Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8810
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPasin, Débora Montenegro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9209856869859332por
dc.contributor.advisor1Costa, Bartira Ercília Pinheiro da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3553707735604418por
dc.date.accessioned2019-07-19T17:37:55Z-
dc.date.issued2019-03-22-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8810-
dc.description.resumoIntroduction: Knowledge society leans on the foundation of educational and research excellence. Such implication reinforces the commitment of Higher Education Institutions to establish an agenda based on the formation of global-ready students. The development of intercultural and global skills, among which communication by means of a vehicular language plays a pivotal role, allows HEIs’ members to navigate international academic settings. Objective: To assess the proficiency level in spoken English of Ph.D. students in Medicine and Health Sciences, who are non-native English speakers, post-implementation of a Program for the Improvement of Spoken Production in English for Academic Purposes (ProISP-EAP). Methodology: The experiment is based on the action-oriented approach to the teaching of EAP adopting the following methodological strategies: i) needs analysis: application of explanatory questionnaires and individual interviews; ii) blended learning: face-to-face and computermediated classes and the development of a mobile learning tool to Standard American English pronunciation exercise of general and specialized vocabulary retrieved from texts representative of participants’ ongoing Ph.D. research projects; iii) spoken-oriented production: individual presentations recorded on video for evaluation. ProISP-EAP was applied to seven Ph.D. students in Medicine and Health Sciences. Assessment instruments included adapted scales from the Common European Framework of References for Languages (CEFR). Data were analyzed using triangulation methods. Results: Data reveal that partakers’ spoken production in EAP was improved following ProISP-EAP application to health-related areas as participants progressed one proficiency level up the adapted Global Scale (CEFR). Conclusion: ProISP-EAP intervention improves the proficiency level of participants’ spoken production in EAP.por
dc.description.abstractIntrodução: A sociedade do conhecimento fundamenta-se na excelência educacional e de pesquisa. Portanto, as Instituições de Ensino Superior (IES) devem estabelecer uma agenda baseada na formação de acadêmicos prontos para o mundo. O desenvolvimento de habilidades interculturais e globais, entre as quais a comunicação por meio de uma língua veicular é crucial, permite aos membros das IES navegar em ambientes acadêmicos internacionais. Objetivo: Avaliar o nível da proficiência oral em língua inglesa de alunos não-nativos, doutorandos em Medicina e Ciências da Saúde, após a aplicação de um programa de aperfeiçoamento da produção oral em língua Inglesa para fins acadêmicos (ProISP-EAP). Metodologia: O experimento apoia-se na abordagem orientada à ação adotando as estratégias metodológicas: i) análise das necessidades: questionários explanatórios e entrevistas individuais; ii) ensino híbrido: aulas presenciais, mediadas por computador e um aplicativo móvel desenvolvido ao exercício da pronúncia padrão da língua inglesa americana de vocabulário geral e especializado representativos das teses em desenvolvimento; iii) produção orientada à fala: apresentações orais individuais gravadas em vídeo para avaliação. O programa foi aplicado em sete doutorandos em Medicina e Ciências da Saúde. Os instrumentos de avaliação incluíram escalas adaptadas do Common European Framework of References for Languages (CEFR). Os dados foram analisados por métodos de triangulação. Resultados: Resultados apontam para o aprimoramento da produção oral após o ProISP-EAP aplicado à área da saúde. Todos os partícipes progrediram um nível de proficiência na Escala Global adaptada para este estudo. Conclusão: ProISP-EAP aprimora o nível de proficiência da produção oral em EAP dos participantes.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Medicina e Ciências da Saúde ([email protected]) on 2019-07-15T14:52:12Z No. of bitstreams: 1 Debora_Montenegro_Pasin.pdf: 11229812 bytes, checksum: c9b378cd91f647fc7f0c5ba5d1705d13 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2019-07-19T13:36:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Debora_Montenegro_Pasin.pdf: 11229812 bytes, checksum: c9b378cd91f647fc7f0c5ba5d1705d13 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-19T17:37:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Debora_Montenegro_Pasin.pdf: 11229812 bytes, checksum: c9b378cd91f647fc7f0c5ba5d1705d13 (MD5) Previous issue date: 2019-03-22eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/175999/TES_DEBORA_MONTENEGRO_PASIN_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.languageengeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Medicinapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúdepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProdução Orientada à Fala em Inglêspor
dc.subjectAnálise das Necessidades em Língua Inglesa para Fins Acadêmicospor
dc.subjectEnsino Híbrido em Língua Inglesa para Fins Acadêmicospor
dc.subjectSpoken Production in Englisheng
dc.subjectNeeds Analysis in EAPeng
dc.subjectBlended Learning in EAPeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApor
dc.titleGraduate students in times of international challenges : improving spoken production in english applied to health-related areaseng
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo60 mesespor
dc.restricao.dataliberacao19/07/2024por
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TES_DEBORA_MONTENEGRO_PASIN_CONFIDENCIAL.pdfDEBORA_MONTENEGRO_PASIN_TES467,81 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.