Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8863
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQueiroz, Fernando Pisoni-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4349142399201706por
dc.contributor.advisor1Tietzmann, Roberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2403852593758632por
dc.date.accessioned2019-09-04T19:41:37Z-
dc.date.issued2019-07-24-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8863-
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo analisar como jovens da geração Z da Grande Porto Alegre, não roqueiros, constroem sua identidade a partir de códigos identitários do rock’n’roll. A base para a pesquisa foram referenciais dos Estudos Culturais: Bauman (2005) e Hall (2000, 2003a) para conceituar identidade, representação e pertencimento; Kellner (2001), Shuker (1999) e Dayrrel (2001) para tratar da história do rock; e Silva (2003) como base conceitual para imaginário. A metodologia da pesquisa inclui levantamento, a partir de questionário, com programadores musicais de rádios jovem da Grande Porto Alegre, para identificar alguns aspectos das estratégias atualmente adotadas para a escolha de estilo musical das rádios; análise iconográfica de produtos dos sites de lojas de departamento Renner e C&A, para identificar a produção de bens de consumo cultural do rock e os signos do rock utilizados como argumento de venda de produtos; análise do consumo de gêneros musicais na plataforma de serviço de streaming musical Spotify; análise da execução musical nas rádios jovem da capital gaúcha por meio dos dados de radio escuta do Instituto Crowley; levantamento com público, por meio de dois questionários, aplicados on-line – o primeiro com o fim de estabelecer um corpus composto por jovens da geração Z e o segundo direcionado ao corpus disposto a participar da pesquisa, para identificar tendências de consumo e produção de sentidos do rock junto aos respondentes. Por meio deste estudo, foi possível verificar que, para os jovens pesquisados, o rock é um estilo musical. Que camisetas de bandas, jaquetas de couro, jeans rasgados e piercings são alguns dos códigos identitários do rock. Ainda, que o uso de signos identitários do rock por artistas/jovens não determina que o usuário seja roqueiro. Por fim, que estes jovens utilizam códigos do rock em sua construção de identidade.por
dc.description.abstractThe present study aims to analyze how youngsters of generation Z of Greater Porto Alegre, not rockers, construct their identity from the identity codes of rock'n'roll. The basis for the research were references of Cultural Studies: Bauman (2005) and Hall (2000, 2003a) to conceptualize identity, representation and belonging; Kellner (2001), Shuker (1999) and Dayrrel (2001) to deal with rock history; and Silva (2003) as conceptual basis for imaginary. The research methodology includes a questionnaire survey of young radio programmers from Greater Porto Alegre to identify some aspects of the strategies currently adopted for the choice of musical style of radios; iconographic analysis of products from the websites of department stores Renner and C&A to identify the production of cultural consumer goods of rock and the signs of rock used as an argument for selling products; analysis of the consumption of musical genres in the music streaming service platform Spotify; analysis of the musical execution in the young radios of the capital gaúcha through the radio listening data of the Crowley Institute; public questionnaire, through two questionnaires, applied online - the first with the purpose of establishing a corpus composed of young people of the generation Z and the second one directed to the corpus willing to participate in the research, to identify tendencies of consumption and production of senses of the rock next to the respondents. Through this study, it was possible to verify that, for the researched youth, rock is a musical style. That band shirts, leather jackets, ripped jeans and piercings are some of the rock identity codes. Still, that the use of rock identity identities by artists/young people does not determine that the user is a rocker. Finally, these young people use rock codes in their identity construction.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2019-08-27T19:33:05Z No. of bitstreams: 1 FERNANDO_PISONI_QUEIROZ_DIS.pdf: 11349361 bytes, checksum: 0a11b64df2a6d6e817f155be6026cd86 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2019-09-04T18:38:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FERNANDO_PISONI_QUEIROZ_DIS.pdf: 11349361 bytes, checksum: 0a11b64df2a6d6e817f155be6026cd86 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-04T19:41:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FERNANDO_PISONI_QUEIROZ_DIS.pdf: 11349361 bytes, checksum: 0a11b64df2a6d6e817f155be6026cd86 (MD5) Previous issue date: 2019-07-24eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/176280/FERNANDO_PISONI_QUEIROZ_DIS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação, Arte e Designpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectJovenspor
dc.subjectGeração Zpor
dc.subjectRockpor
dc.subjectConsumopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleAinda é rock? : a construção de identidades de jovens de Porto Alegre por meio de códigos visuais do rockpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDO_PISONI_QUEIROZ_DIS.pdfFERNANDO_PISONI_QUEIROZ_DIS11,08 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.