Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9113
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmaral, Michele Pedroso do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1570661478085206por
dc.contributor.advisor1Pereira, Marcos Villela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2910880978387325por
dc.date.accessioned2020-06-01T13:47:19Z-
dc.date.issued2020-01-20-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9113-
dc.description.resumoEsta tese coloca em análise, algumas das estratégias e táticas utilizadas por estudantes normalistas, para a organização de suas práticas durante o período de Estágio Profissional, no Curso Normal, em sala de aula. Os principais objetivos desta Tese de doutoramento foram os de conhecer e compreender os discursos pedagógicos a que remetem estas estratégias e táticas historicizando-as. Para tal, procuramos levar em conta a ideia central de que, as estagiárias aprendem a normalizar seus modos de ser professora, em vias de poderem exercer o governo em sala de aula. A pesquisa foi desenvolvida, em uma abordagem qualitativa, utilizando-se como técnica o Grupo Focal. Foi realizada em duas Escolas pertencentes à Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio Grande do Sul, com a participação de três estagiárias em cada instituição. Autores e autoras como: Foucault (2002; 1987; 2014a; 2003; 2014b; 2014c; 2015; 1999; 2010; 1995; 1989); Nietzsche (2008; 2013); Dussel e Caruso (2003); Veiga (2007); Pineau (2011; 2012), constituem as principais referências teóricas deste estudo. A investigação não tem como objetivo esgotar tal tema, nem mesmo apresentar supostas verdades sobre a questão, mas sinalizar e problematizar algumas maneiras como, de modo mais abrangente, o governo em sala de aula foi exercido pelas normalistas, através destas estratégias e táticas, que são olhadas, a partir da organização do espaço da sala de aula e dos corpos das crianças, do planejamento, da rotina, do controle das condutas, e seus possíveis desdobramentos.por
dc.description.abstractThis thesis puts into analysis, some of the strategies and tactics used by normalist students, for the organization of their practices during the period of Professional Internship, in the Ordinary Course, in the classroom. The main objectives of this thesis were those of knowing and understanding the pedagogical discourses to which these strategies and tactics historicizing them. To this end, we try to take into account the central idea that interns learn to normalize their ways of being a teacher, in the process of being able to exercise the government in the classroom. The research was developed, in one in a qualitative approach, using the Focal Group as a technique. It was held in two Schools belonging to the Public Educational System of the State of Rio Grande do Sul, with the participation of three interns in each Institution. Authors and authors such as: Foucault (2002; 1987; 2014a; 2003; 2014b; 2014c; 2015; 1999; 2010; 1995; 1989); Nietzsche (2008; 2013); Dussel e Caruso (2003); Veiga (2007); Pineau (2011; 2012), are the main theoretical references of this study. The investigation is not intended to exhaust such a theme, nor even present supposed truths about the issue, but to signal and problematize some ways in which, more comprehensively, the government in the classroom was exercised by normalists, through these strategies and tactics, which are looked at, from: organization of the classroom space and the bodies of children; planning, routine, control of the conducts, and their possible developments.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2020-03-05T14:47:29Z No. of bitstreams: 1 Michele_Pedroso_do_Amaral.pdf: 10081077 bytes, checksum: 61678b105128f8299250e6aa3da94618 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2020-06-01T13:36:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Michele_Pedroso_do_Amaral.pdf: 10081077 bytes, checksum: 61678b105128f8299250e6aa3da94618 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-01T13:47:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Michele_Pedroso_do_Amaral.pdf: 10081077 bytes, checksum: 61678b105128f8299250e6aa3da94618 (MD5) Previous issue date: 2020-01-20eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/177951/Michele_Pedroso_do_Amaral.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNormalistaspor
dc.subjectEstágio Profissionalpor
dc.subjectCurso Normalpor
dc.subjectEstratégias e Táticaspor
dc.subjectGrupo Focalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDe normalistas a normalizadoras : a prática do estágio profissional e suas estratégias e táticas de governo em sala de aulapor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Michele_Pedroso_do_Amaral.pdfMICHELE_PEDROSO_DO_AMARAL_TES9,84 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.