Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8635
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBackes, Suelen-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5686131922131493por
dc.contributor.advisor1Pase, André Fagundes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9459123297426461por
dc.date.accessioned2019-06-04T13:18:32Z-
dc.date.issued2019-03-18-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8635-
dc.description.resumoA partir do YouTube, qualquer pessoa pode publicar vídeos na Internet sem a necessidade da validação por parte de um veículo de comunicação de massa, podendo alcançar o status de influenciador digital. O presente estudo tem por objetivo investigar os youtubers profissionais, diante do contexto atual de consumo e vídeos on-line. Após um resgate histórico da plataforma de entretenimento on-line, do comportamento e do interesse de quem consome os vídeos, foi analisada a motivação dos criadores de conteúdo no YouTube e as reflexões a partir dos conceitos da hipermodernidade e do hiperconsumo, de Lipovetsky. Através de um estudo de casos múltiplos, quatro canais com mais de um milhão de inscritos foram observados, definidos a partir de mercados simbólicos e de consumo no contexto da sociedade contemporânea e amplamente abordados no YouTube: Me Poupe! (Nathalia Arcuri), finanças pessoais; Boca Rosa (Bianca Andrade), maquiagem e beleza; Flavia Calina, educação infantil e maternidade; e Danielle Noce, gastronomia. Como principais conclusões, as análises revelam que os criadores de conteúdo observam questões de estilo e encantamento na sua produção regular e constante. Assim, ao longo do tempo, conseguem a identificação do público, a audiência, os inscritos, o engajamento, a influência e, portanto, tornam-se profissionais nesta plataforma.por
dc.description.abstractAfter the creation of YouTube, any person can publish videos on the Internet without the validation from a broadcast network and achieve the status of social media influencer. The objective of this study is to investigate professional youtubers in the current online video consuming context. After a historical rescue of the online entertainment platform, the behavior and the interest of the people who watch the videos, the study analyzed the motivation of the content creators on YouTube and the observations of hypermodernity and hyper-consumerism concepts from Lipovetsky. Through a multiple case study, four channels with more than a million subscribers were observed, defined by symbolic and consumerism markets in the contemporary society context and widely approached on YouTube: Me Poupe! (Nathalia Arcuri), personal finance; Boca Rosa (Bianca Andrade), makeup and beauty; Flavia Calina, childhood education and maternity; and Danielle Noce, gastronomy. The main conclusions drawn from the analyses reveal that the content creators observe style and grace in their regular and constant productions. Therefore, in the long run, they achieve public recognition, audience, subscribers, involvement, influence and, eventually, they become professionals in this platform.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2019-05-07T12:24:04Z No. of bitstreams: 1 SUELEN_BACKES_DIS.pdf: 5624470 bytes, checksum: 4b3842e5603eb558a4dfc8554aba99d5 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2019-06-04T13:05:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SUELEN_BACKES_DIS.pdf: 5624470 bytes, checksum: 4b3842e5603eb558a4dfc8554aba99d5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-04T13:18:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SUELEN_BACKES_DIS.pdf: 5624470 bytes, checksum: 4b3842e5603eb558a4dfc8554aba99d5 (MD5) Previous issue date: 2019-03-18eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/175299/SUELEN_BACKES_DIS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Comunicação, Arte e Designpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectYouTubepor
dc.subjectInfluenciadores Digitaispor
dc.subjectYoutuberspor
dc.subjectHipermodernidadepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleProdução e consumo de vídeos on-line : análise de práticas e técnicas para o desenvolvimento de influenciadores digitais profissionais a partir do YouTubepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SUELEN_BACKES_DIS.pdfSUELEN_BACKES_DIS5,49 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.