Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9016
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorReino, Luciana da Silva Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5168453378623810por
dc.contributor.advisor1Tonin, Juliana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3602258418079948por
dc.date.accessioned2019-11-11T14:36:05Z-
dc.date.issued2019-07-31-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9016-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi investigar novas formas de pensar e reconfigurar o slogan na contemporaneidade. A partir da premissa de que os slogans da atualidade apresentam novas configurações textuais, elegemos a Grounded Theory (GT) como metodologia que orientou a construção de um corpus empírico e a codificação de dados. O corpus foi composto por 1250 slogans, retirados de anúncios veiculados na Revista Veja entre os anos 2001 e 2015. Além da construção e consequente análise de categorias que demonstraram a existência de estruturas textuais regulares, palavras de uso frequente e padrões mais comuns na composição dos slogans. Para proceder as análises e para a posterior comparação de literatura proposta pela GT, elegemos os estudos em sintaxe textual e estilística (CUNHA; CINTRA, 2017; HENRIQUES, 2011), linguagem e discurso (BAKHTIN, 1997; KOCH, 2016).por
dc.description.abstractThis research aimed to investigate new ways of both think and reconfigure the slogan in contemporary times. Based on the premise that today's slogans present new textual configurations, we chose Grounded Theory (GT) as the methodology that guided the construction of an empirical corpus and data codification. The corpus is composed of 1250 slogans taken from advertisements published in Veja magazine between 2001 and 2015, in addition to the construction and consequent analysis of categories that demonstrated the existence of regular textual structures, frequently used words and most common patterns in the composition of the slogans. To carry out the analysis and for the subsequent literature comparison proposed by the GT, we selected the studies in textual and stylistic syntax (CUNHA; CINTRA, 2017; HENRIQUES, 2011), language and discourse (BAKHTIN, 1997; KOCH, 2016).eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2019-11-08T16:46:47Z No. of bitstreams: 1 LUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf: 1987957 bytes, checksum: 6a9f7e2ea3d1f876b5ab635736497641 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2019-11-11T14:31:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf: 1987957 bytes, checksum: 6a9f7e2ea3d1f876b5ab635736497641 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-11T14:36:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf: 1987957 bytes, checksum: 6a9f7e2ea3d1f876b5ab635736497641 (MD5) Previous issue date: 2019-07-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/177185/LUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação, Arte e Designpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectSloganpor
dc.subjectPropagandapor
dc.subjectLinguagempor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleNovas configurações textuais do slogan publicitário na contemporaneidadepor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES.pdfLUCIANA_DA_SILVA_SOUZA_REINO_TES1.94 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.