Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8528
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Feix, Daniel | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6844155295030442 | por |
dc.contributor.advisor1 | Gutfreind, Cristiane Freitas | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3277381991746025 | por |
dc.date.accessioned | 2019-04-23T12:42:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-28 | - |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8528 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem como objetivo analisar a mudança da tendência dos documentários de entrevista, no cinema brasileiro do século XXI, para os filmes nos quais o encontro do Eu (o realizador e sua equipe) com o Outro (o personagem) se dá por meio da observação da ação. Com a câmera distante, capturando a intriga antes apenas relatada (KRACAUER, 1997), os filmes mineiros A falta que me faz (2010), O céu sobre os ombros (2011) e Girimunho (2012) implementaram gradativamente essa mudança. Neste estudo, os três são analisados a partir de algumas de suas sequências-chave, que dão a ver a incorporação de elementos do extracampo à imagem (BURCH, 2015), estabelecem um “efeito de presença” (RAMOS, 2008; DIDI-HUBERMAN, 2010) e uma “fabulação” (GUIMARÃES, 2001; DELEUZE, 2013) que reconfigura a relação entre o personagem e o espaço em que ele vive. Essas características são fundadoras da tendência realista-fabular no cinema nacional do período. | por |
dc.description.abstract | This study aims to analyze the changing from the interviews documentarie’s trend, in the brazilian movies of the 21st century, to those films in witch the meeting between I (moviemaker and his team) and the Other (characters) use the observation of action as a resource. With the camara afar, capturing the intrigue that was only told as of before (KRACAUER, 1997), the feature films from Minas Gerais A falta que me faz (2010), O céu sobre os ombros (2011) and Girimunho (2012) gradually implement that change. In this study, these aforementioned movies are analyzed starting of their key-sequences, that display the incorporation of extrafield elements to the image (BURCH, 2015), stablish a “presence effect” (RAMOS, 2008; DIDI-HUBERMAN, 2010) and a “fabulation” (GUIMARÃES, 2001; DELEUZE, 2013) witch reconfigures the bonds between characters and the spaces they live in. These characteristics mould the realistic-fabulate trend in brazilian movies of this period. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by PPG Comunicação Social ([email protected]) on 2019-04-05T17:34:07Z No. of bitstreams: 1 Daniel_Ricardo_Feix_Dis.pdf: 1640769 bytes, checksum: 77e5ef67e5842d1579d994d98e6611c1 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2019-04-23T12:26:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Daniel_Ricardo_Feix_Dis.pdf: 1640769 bytes, checksum: 77e5ef67e5842d1579d994d98e6611c1 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-04-23T12:42:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Daniel_Ricardo_Feix_Dis.pdf: 1640769 bytes, checksum: 77e5ef67e5842d1579d994d98e6611c1 (MD5) Previous issue date: 2019-03-28 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/174659/Daniel_Ricardo_Feix_Dis.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação, Arte e Design | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cinema Brasileiro | por |
dc.subject | Cinema Mineiro | por |
dc.subject | Documentário | por |
dc.subject | Efeito de Presença | por |
dc.subject | Espaço | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.title | Da entrevista à observação da ação : uma tendência realista-fabular no cinema brasileiro pós-2010 | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.restricao.situacao | Trabalho não apresenta restrição para publicação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Daniel_Ricardo_Feix_Dis.pdf | DANIEL_FEIX_DIS | 1,6 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.