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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Leonardo Pavanatto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5100427127852093por
dc.contributor.advisor1Pinho, Márcio Sarroglia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9183721973235194por
dc.contributor.advisor-co1Bowman, Doug Andrew-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2386123659885192por
dc.date.accessioned2019-06-14T18:28:42Z-
dc.date.issued2019-03-11-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8715-
dc.description.resumoThree-dimensional modeling in augmented reality allows the user to create or modify the geometry of virtual content while it is registered to the real world, enabling the verification of the correspondence between the model and the real world on-the-fly. We propose a new approach for modeling in augmented reality on environments with unknown geometry that uses point marking techniques to define the position of features present in the real world, such as neighboring buildings and pathways. Some tools were designed to increase the usefulness of these features and to allow the act of modeling, that usually takes place over empty terrains but must consider the surrounding structures. We developed a use case application for the architecture domain, aimed at allowing the design of a massing model in-situ. A massing model is a simplified representation of the architect's idea for the building, defining its general size and location in the terrain, while in-situ refers to being at the place where the building will be made. It aims at understanding the building, the characteristics of the environment, and how they related. Our application allows the architect to create this model while they can visualize the real world and make modifications accordingly. We analyze the problems regarding the approach and propose solutions and evaluated the application under formal user studies. Results indicated it is a reasonable approach for modeling a mass in-situ. We also evaluated point marking techniques with different levels of precision and the use of perception to align lines, and concluded that low precision marking techniques and the use of perception to perform alignments impact the accuracy of the model, and the ease of use, and usefulness of the application.por
dc.description.abstractModelagem tridimensional em realidade aumentada permite ao usuário criar ou modificar a geometria de conteúdo virtual enquanto registrado no mundo real, possibilitando a verificação da correspondência entre ambos on-the-fly. Nós propomos uma nova abordagem para a modelagem em realidade aumentada em ambientes onde a geometria é desconhecida que utiliza uma técnica de marcação de pontos para definir a posição de características presentes no mundo real, como edificações e caminhos próximos. Algumas ferramentas foram desenvolvidas para amplificar a utilidade dessas características e permitir o ato de modelagem, que geralmente ocorre sobre terrenos vazios mas deve considerar estruturas próximas. Nós desenvolvemos uma aplicação no domínio da arquitetura, direcionada a permitir o projeto de modelos volumétricos in-situ. Um modelo volumétrico é uma representação simplificada da ideia do arquiteto para a construção, definindo o tamanho geral e localização no terreno, enquanto in-situ diz respeito a estar no local onde a edificação será feita. Eles têm como objetivo entender a edificação, as características do ambiente, e como elas se relacionam. Nossa aplicação permite ao arquiteto criar o seu modelo enquanto ele pode visualizar o mundo real e fazer modificações adequadas. Nós analisamos os problemas relacionados a essa abordagem e suas soluções, e avaliamos a aplicação através de estudos com usuários. Os resultados indicaram que é uma abordagem adequada para a modelagem de volumes in-situ. Nós também avaliamos técnicas de marcação de pontos com diferentes níveis de precisão e o uso de percepção para o alinhamento de linhas, e concluímos que técnicas de marcação com pouca precisão e o uso de percepção para alinhamentos têm um impacto negativo na acurácia do modelo, e na facilidade uso e na utilidade da aplicação.por
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Ciência da Computação ([email protected]) on 2019-06-03T14:53:47Z No. of bitstreams: 1 LEONARDO PAVANATTO SOARES_DIS.pdf: 11052966 bytes, checksum: 9e90e7670224c989dcae5f8ba35d4d61 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2019-06-14T18:24:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LEONARDO PAVANATTO SOARES_DIS.pdf: 11052966 bytes, checksum: 9e90e7670224c989dcae5f8ba35d4d61 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-14T18:28:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LEONARDO PAVANATTO SOARES_DIS.pdf: 11052966 bytes, checksum: 9e90e7670224c989dcae5f8ba35d4d61 (MD5) Previous issue date: 2019-03-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/175574/LEONARDO%20PAVANATTO%20SOARES_DIS.pdf.jpg*
dc.languageengpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAugmented Realityeng
dc.subject3D Modelingeng
dc.subjectPoint Marking Techniqueseng
dc.subjectMassing Studieseng
dc.subject.cnpqCIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAOpor
dc.title3D modeling of large structures in augmented realitypor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
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