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dc.creatorCarreira, Luiz Fernando Stumf-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7002320095142278por
dc.contributor.advisor1de La Fare, Mónica-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8645512477692006por
dc.date.accessioned2019-06-11T11:32:55Z-
dc.date.issued2019-02-26-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8673-
dc.description.resumo“Somos seres divididos, temos na cabeça as coisas dos dois mundos”, afirmam os índios Guarani. Com isso, parecem querer dizer que são ou vivem ao mesmo tempo como índios e brancos. De modo que poderíamos certamente caracterizar o movimento que empreendem rumo ao mundo ocidental através da escolarização das aldeias, de novas formas de organizações política ou mesmo de produção artística nos termos da teoria da mestiçagem, isto é, de sua transformação definitiva. Mas isto seria negligenciar o que contam os Mbyá acerca de sua experiência com os brancos. Entre eles, ao contrário, está experiência parece remeter a uma forma de pensar as relações inter-étnicas a partir do princípio da não mistura, de manter a diferença como “estratégia” de convivência. É neste sentido que este texto busca apreender as experiências de aprendizado dos Guarani com os brancos. Trata-se daquilo o que aprendem caminhado – expondo-se ao mundo. Caminhar apresenta-se assim como um modo de relação que aposta na instabilidade do corpo ameríndio enquanto possibilidade de execução de uma estratégia de convivência pautada pelo princípio da não mistura.por
dc.description.abstract“We are divided human beings, we have in our heads things from two worlds” say Guarani Indians. By this, they seem to mean they are or live at the same time as Indians and white men. In this way, we could certainly characterize the movement they undertake toward the Western world through the schooling of villages, new forms of political organizations or even artistic production in terms of the theory of miscegenation, that is, of its ultimate transformation. But this would be to neglect what the Mbyá tell about their experience with white men. Among them, instead, the experience seems to refer to a way of thinking inter-ethnic relations from the principle of non-mixing, keeping the difference as a "strategy" of coexistence. It is in this sense that this text seeks to apprehend the learning experiences of the Guarani with the white men. It is about what they learn walking – exposing themselves to the world. Walking thus presents itself as a mode of relation that bets on the instability of the Amerindian body as a possibility to execute a strategy of coexistence based on the principle of non-mixing.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2019-05-17T17:02:14Z No. of bitstreams: 1 Luiz Fernando Stunf.pdf: 3699219 bytes, checksum: b5b5f3f1ef84b89881d35b71fce0f575 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Caroline Xavier ([email protected]) on 2019-06-11T11:26:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Luiz Fernando Stunf.pdf: 3699219 bytes, checksum: b5b5f3f1ef84b89881d35b71fce0f575 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-11T11:32:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luiz Fernando Stunf.pdf: 3699219 bytes, checksum: b5b5f3f1ef84b89881d35b71fce0f575 (MD5) Previous issue date: 2019-02-26eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/175457/TES_LUIZ_FERNANDO_STUMF_CARREIRA_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
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dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMbyá-Guaranipor
dc.subjectAntimestiçagempor
dc.subjectCorporalidadepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.title“Vocês não podem parar a tempestade” : sobre Guaranis, brancos, distâncias e aprendizadopor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo36 mesespor
dc.restricao.dataliberacao11/06/2022por
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

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