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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBasso, Bruno Mendes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6457615174160106por
dc.contributor.advisor1Müller, Thaísa Jacintho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9841564835844236por
dc.date.accessioned2019-09-24T17:38:55Z-
dc.date.issued2018-08-30-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8894-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do OA “Batalha do Milhão” para o rendimento dos alunos em matemática, bem como analisar a percepção dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental sobre o uso do OA em sala de aula, identificar alterações de resultados em avaliações com a aplicação do OA, e avaliar a pertinência da utilização do OA no ensino de matemática, na visão dos estudantes e pela análise dos resultados obtidos. Foi feita uma análise do referencial teórico sobre objetos de aprendizagem e as características necessárias para ser considerado como tal. Ao se confirmar que a ferramenta utilizada se tratava de um OA, fez-se primeiramente uma avaliação em formato de prova para avaliar os conhecimentos dos alunos a partir das aulas tradicionais. Em seguida foi feita a aplicação do OA com os estudantes, e depois uma nova avaliação para avaliar os conhecimentos. A partir de um questionário com perguntas abertas e fechadas e de uma análise estatística do rendimento dos alunos nas duas avaliações, pôde-se verificar que houve um melhor aproveitamento dos conteúdos e uma melhora nas notas. Além disso, observou-se também uma satisfação por parte dos estudantes, que consideraram ter melhorado os seus conhecimentos e aprendizado com um objeto que lhes proporcionou diversão e entretenimento. Destacou-se a interação durante as perguntas e a análise de erros, passando o professor a ser um mediador e não somente um transmissor de conhecimentos, e o aluno um protagonista de sua aprendizagem.por
dc.description.abstractThis research has aimed to analyze the contributions of LO (Learning Objects) “Batalha do Milhão” upon the Mathematics students’ output, as well as analyze 6th grade students’ perceptions about the LO application in the classroom, identify changes in results in evaluations based on the use of LO and, evaluate the importance of using this to teach Mathematics under the student’s opinion after their results. An analysis of the LO theory and its characteristics was made to check which ones could be classified as LO. After confirming that the tool used fit the LO characteristics, a test based on traditional classes was applied to the students. Afterwards LO based activities were applied to the students who had another test to check their knowledge. From a questionnaire made of open and closed questions, some statistic data from both tests was rated showing the result was better score and understanding of the contents in the second term. Besides, the students showed themselves more satisfied, perceiving more learning and fun through the LO activities. Interactivity during the activities and analysis of their mistakes was noticed, turning the teacher more into a mediator of the tasks, rather than the author of any teaching, and yet, the students the protagonists of their own learning process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação em Ciências e Matemática ([email protected]) on 2019-09-16T17:17:18Z No. of bitstreams: 1 Dissertação- Bruno Mendes - Versão Final Pronta-homologada-100919.pdf: 7129008 bytes, checksum: 4e70255b669da65e5c9b37a1330dc6ca (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2019-09-24T17:25:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação- Bruno Mendes - Versão Final Pronta-homologada-100919.pdf: 7129008 bytes, checksum: 4e70255b669da65e5c9b37a1330dc6ca (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-24T17:38:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação- Bruno Mendes - Versão Final Pronta-homologada-100919.pdf: 7129008 bytes, checksum: 4e70255b669da65e5c9b37a1330dc6ca (MD5) Previous issue date: 2018-08-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/176444/Dissertac%cc%a7a%cc%83o-%20Bruno%20Mendes%20-%20Vers%c3%a3o%20Final%20Pronta-homologada-100919.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Ciênciaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectObjetos de Aprendizagempor
dc.subjectJogospor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectAnálise de Errospor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUtilização de um objeto de aprendizagem na forma de jogo no ensino de matemática : análise e contribuiçõespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

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Dissertação- Bruno Mendes - Versão Final Pronta-homologada-100919.pdfBRUNO_MENDES_BASSO_DIS6,96 MBAdobe PDFThumbnail

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