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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunico, Milene Montemesso-
dc.contributor.advisor1Moura, Cláudia Peixoto de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2648987376985743por
dc.date.accessioned2019-11-27T12:37:45Z-
dc.date.issued2019-07-31-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9042-
dc.description.resumoEsta dissertação propõe possibilidades de uma comunicação organizacional direcionada para o olhar substantivo, que envolve simultaneamente as dimensões econômicas e de natureza humana, priorizando em suas ações o indivíduo. O encontro teórico é pautado em investigações das áreas do conhecimento da administração, com a abordagem da teoria das organizações substantivas (RAMOS, 1989; SERVA, 1996, 1997); das novas tendências da comunicação organizacional (NARDI, 2006; LIMA, 2008; MARCHIORI, 2009; PÉREZ & MASSONI, 2009; SCROFERNEKER, 2010, 2012; BALDISSERA, 2010; SROUR, 2012; KUNSCH, 2010, 2016; MUMBY, 2010; PERUZZO, 1999, 2017; OLIVEIRA & PAULA, 2010); da realidade social, pela perspectiva da sociologia (DEMO, 1995); e da visão transformadora apontada pela educação (FREIRE, 1977, 2009). Sendo o objeto de pesquisa, a comunicação organizacional a partir do olhar substantivo, coletaram-se os dados dos prêmios nacionais de gestão de pessoas, por meio da internet (FRAGOSO et al., 2015), e analisou-se empiricamente, através da metodologia de análise textual discursiva (MORAES & GALIAZZI, 2007), o prêmio “As Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil – Você S/A e FIA”, que discursivamente apresenta como parâmetro a priorização do sujeito nas organizações. Com base nos elementos revelados na teoria e na análise empírica, foram concebidos as cinco possíveis categorias da comunicação organizacional substantiva: priorização do indivíduo, satisfação social, interesse organizacional, presença estratégica e apoio operacional.por
dc.description.abstractThis dissertation proposes possibilities of an organizational communication directed to the substantive look, which simultaneously involves the economic and human nature dimensions, prioritizing in their actions the individual. The theoretical meeting is based on investigations of the areas of management knowledge, with the approach of the theory of substantive organizations (RAMOS, 1989; SERVA, 1996, 1997); of the new trends in organizational communication (NARDI, 2006; LIMA, 2008; MARCHIORI, 2009; PÉREZ & MASSONI, 2009; SCROFERNEKER, 2010, 2012; BALDISSERA, 2010; SROUR, 2012; KUNSCH, 2010, 2016; MUMBY, 2010; PERUZZO , 1999, 2017; OLIVEIRA & PAULA, 2010); from social reality, from the perspective of sociology (DEMO, 1995); and the transformative vision pointed by education (FREIRE, 1977, 2009). Being the object of research, the organizational communication from the substantive look, we collected the data of the national people management awards, through the internet (FRAGOSO et al., 2015), and it was empirically analyzed through the methodology. Of discursive textual analysis (MORAES & GALIAZZI, 2007), the award “The Best Companies to Work for in Brazil - You S / A and FIA”, which discursively presents as a parameter the prioritization of the subject in organizations. Based on the elements revealed in theory and empirical analysis, the five possible categories of substantive organizational communication were conceived: prioritization of the individual, social satisfaction, organizational interest, strategic presence and operational support.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2019-11-25T19:29:24Z No. of bitstreams: 1 MILENE_MONTEMESSO_CUNICO_DIS.pdf: 12258649 bytes, checksum: 7dc3f557dd3e01be3e16d3ab5cf9dc6e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2019-11-27T12:34:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MILENE_MONTEMESSO_CUNICO_DIS.pdf: 12258649 bytes, checksum: 7dc3f557dd3e01be3e16d3ab5cf9dc6e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-27T12:37:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MILENE_MONTEMESSO_CUNICO_DIS.pdf: 12258649 bytes, checksum: 7dc3f557dd3e01be3e16d3ab5cf9dc6e (MD5) Previous issue date: 2019-07-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/177316/MILENE_MONTEMESSO_CUNICO_DIS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação, Arte e Designpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicação Organizacionalpor
dc.subjectAçõespor
dc.subjectOlhar Substantivopor
dc.subjectIndivíduopor
dc.subjectPremiaçõespor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titlePossibilidades da comunicação organizacional : um olhar substantivopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
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