Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8719
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCordioli, Leandro Mota-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4005497957612111por
dc.contributor.advisor1Souza, Draiton Gonzaga de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7787208699557169por
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Elton Somensi de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4342558764417363por
dc.date.accessioned2019-06-14T19:31:17Z-
dc.date.issued2019-03-25-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8719-
dc.description.resumoO presente trabalho busca desafiar o paradigma contemporâneo que compreende a justiça como uma virtude institucional. A tese propõe que a justiça é fundamentalmente uma virtude ética dita a partir do caráter das pessoas, o que traz consequências práticas para o bem de uma comunidade política. Há dois grandes modelos de estudo da teoria da justiça que são rotulados como Personalismo Ético e Institucionalismo Político. O Personalismo Ético abrange as teorias da justiça, cujo caso central é estabelecido a partir das pessoas e da esfera Ética, como no caso de Sócrates, Platão, Aristóteles, Tomás de Aquino e John Finnis. O Institucionalismo Político contempla aquelas teorias contemporâneas da justiça que a consideram um atributo de instituições políticas e jurídicas, preocupando-se fundamentalmente com a razoabilidade e a justiça dos critérios de distribuição de bens e encargos em uma comunidade política, como o faz John Rawls. Segundo esse enfoque, instituições justas são uma condição necessária para que a sociedade seja justa, contudo não são uma condição suficiente para garantir o bem comum. Uma garantia melhor somente pode ser oferecida se houver uma preocupação com o caráter dos cidadãos e dos governantes, tal garantia faz com que exista uma exigência de razoabilidade pública de que a comunidade política se preocupe com a formação de virtudes cívicas que abranjam a esfera Ética. Por isso, a teoria da justiça de John Finnis exerce um papel central nesta demonstração.por
dc.description.abstractThe present work seeks to challenge the contemporary paradigm that understands justice as an institutional virtue. The thesis proposes that justice is fundamentally an ethical virtue of the person’s character, which brings practical consequences for the good of a political community. There are two major models of justice theories that are labelled as Ethical Personalism and Political Institutionalism. Ethical Personalism includes the theories of justice that ascribe it's central case to people and the Ethical sphere, as is in the case of Socrates, Plato, Aristotle, Thomas Aquinas, and John Finnis. Political Institutionalism contemplates those contemporary theories of justice that consider it as an attribute of political and juridical institutions, being fundamentally concerned with the reasonableness and justice of the criteria of goods' distribution and charges in a political community, such as John Rawls. Thus it is held that fair institutions are a necessary condition for society to be just, yet they are not a sufficient condition for securing the common good. A better guarantee can only be offered if there is a concern with the character of citizens and rulers, which makes it a requirement for public reasonableness that the political community be concerned with the formation of civic virtues that embrace the Ethical sphere. Therefore, John Finnis' theory of justice plays a central role in this demonstration.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Filosofia ([email protected]) on 2019-06-03T16:32:37Z No. of bitstreams: 1 LEANDRO MOTA CORDIOLI - Tese - 21-05-2019.pdf: 1401455 bytes, checksum: 3e4c0153bc8880ff929a4dc1a9750a54 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2019-06-14T19:21:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LEANDRO MOTA CORDIOLI - Tese - 21-05-2019.pdf: 1401455 bytes, checksum: 3e4c0153bc8880ff929a4dc1a9750a54 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-14T19:31:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LEANDRO MOTA CORDIOLI - Tese - 21-05-2019.pdf: 1401455 bytes, checksum: 3e4c0153bc8880ff929a4dc1a9750a54 (MD5) Previous issue date: 2019-03-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/175562/TES_LEANDRO_MOTA_CORDIOLI_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/190999/TES_LEANDRO_MOTA_CORDIOLI_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeoria da Justiçapor
dc.subjectEstado de Direitopor
dc.subjectPersonalismo Éticopor
dc.subjectInstitucionalismo Políticopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleNas fronteiras das instituições : exigências personalistas e éticas na teoria de John Finnis para uma teoria da justiça no âmbito políticopor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo60 mesespor
dc.restricao.dataliberacao14/06/2024por
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TES_LEANDRO_MOTA_CORDIOLI_COMPLETO.pdfLEANDRO_MOTA_CORDIOLI_TES1.37 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.