Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8859
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Maya, Bruno da Costa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4002014110922158 | por |
dc.contributor.advisor1 | Gutfreind, Cristiane Freitas | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3277381991746025 | por |
dc.date.accessioned | 2019-09-02T14:35:27Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-29 | - |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8859 | - |
dc.description.resumo | A presente tese procura compreender a reelaboração do político no cinema de Michael Haneke por meio dos reenquadramentos do olhar fora de campo. Para isso, foram analisados os filmes Caché (2005) e A Fita Branca (2009), tendo em vista as relações com o visível do regime estético proposto por Rancière (2014) na articulação com o político. Buscou-se trabalhar como os processos de reenquadramento são fundamentais para a mudança na lógica da intriga dos filmes. Trata-se, nesse sentido, de um estudo de caso sobre o político no cinema de Haneke com o intuito de elaborar o olhar fora de campo e, sendo assim, no que concerne à metodologia, foram criadas três categorias de análise que são importantes para os processos de reenquadramento (olhar para o campo, o campo vazio e a composição do campo). Selecionaram-se sequências dos filmes seguindo o método de análise fílmica por “segmentação” proposto por Aumont (2010), e houve uma descrição dos elementos da composição visual e sonora (luz, som, cenário), além dos movimentos de câmera. Além de Rancière (2014), o trabalho tem como suporte teórico as noções de fora de campo de Burch (1992), Aumont (1993) e Chion (2001), bem como proposições sobre a imagem de Deleuze (1990, 1985). Por meio da investigação de estratégias autorreflexivas de Caché (2005) e de A Fita Branca (2009), foi possível observar como se constroem elementos fora de campo por meio de um reenquadramento que se refere à reelaboração do político, fundamentado no mistério. Tal abordagem do cineasta, embora se aproprie de técnicas do thriller, pode-se constatar, busca fugir à lógica do regime representativo (RANCIÈRE, 2014). | por |
dc.description.abstract | The present thesis aims to comprehend the elaboration of the political at Michael Haneke’s cinema though the reframing of the out of field gaze. For this, the films Caché (2005) and The White Ribbon (2009) were analyzed, considering the relations of the visible one of the esthetic regime proposed by Rancière (2014) in the articulation with the political. The intention was to outline how the processes of reframing are fundamental to the change in the logic of the film´s intrigue. In this sense, the thesis will focus in the political aspect of Haneke's cinema as a case of study considering the intention of elaborating the out of field gaze and, as such, with regard to methodology, three categories of analysis were created that are important for the processes of reframing (look at the field, the empty field and the composition of the field). The sequences of the films were selected following the "segmentation" film analysis method proposed by Aumont (2010), and there was a description of the elements of the visual and sound composition (light, sound, scenery), besides the camera movements. In addition to Rancière (2014), the work has as theoretical support the notions of the field out of Burch (1992), Aumont (1993) and Chion (2001), as well as propositions on the image of Deleuze (1990, 1985). Through the investigation of self-reflexive strategies of Caché (2005) and The White Ribbon (2009), it was possible to observe how the elements of the out of the field are constructed by a process of reframing, that is related to the re-elaboration of the political and based on the mystery. This kind of approach, although uses thriller techniques, seeks to escape the logic of the representative regime (Ranciere, 2014). | eng |
dc.description.provenance | Submitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2019-08-27T17:23:51Z No. of bitstreams: 1 BRUNO_DA_COSTA_MAYA_TES.pdf: 4033929 bytes, checksum: bedf32534b059447486263b3889870b9 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2019-09-02T14:25:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BRUNO_DA_COSTA_MAYA_TES.pdf: 4033929 bytes, checksum: bedf32534b059447486263b3889870b9 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-09-02T14:35:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BRUNO_DA_COSTA_MAYA_TES.pdf: 4033929 bytes, checksum: bedf32534b059447486263b3889870b9 (MD5) Previous issue date: 2019-04-29 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/176272/BRUNO_DA_COSTA_MAYA_TES.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação, Arte e Design | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Comunicação | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | Haneke | por |
dc.subject | Político | por |
dc.subject | Fora de Campo | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.title | A reelaboração do político no cinema de Michael Haneke : reenquadramentos do olhar fora de campo | por |
dc.type | Tese | por |
dc.restricao.situacao | Trabalho não apresenta restrição para publicação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRUNO_DA_COSTA_MAYA_TES.pdf | BRUNO_DA_COSTA_MAYA_TES | 3,94 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.