Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8554
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPredebon, Gabriel Soares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5712682452384988por
dc.contributor.advisor1Paredes, Marçal de Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3045569204606196por
dc.contributor.advisor-co1Gonçalves, Leandro Pereira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7743686108979287por
dc.date.accessioned2019-05-06T14:55:23Z-
dc.date.issued2019-01-11-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8554-
dc.description.resumoEste estudo objetiva analisar as colunas cinematográficas de Ironides Rodrigues (1923-1987) para o jornal A Marcha, órgão oficial do Partido de Representação Popular, de tendências conservadoras e herdeiro político da Ação Integralista Brasileira, movimento de inspiração fascista da década de 1930. Busca-se compreender, mediante a análise da trajetória do autor, marcada por seu envolvimento no movimento negro, notadamente com o Teatro Experimental do Negro fundado por Abdias Nascimento, a relação entre o integralismo e a questão racial, assim como seu pensamento político e sua fé católica. Com base em suas colunas cinematográficas, busca-se analisar a inserção do autor na crítica cinematográfica, além de tentar compreender seu pensamento político por intermédio de sua sociabilidade com diversos escritores católicos conservadores ligados ao integralismo. Também se analisa o catolicismo presente nas colunas, suas aproximações e seus distanciamentos em relação aos grupos católicos organizados em relação ao cinema, e a presença da questão racial em suas colunas.por
dc.description.abstractThis study aims to analyze the cinematographic columns that Ironides Rodrigues (1923-1987) wrote for the newspaper A Marcha, the official organ of the Partido de Representação Popular, of conservative tendencies and political heir of Ação Integralista Brasileira, fascist inspired movement of the 1930’s. It aims to comprehend, through the author’s trajectory, marked by his involvement within the Black Movement, mainly the Teatro Experimental do Negro, funded by Abdias Nascimento, the relations between integralism and the racial question, as his political tendencies and catholic faith. Through his cinematographic columns, the study aims to analyze the author’s insertion in the cinematographic criticism, Besides the Catholicism that in his columns, its distances and approximations with the organized groups in relation to cinema and the presence of the racial question in his columns.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG História ([email protected]) on 2019-04-11T17:46:46Z No. of bitstreams: 1 FINAL_Dissertação_Gabriel_10-04-2019_.pdf: 3252181 bytes, checksum: 584e9276fed8b3d23b511b718a25d903 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2019-05-06T14:43:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FINAL_Dissertação_Gabriel_10-04-2019_.pdf: 3252181 bytes, checksum: 584e9276fed8b3d23b511b718a25d903 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-06T14:55:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FINAL_Dissertação_Gabriel_10-04-2019_.pdf: 3252181 bytes, checksum: 584e9276fed8b3d23b511b718a25d903 (MD5) Previous issue date: 2019-01-11eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/174836/FINAL_Disserta%c3%a7%c3%a3o_Gabriel_10-04-2019_.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIntegralismopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectMovimento Negropor
dc.subjectCatolicismopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleA trajetória e as colunas cinematográficas de Ironides Rodrigues para a marcha (1954-1962)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho não apresenta restrição para publicaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FINAL_Dissertação_Gabriel_10-04-2019_.pdfGABRIEL_SOARES_PREDEBON_DIS3,18 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.