Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8515
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Késia Tomasi da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9595222190839628por
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Ana Elizabeth Prado Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1371008868231019por
dc.date.accessioned2019-04-10T14:38:44Z-
dc.date.issued2018-12-04-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8515-
dc.description.resumoObjetivo: Estudar o impacto do nível de letramento em saúde de pacientes submetidos à hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal, associado aos aspectos cognitivos, adesão medicamentosa e qualidade de vida. Método: Estudo transversal, realizado com indivíduos acima de 18 anos, submetidos a algum tipo de terapia renal substitutiva, há três meses consecutivos. Foram aplicadas as versões brasileiras dos instrumentos: Short Assessment of Health Literacy for Portuguese-speaking Adults-18 (SAHLPA-18), Mini Exame do Estado Mental (MEEM), 36-Item Short Form (SF-36) e a escala de Morisky, além de um questionário sobre dados clínicos e sociodemográficos. Resultados: foram avaliados 138 pacientes, sendo 50 (36,2) submetidos à hemodiálise, 23 (16,7%) a diálise peritoneal e 65 (47,1%) ao transplante renal. A média de idade foi 52,0±15,5 anos e 58,0% do sexo masculino. Os pacientes com letramento inadequado (51,4%) tinham renda igual ou inferior a um salário mínimo (P=0,002), ensino fundamental completo ou inferior (P<0,001) e declínio cognitivo moderado (P=0,003). Os indivíduos com letramento adequado apresentavam ensino médio incompleto ou maior escolaridade, renda igual ou superior a cinco salários mínimos e maior escore no domínio dos aspectos emocionais referente a qualidade de vida (P=0,052). Conclusões: nossos resultados sugerem que o nível de letramento está associado com a renda, escolaridade de déficit cognitivo nos pacientes que realizam a substituição da função renal.por
dc.description.abstractObjective: To study the impact of the level of health literacy in patients submitted to hemodialysis, peritoneal dialysis and renal transplantation, regarding cognitive aspects, drug compliance and quality of life. Method: Cross-sectional study, performed with individuals over 18 years of age, who underwent some type of renal replacement therapy for more than three months. The Brazilian versions of the instruments were used: Short Assessment of Health Literacy for Portuguese-speaking Adults-18 (SAHLPA-18), Mini Mental State Examination (MMSE), 36-Item Short Form (SF-36) and Morisky scale, as well as a questionnaire on clinical and sociodemographic data. Results: 138 patients were evaluated, 50 (36.2) undergoing hemodialysis, 23 (16.7%) undergoing peritoneal dialysis and 65 (47.1%) undergoing renal transplantation. The mean age was 52.0 ± 15.5 years and 58.0% male. Patients with inadequate literacy (51.4%) had income equal to or less than a minimum wage (P=0.002), complete or lower primary education (P <0.001) and moderate cognitive decline (P=0.003). Individuals with adequate health literacy had incomplete high school education or higher education, income equal to or greater than five minimum wages and higher score in the emotional aspects of quality of life (P=0.052). Conclusions: our results suggest that the level of health literacy is associated with lower income, schooling and cognitive deficits in patients submitted to renal function replacement.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Medicina e Ciências da Saúde ([email protected]) on 2019-04-01T11:49:20Z No. of bitstreams: 1 Letramento em saude_FINAL.pdf: 2364119 bytes, checksum: b53722329b38f2710f6fa56eaece561e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2019-04-10T14:29:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Letramento em saude_FINAL.pdf: 2364119 bytes, checksum: b53722329b38f2710f6fa56eaece561e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-10T14:38:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Letramento em saude_FINAL.pdf: 2364119 bytes, checksum: b53722329b38f2710f6fa56eaece561e (MD5) Previous issue date: 2018-12-04eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/174527/DIS_KESIA_TOMASI_DA_ROCHA_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/190169/DIS_KESIA_TOMASI_DA_ROCHA_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Medicinapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúdepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetização em Saúdepor
dc.subjectEducação em Saúdepor
dc.subjectDoença Renal Crônicapor
dc.subjectTerapia de Substituição Renalpor
dc.subjectComunicação em Saúdepor
dc.subjectHealth Literacyeng
dc.subjectHealth Educationeng
dc.subjectChronic Kidney Diseaseeng
dc.subjectRenal Replacement Therapyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApor
dc.titleEstudo sobre o nível de letramento em saúde dos portadores de doença renal crônica submetidos à terapia renal substitutivapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo60 mesespor
dc.restricao.dataliberacao10/04/2024por
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_KESIA_TOMASI_DA_ROCHA_COMPLETO.pdfKESIA_TOMASI_DA_ROCHA_DIS2,31 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.