Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8616
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Rubya Mara Munhóz de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4025693555658344por
dc.contributor.advisor1Morosini, Marília Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8614883884181446por
dc.date.accessioned2019-05-30T20:20:36Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8616-
dc.description.resumoEsta Tese de Doutorado em Educação apresenta a investigação sobre “A extensão universitária e a democratização do ensino na perspectiva da universidade do encontro”. Pesquisou o alcance social da extensão universitária para democratização do ensino, a partir do programa extensionista “Arborização Urbana: um Exercício de Cidadania e Sustentabilidade Socioambiental”, desenvolvido na Universidade Federal do Pampa, interrogando: “Como está sendo trabalhada a extensão universitária na Universidade Federal do Pampa na perspectiva da articulação com a sociedade e democratização do conhecimento”? Analisou o impacto da integração universidade e sociedade, dos saberes científicos e da experiência, da articulação e desenvolvimento das diretrizes extensionistas, e dos limites, tensões e possibilidades existentes neste processo.Frente a defesa de uma extensão universitária, como formação acadêmica e cidadã, busquei fundamentos teóricos em autores brasileiros comprometidos com a melhoria do país a partir da educação. Trago também a contribuição de Sousa Santos (1994, 2000, 2004, 2008, 2010, 2017a), Zabalza (2004), Zabalza, Mentges e Vitória (2018) e dos autores Leite (2002), Leite e Fernandes (2010), Fernandes (2008), Zitkoski (2008), Morosini (2006, 2018), Rigo, Moreira e Vitória (2018), entre outros. Como metodologia de pesquisa qualitativa, utilizamos os princípios da pesquisa participante e o estudo de caso, buscamos referências em André (2005), Martins (2008), Minayo (2010), A. J. Severino (2007), Yin (2005), Brandão e Streck (2006), Lüdke e André (1986), Triviños (1987), Bogdan e Biklen (1994). Os instrumentos para coleta de dados foram: a observação direta, entrevista semiestruturada, participação em rodas de conversa e análise de documentos. Para a leitura, análise e interpretação de dados, usamos os princípios da análise de conteúdo proposta por Bardin (2009). Os sujeitos da pesquisa foram docentes, discentes e comunidade extensionista participante do programa: “Arborização Urbana: um Exercício de Cidadania e Sustentabilidade socioambiental”. Entre os resultados da investigação inferimos que: a extensão universitária fortalece a integração da universidade com a sociedade, o diálogo, a integração dos sujeitos e dos saberes científicos e da experiência; fomenta a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; viabiliza a gestação de renovadas práticas pedagógicas na educação e fundamenta a importância da inserção das atividades de extensão nos cursos de graduação; Possibilita a conscientização dos sujeitos, o empoderamento e articula o fortalecimento e construção de políticas públicas no horizonte da transformação social. Como contribuição da tese, construímos a metodologia denominada Roda de Conversa Extensionista Transformadora (RCET), potencializadora da democratização do conhecimento a partir da extensão universitária, na concretude da “universidade do encontro”.por
dc.description.abstractEsta tesis de doctorado en educación presenta la investigación sobre “La extensión universitaria y la democratización de la enseñanza en la perspectiva de la universidad del encuentro”. Investigó el alcance social de la extensión universitaria para la democratización de la enseñanza a partir del programa extensionista “Arborización urbana: un ejercicio de ciudadanía y sostenibilidad socioambiental”, desarrola en la Universidade Federal do Pampa, interrogándose: “¿Cómo se está trabajando la extensión universitaria en la Universidade Federal do Pampa en la perspectiva de la articulación con la sociedad y la democratización del conocimiento?”. Analizó el impacto de la integración universidad y sociedad, de los saberes científicos y de la experiencia, de la articulación y el desarrollo de las directrices extensionistas, y de los límites, tensiones y posibilidades existentes en este proceso. Delante de la defensa de una extensión universitaria como formación académica y ciudadana busqué fundamentos teóricos en autores brasileros comprometidos con la mejora del país a partir de la educación. Traigo también la contribución de Sousa Santos (1994, 2000, 2004, 2008, 2010, 2017a), Zabalza (2004), Zabalza, Mentges y Vitória (2018) e de los autores Leite (2002), Leite y Fernandes (2010), Fernandes (2008), Zitkoski (2008), Morosini (2006, 2018), Rigo, Moreira y Vitória (2018), entre otros. Como metodología de investigación cualitativa, se utilizaron los principios de la investigación participante y el estudio de caso, se buscó referencias en André (2005), Martins (2008), Minayo (2010), A. J. Severino (2007), Yin (2005), Brandão y Streck (2006), Lüdke y André (1986), Triviños (1987), Bogdan y Biklen (1994). Los instrumentos para la recolección de los datos fueron: la observación directa, entrevista semiestructurada, participación en ruedas de conversación y análisis de documentos. Para la lectura, análisis e interpretación de los datos, se usó los principios de análisis de contenido propuesto por Bardin (2009). Los sujetos de investigación fueron docentes, discentes y comunidad extensionista participante del programa “Arborización Urbana: un ejercicio de ciudadanía y sostenibilidad socioambiental”. Entre los resultados de la investigación inferimos que: la extensión universitaria fortalece la integración de la universidad con la sociedad, el diálogo, la integración de los sujetos y de los saberes científicos y de la experiencia; fomenta la indisociabilidad entre enseñanza, investigación y extensión; viabiliza la gestación de renovadas prácticas pedagógicas en la educación; fundamenta la importancia de la inserción de las actividades de extensión en los cursos de graduación; Posibilita la concientización de los sujetos, el empoderamiento y articula el fortalecimiento y construcción de políticas públicas en el horizonte de la transformación social. Como contribución de la tesis, se construyó la metodología denominada Ronda de Conversación Extensionista Transformadora (RCET), que potencia la democratización del conocimiento a partir de la extensión universitaria, en la concretud de la “universidad del encuentro”.spa
dc.description.abstractThis doctoral thesis in Education presents an investigation on “University Community outreach and teaching democratization in the perspective of the university of meeting”. The scope of the university outreach in the democratization of teaching was studied through the outreach program “Urban Afforestation: an exercise of Citizenship and Socio-environmental Sustainability”, which was performed at Universidade Federal do Pampa. The question proposed was: “How the university outreach has been developed at Universidade Federal do Pampa, considering the interaction with society and the democratization of knowledge?” The work has analyzed the impact caused by the integration between society and university, scientific knowledge and experience, and the limits, tensions and ongoing possibilities in this process. Towards the defense of university outreach as academic and citizen constitution, the theoretic basis were looked for in Brazilian authors. Contributions of other authors are also here: Sousa Santos (1994, 2000, 2004, 2008, 2010, 2017a), Zabalza (2004), Zabalza, Mentges and Vitória (2018), Leite (2002), Leite and Fernandes (2010), Fernandes (2008), Zitkoski (2008), Morosini (2006, 2018), Rigo, Moreira and Vitória (2018). The research methodology was qualitative, using the principles of participant research and case study. The references came from André (2005), Martins (2008), Minayo (2010), A. J. Severino (2007), Yin (2005), Brandão and Streck (2006), Lüdke and André (1986), Triviños (1987), Bogdan and Biklen (1994). The tools applied in the data collection were: direct observation, semi-structured interview, participation in round talks and documents’ analysis. For reading, analysis and data comprehension, the principles of content analysis of Bardin (2009) were applied. The research subjects were professors, students and the outreach community participating in the program: “Urban Afforestation: an exercise of Citizenship and Socio-environmental Sustainability”. Among the results, it could be inferred that: university community outreach strengthens the integration between university and society, and also fortifies the dialogue, the integration among subjects, the integration of scientific knowledge and experience; stimulates the indivisibility among teaching, research and outreach; provides the making of renewable pedagogic practices; indertion of extension activities in undergraduate courses; creates subject awareness and empowerment aiming to social changes. As a contribution of this thesis, a methodology entitled Outreach Round Talk for Change (RCET) was crated, in order to strengthen knowledge democratization through the “university of meeting”.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Educação ([email protected]) on 2019-05-03T13:09:29Z No. of bitstreams: 1 Rubya_26_04_2019_MADM (1).pdf: 1996445 bytes, checksum: fef5e5e68ae87b97008b342d02107ae4 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2019-05-30T20:02:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Rubya_26_04_2019_MADM (1).pdf: 1996445 bytes, checksum: fef5e5e68ae87b97008b342d02107ae4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-30T20:20:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rubya_26_04_2019_MADM (1).pdf: 1996445 bytes, checksum: fef5e5e68ae87b97008b342d02107ae4 (MD5) Previous issue date: 2019-02-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/175223/Rubya_26_04_2019_MADM%20%281%29.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectExtensão Universitáriapor
dc.subjectDemocratização do Conhecimentospa
dc.subjectUniversidade do Encontropor
dc.subjectRoda de Conversa Extensionista Transformadora (RCET)por
dc.subjectUnipampapor
dc.subjectExtensión Universitariapor
dc.subjectDemocratización del Conocimientopor
dc.subjectUniversidad del Encuentropor
dc.subjectRonda de Conversación Extensionista Transformadora (RCET)por
dc.subjectUnipampapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA extensão universitária e a democratização do ensino na perspectiva da universidade do encontropor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rubya_26_04_2019_MADM (1).pdfRUBYA_MARA_MUNHOZ_DE_ANDRADE_TES1,95 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.