Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8631
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMattos Neto, Robinson-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8529315243999742por
dc.contributor.advisor1Silva, Carlos Eduardo Lobo e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2655427148953452por
dc.contributor.advisor-co1Bittencourt, Hélio Radke-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2458382515869028por
dc.date.accessioned2019-06-04T11:31:14Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8631-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo encontrar quais determinantes de desempenho proporcionam os maiores diferenciais na nota dos estudantes de Matemática e Língua Portuguesa para o 5º e 9º ano, e identificar o seus efeitos nos alunos com as melhores e piores notas. Reconhecer esses diferenciais ajuda na proposição de políticas educacionais, pois se pode ter noção do que é prioritário na implementação de uma política pública, além de ajudar a entender melhor sobre as causas das disparidades de notas entre os alunos. Para isto, será utilizado o método de Regressões Quantílicas (RQ) com os dados provenientes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) para o ano de 2015. Os resultados encontrados identificam os determinantes Índice socioeconômico, Controle de entrada e saída da escola, Reprovado e Conservação da escola como os que proporcionam os maiores diferenciais na nota dos alunos. A literatura apresentada no trabalho destacou as características relacionadas ao efeito família como principais determinantes do desempenho escolar e, por consequência, deveriam assumir essa importância nos diferenciais de desempenho, apesar disto, as variáveis ligadas ao efeito escola surpreenderam ao apresentaram importantes diferenciais nas notas dos alunos.por
dc.description.abstractThe present study aims to find out which determinants of school performance provide the greatest differences on the student’s scores in Mathematics and Portuguese Language for the 5th and 9th year, and identify their effects on the students with the best and worst grades. Recognizing these differentials helps in proposing educational policies, because it can have a sense of what is a priority in the implementation of a public policy, as well as helping to better understand the causes of grade disparities among students. To that end, Quantile Regressions (RQ) will be used with data from the Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) for the year 2015. The results found identify the determinants Índice socioeconômico, Controle de entrada e saída da escola, Reprovado and Conservação da escola such as those that provide the greatest differences in students’ grades. The literature presented in the study emphasized the characteristics related to the family effect as main determinants of school performance and, consequently, should assume this importance in the performance differentials, although, the variables related to the school effect surprised when they presented important differentials in the scores of the students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Economia do desenvolvimento ([email protected]) on 2019-05-03T20:04:31Z No. of bitstreams: 1 ROBINSON_MATTOS_NETO_DIS.pdf: 1756255 bytes, checksum: 39f4d63cb97c9b4b808c0b22f23ff66f (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2019-06-04T11:23:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROBINSON_MATTOS_NETO_DIS.pdf: 1756255 bytes, checksum: 39f4d63cb97c9b4b808c0b22f23ff66f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-04T11:31:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROBINSON_MATTOS_NETO_DIS.pdf: 1756255 bytes, checksum: 39f4d63cb97c9b4b808c0b22f23ff66f (MD5) Previous issue date: 2019-02-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/175291/ROBINSON_MATTOS_NETO_DIS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Negóciospor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimentopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiferencial de Desempenhopor
dc.subjectEfeito Famíliapor
dc.subjectEfeito Escolapor
dc.subjectRegressões Quantílicaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.titleDiferencial de desempenho dos alunos : uma análise utilizando regressões quantílicaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROBINSON_MATTOS_NETO_DIS.pdfROBINSON_MATTOS_NETO_DIS1,72 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.