Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9022
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVaz, Gabriela Ester Godoy-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2089134349720723por
dc.contributor.advisor1Chaves, Marcirio Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1149445153608393por
dc.date.accessioned2019-11-18T12:54:20Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9022-
dc.description.resumoThere are many ways, channels or mechanisms within sharing economy platforms for users to assemble in ideological community-binding that possibly encourage internal motivations to engage in filesharing and knowledge sharing activities. The affordance concept underlines how each technology or media, such as social media or Web 2.0 tools, affords users with unlike modes of reading, writing and utilizing several combinations of means, which might be useful when research for knowledge sharing within sharing economy context. Moreover, there are no studies meeting these three topics together: Sharing Economy, Knowledge Sharing and Affordances. In this context, there is need to understand how users’ motivations and affordances for knowledge sharing affect the usage of the Airbnb. This dissertation aims to identify and analyze users’ motivations and affordances that impact knowledge sharing in Airbnb. In order to attain this goal, I used mixed methods composed by fourteen interviews and 101 answers of a survey. Results show Enjoyment, Self-efficacy, Reciprocity and Altruism – all intrinsic motivations – have a positive impact on knowledge sharing in Airbnb, while Reputation and Social Influence – both extrinsic motivations – are not meaningful related to knowledge sharing in the platform studied. It was also investigated motivations for Airbnb usage, such as Electronic word-of-mouth and trust / lack of trust, and they were also positively associated with knowledge sharing throughout Airbnb as well as to users’ decision-making processes. Moreover, Association, Visibility, Persistence, Editability, Connectivity, Interactivity affordances were found to have a positive impact on knowledge sharing while Reviewability, Network-informed association and Generative role-tanking were not meaningful to knowledge sharing within Airbnb. Furthermore, by meta-analysis, I formulated sixteen propositions, which constitutes the theoretical contribution to guide further investigations using Airbnb or similar platforms. As for practical implications, this study can help sharing economy managers to improve their platforms as well as helping IT developers that can learn from those affordances that impact on knowledge sharing in order to apply them when creating social platforms and apps.por
dc.description.abstractExistem muitas maneiras, canais ou mecanismos dentro das plataformas de economia compartilhada para os usuários se reunirem em ligações ideológicas com a comunidade, o que possivelmente encoraja motivações internas para participar de atividades de compartilhamento de arquivos e compartilhamento de conhecimento. O conceito de affordances enfatiza como cada tecnologia ou mídia (mídias sociais ou ferramentas da Web 2.0) oferece aos usuários modos diferentes de leitura, escrita e utilização de várias combinações de meios, que podem ser úteis na pesquisa de dinâmicas de compartilhamento de conhecimento no contexto da economia compartilhada. Além disso, não há estudos reunindo estes três tópicos: Economia Compartilhada, Compartilhamento de Conhecimento e Affordances. Nesse contexto, é preciso entender como as motivações e as affordances dos usuários para compartilhamento de conhecimento afetam o uso do Airbnb. Esta dissertação visa identificar e analisar as motivações e os recursos dos usuários que afetam o compartilhamento de conhecimento no Airbnb. Para atingir este objetivo, usei métodos mistos composto de quatorze entrevistas e 101 respostas de questionários. Os resultados mostram que Prazer, Auto eficácia, Reciprocidade e Altruísmo (todas motivações intrínsecas) têm um impacto positivo nas práticas de compartilhamento de conhecimento no Airbnb, enquanto Reputação e Influência Social (motivações extrínsecas) não são significativamente relacionadas à dinâmica de compartilhamento de conhecimento na plataforma estudada. Também foram investigadas motivações para o uso do Airbnb, como Electronic word-of-mouth e confiança / falta de confiança, e estas também foram positivamente associadas ao compartilhamento de conhecimento no Airbnb, bem como aos processos de tomada de decisão dos usuários. Além disso, verificou-se que as affordances de Associação, Visibilidade, Persistência, Editabilidade, Conectividade e Interatividade tiveram um impacto positivo nas práticas de compartilhamento de conhecimento, enquanto a Revisibilidade, a Associação Gerada pela Rede e o Papel Generativo de Informações não foram positivas para o compartilhamento de conhecimento no Airbnb. Além disso, por meta-análise, construí dezesseis proposições. Além disso, por meta-análise, formulei dezesseis proposições, que constituem a contribuição teórica para orientar investigações adicionais usando o Airbnb ou plataformas semelhantes. Quanto às implicações práticas, este estudo pode ajudar gerentes de economia compartilhada a melhorar suas plataformas, além de ajudar os desenvolvedores de tecnologia da informação a aprender com as affordances que afetam o compartilhamento de conhecimento, a fim de aplicá-las na criação de aplicativos e plataformas sociais.por
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Administração e Negócios ([email protected]) on 2019-11-13T18:27:40Z No. of bitstreams: 1 GABRIELA_ESTER_GODOY_VAZ_DIS.pdf: 1918068 bytes, checksum: 2ba8786edc9e133fb7cb9b0df86101af (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2019-11-18T12:29:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GABRIELA_ESTER_GODOY_VAZ_DIS.pdf: 1918068 bytes, checksum: 2ba8786edc9e133fb7cb9b0df86101af (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-18T12:54:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GABRIELA_ESTER_GODOY_VAZ_DIS.pdf: 1918068 bytes, checksum: 2ba8786edc9e133fb7cb9b0df86101af (MD5) Previous issue date: 2019-08-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/177230/GABRIELA_ESTER_GODOY_VAZ_DIS.pdf.jpg*
dc.languageengpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Negóciospor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectKnowledge Sharingeng
dc.subjectAffordanceseng
dc.subjectMotivations for Knowledge Sharingeng
dc.subjectAffordances for Knowledge Sharingeng
dc.subjectSharing Economyeng
dc.subjectAirbnbeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleAn analysis of motivations and affordances for knowledge sharing on airbnbpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELA_ESTER_GODOY_VAZ_DIS.pdfGABRIELA_ESTER_GODOY_VAZ_DIS1,87 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.