobre a representação dos personagens masculinos no noir e suas inter-relações com as narrativas nacionais, como, por exemplo, a relação entre o cinema hollywoodiano com os discursos vigentes desde o processo Revolucionário. Nesse sentido se destacam os ideais presentes na Declaração da Independência e na conquista do Oeste do século XIX, como influências na cultura de massa do século XX e no modo como os filmes dialogam com questões relativas ao “sonho americano”, e o que reverberam sobre as noções de nação, família e gêneros. A pesquisa se direciona ao passado em busca de melhor compreensão acerca de alguns ideais presentes na cultura estadunidense, ao mesmo tempo em que atualiza questões ainda presentes em produções contemporâneas. Sendo assim, a tese tem como objetivo geral estabelecer diálogos entre os filmes noir e o período do imediato pós-guerra nos Estados Unidos e suas narrativas nacionais. Os objetivos específicos são: ressaltar a importância da discussão de objetos ficcionais para a História; apresentar discussões sobre a estética dos filmes como aspecto fundamental para o entendimento de seus respectivos temas; e discutir o noir em seu contexto cinematográfico e de que maneira esses filmes também dialogam com outras produções do período. O estudo está estruturado principalmente a partir das discussões de Judith Butler (2003), bell hooks (2004) e R.W. Connell (2015) sobre gêneros e masculinidades; Frank Krutnik (1991) e Richard Dyer (2002/1998) sobre masculinidades e cinema noir; e Ray Raphael (2006) para o debate acerca das estruturas do passado estadunidense como narrativas míticas. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo, abarcando a análise formal e temática de obras do período investigado. Foi construída uma tabela no período da pesquisa com os filmes noir assistidos, a qual possibilitou constatar vários elementos comuns dessas produções, que caracterizam o período estudado. Ao término da pesquisa é possível perceber as marcas indeléveis de certos valores na cultura estadunidense, assim como da importância do cinema noir para o cinema do período e do que viria posteriormente.por
dc.description.abstractThe American film noir and the discussions about masculinities comprise the object of this doctoral dissertation. Even though this movement marked the 1940s and the 1950s, the main focus of the research consists on the years after the end of the Second World War, and how some discourses about the comeback of the veterans and their readjustment to civil life were presented in a variety of ways in those films. Its guiding question is the search for better understanding of the representation of male characters in film noir and their inter-relations with national narratives, such as the relation between Hollywood cinema with current discourses since the revolutionary process. Therefore, it highlights the ideals presented on the Declaration of Independence and in the conquest of the West in the 19th century, as an influence on mass culture in the 20th century and in the way the films intertwine with issues related to the “American Dream”, and what they reverberate about notions on nation, family and gender. The research is directed to the past for a better understanding of some ideals in the American culture, while updating questions that are still present in current productions. Thus, this dissertation aims at establishing dialogues among film noir, the years after Second World War in the United States and its national narratives. The specific objectives are: to emphasize the importance of the discussions about fictional objects to History; to present discussions about film aesthetics as a central aspect for the understanding of its themes; and to discuss noir in its cinematic context and in what way these films also construct a dialogue with productions of the same period. The study is mainly structured through discussions by Judith Butler (2003), bell hooks (2004) and R.W.Connell (2015) about gender and masculinities; by Frank Krutnik (1991) and Richard Dyer (2002/1998) about masculinities and film noir; and by Ray Raphael (2006) for the debate about the structures of the American past as mythical narratives. Regarding methodology, this qualitative research applies the formal and thematic analysis of the films in the context under investigation. A table with all the films noir that were watched during the research period was built; it enabled to verify common elements of these productions which characterize the period under study. Final remarks show indelible marks that certain values have in the American culture, as well as the importance of film noir to the cinema of the period and what came later.por
dc.description.provenanceSubmitted by PPG História ([email protected]) on 2020-04-27T17:41:46Z No. of bitstreams: 1 TESE.FINAL TATIANA BRANDÃO ARAUJO.pdf: 2092256 bytes, checksum: ef587563930f50f4a454174dbf241a0d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Lucas Martins Kern ([email protected]) on 2020-07-09T21:22:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE.FINAL TATIANA BRANDÃO ARAUJO.pdf: 2092256 bytes, checksum: ef587563930f50f4a454174dbf241a0d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-07-09T21:26:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE.FINAL TATIANA BRANDÃO ARAUJO.pdf: 2092256 bytes, checksum: ef587563930f50f4a454174dbf241a0d (MD5) Previous issue date: 2020-03-20eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/178237/TESE.FINAL%20TATIANA%20BRAND%c3%83O%20ARAUJO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCinema Noirpor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectMasculinidadespor
dc.subjectEstados Unidospor
dc.subjectHollywoodpor
dc.subjectFilm noireng
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectMasculinitieseng
dc.subjectUnited Stateseng
dc.subjectHollywoodeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleSob as sombras da guerra : cinema Noir, história e masculinidadespor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE.FINAL TATIANA BRANDÃO ARAUJO.pdfTATIANA_BRANDÃO_ARAUJO_TES2,04 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.