Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8921
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGraff, Greice-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0019494753642545por
dc.contributor.advisor1Habigzang, Luísa Fernanda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7012320058970648por
dc.date.accessioned2019-10-07T14:06:58Z-
dc.date.issued2019-01-14-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8921-
dc.description.resumoProfissionais que pretendem aprimorar sua atuação técnica no âmbito das políticas públicas devem estar atentos às suas concepções de gênero, pois essas influenciam suas práticas e seu relacionamento com as pessoas usuárias do serviço. Gênero refere-se às construções sociais que normatizam a subjetividade e a sexualidade das pessoas, e também às relações de poder existentes. Há maior frequência de estudos que investigam a atuação profissional sob a perspectiva de gênero no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo escassas as pesquisas com essa temática no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em localidades menores. Este estudo objetivou compreender as concepções de gênero de profissionais de nível superior que atuam no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e explorar como essas afetam suas práticas. Participaram 14 profissionais do serviço social e da psicologia que atuam em municípios de pequeno porte I (até 20 mil habitantes), do interior do Rio Grande do Sul (RS). Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, transcritas integralmente e submetidas à análise temática. Os resultados indicaram que as profissionais apresentam falas que indicam uma polarização entre feminino e masculino, embora promovam reflexões sobre papéis e estereótipos de gênero. Observa-se práticas que acabam por reforçar que as atribuições da mulher são a família e o espaço doméstico, perpetuando desigualdades sociais. Também verificou-se dificuldade para as participantes identificarem e intervirem em situações de violência intrafamiliar, que ocorrem com frequência em municípios do interior do RS. Além da realização de investigações sob a perspectiva de gênero em relação às práticas socioassistenciais, é imprescindível que se promova a sensibilização e capacitação que aborde gênero e violência no âmbito das políticas públicaspor
dc.description.abstractProfessionals who want to improve their technical performance in the context of public policies should be attentive to their gender conceptions, since these influence their practices and their relationship with the users of the service. Gender refers to social constructions that normalize people's subjectivity and sexuality, as well as to existing power relations. There is a greater frequency of studies that investigate the professional performance from a gender perspective within the Unified Health System (SUS), and the researches with this theme in the Unified Social Assistance System (SUS) are scarce, even in smaller localities. This study aimed to understand the gender conceptions of higher education professionals working at the Social Assistance Reference Center (CRAS) and to explore how these affect their practices. Participated in 14 social service and psychology professionals working in small municipalities I (up to 20 thousand inhabitants), in the interior of Rio Grande do Sul (RS). Semi-structured interviews were carried out, fully transcribed and submitted to thematic analysis. The results indicated that the professionals present speeches that indicate a polarization between feminine and masculine, although they promote reflections on gender stereotypes and roles. One observes practices reinforcing that the attributions of women are the family and the domestic space, perpetuating social inequalities. It was also difficult for the participants to identify and intervene in situations of intrafamily violence, which occur frequently in municipalities in the interior of RS. In addition to conducting research from a gender perspective in relation to socio-welfare practices, it is imperative to promote awareness and training that addresses gender and violence in the context of public policies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Psicologia ([email protected]) on 2019-10-01T14:22:47Z No. of bitstreams: 1 GREICE_GRAFF_DIS.pdf: 1806763 bytes, checksum: ac7f55d14b310a376a27e3f6c7f5499d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sarajane Pan ([email protected]) on 2019-10-07T13:58:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GREICE_GRAFF_DIS.pdf: 1806763 bytes, checksum: ac7f55d14b310a376a27e3f6c7f5499d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-07T14:06:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GREICE_GRAFF_DIS.pdf: 1806763 bytes, checksum: ac7f55d14b310a376a27e3f6c7f5499d (MD5) Previous issue date: 2019-01-14eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/176650/DIS_GREICE_GRAFF_PARCIAL.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/176932/DIS_GREICE_GRAFF_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/191868/DIS_GREICE_GRAFF_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Ciências da Saúde e da Vidapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectAtuação Profissionalpor
dc.subjectAssistência Socialpor
dc.subjectGendereng
dc.subjectProfessional Performanceeng
dc.subjectSocial Workeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleConcepções de gênero na perspectiva de profissionais do centro de referência de assistência socialpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo60 mesespor
dc.restricao.dataliberacao07/10/2024por
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_GREICE_GRAFF_COMPLETO.pdfGREICE_GRAFF_DIS1,76 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.