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dc.creatorBasso, Lissia Ana-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4418001J4por
dc.contributor.advisor1Arteche, Adriane Xavier-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769989A9por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:22:31Z-
dc.date.available2015-02-23-
dc.date.issued2015-01-14-
dc.identifier.citationBASSO, Lissia Ana. Impacto da prematuridade no desenvolvimento cognitivo em crianças em idade escolar. 2015. 44 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/906-
dc.description.resumoA interrupção das etapas gestacionais é uma importante covariante no risco de desenvolvimento de déficits nas capacidades funcionais e problemas cognitivos. Entretanto, há uma carência de estudos nacionais que caracterizem o QI geral e as funções executivas em crianças prematuras em idade escolar. Nesse contexto, o objetivo desta dissertação foi verificar a repercussão da prematuridade no desenvolvimento cognitivo em crianças em idade escolar. Para isso, foram realizados dois estudos, um teórico e outro empírico. O estudo teórico consiste em uma revisão sistemática que descreve dados empíricos sobre o QI geral e /ou Funções Executivas em crianças prematuras e controles a termo. A WISC foi o instrumento mais utilizado para avaliar o QI geral, com frequência de 41,66%. Houve ampla variabilidade em relação aos instrumentos utilizados para avaliar as FE s. Poucos estudos mencionam a estatística quanto à intensidade da relação entre duas variáveis. O estudo empírico examinou as repercussões do nascimento prematuro em crianças prematuras e controles. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa com delineamento transversal de grupos contrastantes composta por 111 crianças (62 prematuras e 49 controles), com idades entre 7 a 13 anos (M=9,68, DP=13,68), nascidas na serra Gaúcha. Os resultados sustentam a hipótese de que a interrupção do desenvolvimento gestacional aumenta o risco de dificuldades no desempenho acadêmico, FE s e QI geral. Além disso, fatores associados (aleitamento materno, pré-escolaridade e nível socioeconômico) levam à piora no desenvolvimento cognitivo.por
dc.description.abstractThe interruption of the gestacional course is an important risk factor for the development of functional capabilities and cognitive deficits. However, there is a lack of nacional studies that feature overall IQ and executive functions in preterm school-aged children. In this context, this study objective was to verify the impact of prematurity in school-aged children's cognitive development. To achieve this, two studies were conducted, one theoretical and the other one empirical. The theoretical study consists of a systematic review that describes empirical data on the general IQ and/or executive functions in preterm and full-term controls children. WISC was the most used scale to assess the overall IQ, with 41,66% of selected papers. There was wide variability of instruments used to evaluate the Executive Functions. Few studies indicate the measures and the intensity of the relation between two variables. The empirical study, in turn, considered the effects of premature birth in preterm and control children. A quantitative survey was conducted with cross-sectional design of contrasting groups composed of 111 children (62 preterm and 49 full-term), aged between 7 and 13 years old (M=9,68, SD=13,68) born in south Brazil (Rio Grande do Sul). The results support the hypothesis that interruption of gestational development increases the risk of difficulties in academic performance, EF and overall IQ. In addition, associated factors (breastfeeding, pre-school, socioeconomic level) lead to deterioration in cognitive development.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:22:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 465433.pdf: 2431375 bytes, checksum: a253cec9b90bb5f064fa02bd5f7de30b (MD5) Previous issue date: 2015-01-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/6935/465433.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIA INFANTILpor
dc.subjectPSICOLOGIA COGNITIVApor
dc.subjectPREMATUROS - PSICOLOGIApor
dc.subjectINTELIGÊNCIApor
dc.subjectDESEMPENHO ESCOLARpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleImpacto da prematuridade no desenvolvimento cognitivo em crianças em idade escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
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