Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9114
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Carine-
dc.contributor.advisor1Scroferneker, Cleusa Maria Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4838297393852726por
dc.date.accessioned2020-06-01T15:20:12Z-
dc.date.issued2020-02-27-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9114-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de estudo o Prêmio Gestão de Comunicação do Sinepe/RS e se propõe a discutir sobre as abordagens da comunicação presentes na referida premiação, por meio do seu regulamento, evidenciar as abordagens da comunicação assumidas pelas organizações educacionais a partir dos projetos vencedores, bem como entender como as práticas discursivas do Prêmio legitimam os projetos de comunicação das organizações de ensino participantes. Como abordagem teórico-metodológica, optamos pela Hermenêutica em Profundidade (THOMPSON, 2011), valendo-nos das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental (GIL, 2008) e Análise de Discurso (CHARAUDEAU, 2008). Para respondermos às questões de pesquisa e atender aos objetivos propostos definimos categorias de análise considerando a abordagem de comunicação de França (2001, 2006) com base em Mead (1968), o modelo de interação comunicacional dialógica (OLIVEIRA, 2008), a dimensão instrumental (KUNSCH, 2016), bem como as concepções de distinção e de dispositivo (BOURDIEU, 2001; FOUCAULT, 2009; AGAMBEM, 2009). Autores como Scroferneker (2006, 2012, 2016), Oliveira (2008) Kunsch (2016), Oliveira e Paula (2008) e Lima (2008) nos auxiliaram na discussão sobre o esgotamento do paradigma instrumental. Chanlat (2010), Srour (2012) e Wheatley (2006), contribuíram para o nosso entendimento de organizações. Ainda, Libâneo (2008), Bourdieu e Passeron (2013), Luck (2009), Nóvoa (1992), Pessanha e Silva (2009) e Dreher (2008) nos aproximaram das organizações educacionais. A partir das categorias de análise “comunicação instrumental” (KUNSCH, 2016) e “comunicação interacional” (OLIVEIRA, 2008), evidenciamos que o Prêmio Gestão de Comunicação, enquanto dispositivo (FOUCAULT, 2009), e por meio do seu regulamento, pautado por uma visão instrumental, tem a intenção de instruir/orientar as escolas associadas no que tange à submissão de projetos. Esta análise corrobora com essa afirmação, dado que os projetos vencedores em 2015, 2016 e 2017 apresentam, na maioria de suas práticas, a perspectiva instrumental da comunicação.por
dc.description.abstractThis research has as an object of study the Prêmio Gestão de Comunicação do Sinepe/RS (Communication Management Award of Sinepe / RS) and proposes to discuss about the communication approaches presented in the referred event, through its regulation, to highlight the communication approaches taken by educational organizations from the projects winners, as well as understanding how the Award's discursive practices legitimize the communication projects of the educational organizations. As a theoretical-methodological approach, we have opted for Depth Hermeneutics (THOMPSON, 2011), using bibliographic and documentary methods of research (GIL, 2008) and Theory of Discourse Analysis (CHARAUDEAU, 2008). In order to answer the research questions and meet the proposed objectives, we have defined some categories of analysis considering the communication approach of France (2001, 2006) based on Mead (1968), the models of dialogical communication interaction (OLIVEIRA, 2008), the instrumental dimension of communication (KUNSCH, 2016), as well as the concepts of distinction and device (BOURDIEU, 2001; FOUCAULT, 2009;AGAMBEM, 2009). Authors like Scroferneker (2006, 2012, 2016), Oliveira (2008) Kunsch (2016), Oliveira e Paula (2008) e Lima (2008) helped us in the discussion about the exhaustion of the instrumental paradigm. Chanlat (2010), Srour (2012) e Wheatley (2006), contributed to our understanding of organizations. Furthermore, Libâneo (2008), Bourdieu and Passeron (2013), Luck (2009), Nóvoa (1992), Pessanha e Silva (2009) and Dreher (2008) brought us closer to educational organizations. From the “instrumental communication” analysis categories (KUNSCH, 2016) and “interactional communication” (OLIVEIRA, 2008), we confirmed that the Communication Management Award, as a device (FOUCAULT, 2009), and through its regulation, guided by an instrumental vision, it has the intention of instructing / guiding the associated schools regarding the submission of projects. This analysis corroborates this statement, given that the winning projects in 2015, 2016 and 2017 presented, in most of their practices, the instrumental perspective of communication.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2020-03-10T17:46:27Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - CARINE FERNANDES.pdf: 2454832 bytes, checksum: b078d6b754b2ae0b840c03d040befb19 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2020-06-01T15:10:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - CARINE FERNANDES.pdf: 2454832 bytes, checksum: b078d6b754b2ae0b840c03d040befb19 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-01T15:20:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - CARINE FERNANDES.pdf: 2454832 bytes, checksum: b078d6b754b2ae0b840c03d040befb19 (MD5) Previous issue date: 2020-02-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/177966/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20CARINE%20FERNANDES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação, Arte e Designpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicação Organizacionalpor
dc.subjectPrêmio Gestão de Comunicaçãopor
dc.subjectOrganizações Educacionaispor
dc.subjectComunicação Instrumentalpor
dc.subjectComunicação Interacionalpor
dc.subjectOrganizational Communicationeng
dc.subjectCommunication Management Awardeng
dc.subjectEducational Organizationseng
dc.subjectInstrumental Communicationeng
dc.subjectInteractional Communicationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleAbordagens da comunicação nas organizações educacionais : o prêmio gestão de comunicaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - CARINE FERNANDES.pdfCARINE_FERNANDES_DIS2,4 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.