Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9044
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRaymundo, Valéria Pinheiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2138953114723654por
dc.contributor.advisor1Poersch, José Marcelino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8192140953257628por
dc.date.accessioned2019-11-28T13:08:16Z-
dc.date.issued2006-01-06-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9044-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi o de elaborar e validar um instrumento de avaliação do nível de consciência lingüística do aprendiz adulto de inglês, falante nativo de português. Para atingirmos esse objetivo, elaboramos dez instrumentos, enfocando formas certas e erradas de frases simples, distribuídas em dois grupos, erros interlinguais e intralinguais, de diferentes tempos e aspectos verbais. Efetivamos três tipos de validação - conteúdo, critério e construto - seguindo um roteiro de procedimentos estipulado por nós. Os testes foram aplicados em uma amostra composta de alunos dos cursos de Inglês Geral, Letras e Ciências Aeronáuticas da PUCRS entre 2004 e 2005. O exame da validade desse tipo de instrumento mostrou que é possível construir um teste fidedigno, fundamentado em níveis de consciência lingüística definidos como pré-consciente 1, pré-consciente 2, consciente e plenamente consciente a partir do julgamento, identificação, correção e/ou explicação do erro. A análise de questões complementares permitiu constatar a existência de diferença significativa entre o nível de consciência dos alunos do grupo feminino e do grupo masculino, e de relação significativa entre nível de consciência e desempenho dos alunos do Curso de Inglês Geral e de Letras. A interpretação dos dados obtidos através do instrumento validado possibilitou uma classificação dos sujeitos em superusuários, subusuários e ótimos usuários do monitor e uma reorganização dos alunos dos diferentes cursos.por
dc.description.abstractThe objective of this research was to elaborate and validate an instrument of linguistic consciousness levei evaluation of adult learners of English, native speakers of Portuguese. ln arder to reach this goal, ten instruments were elaborated, focusing on right and wrong forms of simple sentences in different tenses and aspects distributed in two groups: interlingual and intralingual errors. Content, construct and criterion-related validity were accomplished according to a stipulated script of procedures. The tests were applied in a sample composed by students from General English, Languages and Aeronautical Science courses of PUCRS between 2004 and 2005. The examination of the validity of this type of instrument showed that it is possible to construct a reliable test based on leveis of linguistic consciousness defined as pre-consciousness 1, pre­ consciousness 2, consciousness and full consciousness from the judgment, identification, correction and/or explanation of the errar. Through lhe ana\ysis of comp\ementary questions, it was possib\e to observe lhe existence of significant difference between the subjects of the feminine group and the masculine group consciousness leveis. A significant relation between consciousness levei and performance of lhe subjects from General English and Languages courses was also observed. The interpretation of lhe data obtained through lhe validated instrument provided a possible c\assification of the subjects in over-users, under-users and optimal users of lhe monitor and a reorganization of the students from the different courses.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Sheila Dias ([email protected]) on 2019-11-28T13:04:18Z No. of bitstreams: 1 TES_VALERIA_PINHEIRO_RAYMUNDO_COMPLETO.pdf: 8281625 bytes, checksum: 2ddc625d0f2bb60801ca9868375f17d8 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2019-11-28T13:06:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TES_VALERIA_PINHEIRO_RAYMUNDO_COMPLETO.pdf: 8281625 bytes, checksum: 2ddc625d0f2bb60801ca9868375f17d8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-28T13:08:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TES_VALERIA_PINHEIRO_RAYMUNDO_COMPLETO.pdf: 8281625 bytes, checksum: 2ddc625d0f2bb60801ca9868375f17d8 (MD5) Previous issue date: 2006-01-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/177322/TES_VALERIA_PINHEIRO_RAYMUNDO_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConsciência Linguísticapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleElaboração e validação de um instrumento de avaliação do nível de consciência lingüísticapor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TES_VALERIA_PINHEIRO_RAYMUNDO_COMPLETO.pdfVALERIA_PINHEIRO_RAYMUNDO_TES8,09 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.